História de Santo André por miniaturas de ônibus

miniaturas de ônibus

Miniaturas de ônibus retratam diferentes épocas da cidade de Santo André. Como os transportes estão no dia a dia das pessoas, a memória do setor revela uma parte da história da cidade que completou 460 anos neste mês. Divulgação

A história de Santo André por miniaturas de ônibus
Exposição na Biblioteca Municipal revela fases da mobilidade urbana da cidade que completou 460 anos na última segunda-feira
ADAMO BAZANI – CBN
No mês de aniversário de Santo André, que completou 460 anos neste último dia 8 de abril, a cidade ganha uma exposição diferente que revela um aspecto importante do desenvolvimento da cidade do ABC Paulista: miniaturas de ônibus contam como foram os transportes em Santo André.
Ao revelar parte da memória dos transportes, a exposição conta um pouco da história da cidade, já que os ônibus estão inseridos no dia a dia das pessoas e através de modelos e pinturas, é possível relembrar de épocas e contextos econômicos, sociais e até mesmo políticos.
São dez miniaturas que mostram como eram os ônibus e as pinturas das empresas entre os anos de 1970 e 1990, englobando fases dos transportes como a das famílias pioneiras das empresas de ônibus, a entrada de novos grupos empreendedores e a chamada municipalização, quando foi criada a EPT – Empresa Pública de Transportes, que no início dos anos de 1990, além de ter sido gerenciadora, foi operadora de parte dos ônibus da cidade na gestão do prefeito Celso Daniel.
A exposição que ocorre na Biblioteca Central de Santo André é uma iniciativa de um apaixonado por ônibus e pela história da cidade, o professor Dorival Nunes Bezerra
“Acho importante resgatar a história do transporte porque, como ele faz parte do nosso cotidiano, acaba reativando a lembrança das várias emoções levadas e trazidas durante um determinado período das nossas vidas, além da possibilidade de rever o que foi e quais as transformações pelas quais passou ao longo do tempo. Creio que ele é tão intrínseco à ideia urbana que parece ajudar a constituir a paisagem e a arquitetura da cidade” – disse Dorival, que é dono do acervo.
As miniaturas são feitas artesanalmente por Nelson Modesto e Luzia Santos, também moradores de Santo André.
Empresas atuais e que já deixaram de operar fazem parte da exposição, como Transportes Coletivos Parque das Nações, Viação Curuçá, Viação Alpina, Viação São Camilo e modelos que fizeram parte do dia a dia da cidade, como o caio Gabriela, Caio Amélia e Caio Bela Vista.
SERVIÇO:
A HISTÓRIA DE SANTO ANDRÉ POR MINIATURAS DE ÔNIBUS –
Local: Biblioteca Central – Praça IV Centenário – Paço Municipal
ENTRADA GRATUITA
Quando: até dia 04 de maio, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e aos sábados das 08h00 às 12h00.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

7 comentários em História de Santo André por miniaturas de ônibus

  1. Amigos, boa noite

    Bela iniciativa e parabéns ao aniversariante – Santo André.

    Parabéns também aos artistas Sr. Nelson Modesto e Sr. Luzia Santos pelo belíssimo
    trabalho.

    Que bom ler BOAS NOVAS aqui no Blog.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Parabéns à iniciativa do Professor Dorival e ao Adamo pela divulgação.

  3. Parabéns Professor Dorival e a todos pela iniciativa, já tive a oportunidade de ver as obras que realmente são maravilhosas, além de nos transportar a um contexto histórico no qual já tive inserida, e isso realmente é muito bom.

    Att,
    Vera Lúcia.

  4. Sergio Santo André // 11 de Abril de 2013 às 13:03 // Responder

    Realmente eu acho esse tipo de arftesanato muito legal !! Parabéns pela iniciativa. Bem que podia ter um “expresso santa rita” ali no meio !!!

    • Agradeço ao Adamo pela belíssima matéria, ao pessoal da Secretaria de Cultura aqui de Santo André que viabilizou a iniciativa e aos comentários do Mário, Vera, Paulo e Sérgio. Muito obrigado! Ah, Sérgio, aí na foto não aparece, mas lá na biblioteca, há um Vitória da Santa Rita…

      • Sergio Santo André // 16 de Abril de 2013 às 14:01 //

        Dorival, obrigado pela dica, vou dar um pulinho lá na biblioteca só prá apreciar essas maravilhas !!!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: