Passageiro gasta 25% do tempo de viagem só em espera e quer tecnologia

ônibus

Ônibus em Santos devem ter internet grátis sem fio e ar condicionado. Em Mauá, na Grande São Paulo, veículos terão TVs, mais câmeras de monitoramento e painéis no terminal que informam em a previsão de chegada do próximo ônibus.

Santos terá ônibus com internet e Mauá vai ampliar câmeras e TVs nos veículos do lote 02
Pesquisa revela que passageiro perde 20 minutos no deslocamento com transporte público só na espera pela condução. Internet, informação sobre chegada do ônibus ou trem e menos lotação são os maiores anseios dos usuários.
ADAMO BAZANI – CBN
A tecnologia está presente em toda a parte. Antes, restrita a poucas pessoas e serviços, hoje ela se torna cada vez acessível e facilita o dia a dia de cada um.
O setor de transportes de passageiros é um dos segmentos que mais tem registrado avanços tecnológicos, não apenas para a operação e monitoramento dos serviços como também para o bem estar de quem usa diariamente ônibus, trem ou metrô.
Em Santos, no Litoral Paulista, a prefeitura promete que até o início de maio, serão colocados no sistema municipal 30 ônibus dotados de internet sem fio gratuita para os passageiros e ar condicionado.
O número corresponde a 10% aproximadamente da frota de Santos. Inicialmente, o sistema vai funcionar como testes e a prefeitura vai analisar a avaliação dos passageiros.
Também serão colocados em circulação até o final do mês de abril seis ônibus com piso baixo central, que facilita o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção. A frota deste tipo de veículo também deve ser ampliada.
As inovações fazem parte de um pacote que inclui também a extinção do pagamento em dinheiro dentro dos veículos, com o uso apenas da bilhetagem eletrônica.
INOVAÇÕES EM MAUÁ:
Os passageiros de Mauá, na Grande São Paulo, também vão contar com equipamentos de tecnologia no sistema de transportes..
A empresa de ônibus Leblon Transporte de Passageiros e a Redeinbus – Mídia em Movimento, especializada em tecnologia embarca em sistemas de mobilidade, firmaram uma parceria que vai levar aos usuários informação, prestação de serviços, entretenimento, conforto e até mesmo, mais segurança.
Até o mês de junho, pelo menos 50 ônibus da frota de 90 veículos da Leblon Transporte, vão contar com um sistema completo de tecnologia.
As inovações começam dentro dos ônibus.
Cada veículo terá monitores de 22 polegadas que vão transmitir uma programação especial e diferenciada para os passageiros. Informações gerais e sobre o sistema de transporte, prestação de serviços e entretenimento fazem parte do conteúdo dos programas. Além disso, os monitores serão uma oportunidade para o crescimento do comércio local, já que haverá espaço para publicidade na programação.
Atualmente, 15 veículos da Leblon contam com os monitores e o sistema da Redeinbus.
O pacote ainda inclui itens tecnológicos que visam aumentar a segurança dos passageiros, motoristas e cobradores. O número de câmeras de monitoramento vai ser ampliado de quatro equipamentos para seis.
As câmeras auxiliam no controle do fluxo dos passageiros, servem para coibir ações criminosas e de vandalismo e podem ser usadas até mesmo para elucidar alguma eventual ocorrência de trânsito, já que um dos equipamentos filma a partir do parabrisa do veículo..
O motorista terá à disposição no painel do ônibus um monitor que vai reproduzir imagens das câmeras instaladas nas portas dos veículos. Isso permite mais segurança nas operações de embarque e desembarque, no momento do fechamento das portas e na saída do ônibus do ponto.
Mas a tecnologia não fica restrita ao interior dos ônibus.
A parceria entre Leblon e Redeinbus vai possibilitar a instalação de telas no Terminal Central de Mauá com informações em tempo real dos horários e das linhas da Leblon e previsão da chegada do próximo ônibus, como as telas que existem nos aeroportos.
Também há um projeto piloto sendo testado do sistema BUS STOP, que informa as paradas dos ônibus e a localização exata dos veículos. As telas também terão informações de utilidade em geral e espaço para publicidade, inclusive para o comércio local.
“Iremos fazer investimentos a curto prazo visando transformar a Leblon e Mauá referências em tecnologia no transporte público” – disse Luciano Gayer, diretor comercial das Redeinbus – Mídia em Movimento.
PASSAGEIROS QUEREM SABER QUANDO O ÔNIBUS VAI CHEGAR:
E no momento que a Leblon e a Redeinbus anunciam para Mauá a instalação de painéis que informam a chegada dos ônibus, pesquisa feita com usuários do aplicativo Moovit para celulares e tablets, revela que saber quando a próxima condução vai chegar é um dos principais desejos de quem usa transporte público.
De acordo com o levantamento, em media, os passageiros dos transportes públicos em São Paulo gastam em média 20% na espera da condução. Isso significa 25% do tempo total de deslocamento no transporte. Por dia, em média, as pessoas ficam 80 minutos em trens, ônibus e metrô, sendo que 30% gastam duas horas ou mais nos transportes.
E o passageiro quer pelo menos ser informado dos horários para se programar melhor em relação ao deslocamento.
Ainda de acordo com a pesquisa, a principal frustração do passageiro em relação ao transporte público é a lotação: 47% foram de respostas neste sentido. Em segundo lugar, 25%, a maior queixa dos passageiros é não saber quando o ônibus ou trem vão chegar ao ponto ou estação.
O Moovit é grátis e foi lançado em São Paulo no final de dezembro de 2012 para as plataformas móveis (celulares, IPads) iOS (Apple) e Android que facilitaram aos passageiros o recebimento e o envio de informações em tempo real sobre a situação dos vários transportes públicos, bem como sua localização. Além disso, o APP informa sobre rotas alternativas em caso de atrasos permitindo que os passageiros possam chegar aos seus destinos de maneira mais rápida e eficaz.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

1 comentário em Passageiro gasta 25% do tempo de viagem só em espera e quer tecnologia

  1. boa tarde adamo,voc tem acompanhado o projeto de autoria do vereador de diadema Z DOURADO respeito de dirigir e cobrar( proibio do motorista dirigir e cobrar)? precisamos conversar respeito o projeto passou na camara ,falta o prefeito sancionar.

    JOO ROBERTO DA SILVA

    Diretor coordenador SINTETRA

    Subsede Diadema

    e-mail joaoroberto35@hotmail.com

    fones: 4055-1333 / 4055-1498

    celular: 7375-4584

    Date: Wed, 3 Apr 2013 12:06:17 +0000 To: joaoroberto35@hotmail.com

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