Campinas recebe mais 20 ônibus novos

ônibus

Campinas recebe mais 20 ônibus novos que são acessíveis e menos poluentes. Cidade possui 1247 veículos de transporte coletivo, sendo 582 dotados de itens de acessibilidade como piso baixo com rampa ou elevador para cadeira de rodas. Foto: Fernanda Sunega / Prefeitura de Campinas

Campinas recebe mais 20 ônibus novos
Foram 14 veículos convencionais e 06 articulados, todos com tecnologia atual de restrição a poluição e acessibilidade
ADAMO BAZANI – CBN
A cidade de Campinas, no Interior Paulista, conta a partir desta terça-feira, dia 02 de abril com mais 20 ônibus zero quilômetro. A entrega foi acompanhada pelo prefeito Jonas Domizette. No último dia 04 de fevereiro já tinham sido entregues ao sistema municipal outros 27 ônibus.
Dos 20 ônibus apresentados nesta terça-feira, 14 são convencionais e 06 são do tipo articulado.
Todos os veículos contam com dispositivos de acessibilidade como piso baixo com rampa de acesso ou piso alto com elevador para cadeira de rodas.
Os ônibus também obedecem às determinações do Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, com base nas normas internacionais Euro V para a redução de emissão de poluentes. Dependendo do material, a redução dos poluentes pode chegar a 80%
Segundo nota da Prefeitura de Campinas, os veículos novos pertencem a VB Transportes e Turismo e a Coletivos Pádova Ltda e vão atender a 25,7 mil passageiros por dia.
Os ônibus convencionais têm capacidade para 64 passageiros e os articulados para 102, segundo a Prefeitura, que ainda informou na nota as regiões e linhas atendidas pelos novos veículos:
“Os 14 novos veículos convencionais atendem as regiões do Jardim Santa Mônica, Jardim Aliança, Cambuí, São Bernardo, Unicamp e Joaquim Egídio. Essas regiões fazem parte da Área 3 (Verde) do Sistema InterCamp (sistema de transporte público coletivo municipal), formada pelas regiões de Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia Campinas – Mogi Mirim e Corredor Abolição. A Área Verde é atendida pelo Consórcio Urbcamp, formado pelas empresas VB Transportes e Turismo Ltda. e Coletivos Pádova Ltda.

Já os seis veículos articulados operam na linha 1.21 – Terminal Ouro Verde. Essa linha está inserida na Área 1 (Azul Claro), que atende as regiões do Ouro Verde, Vila União, Corredor Amoreiras e Campo Belo; e é de responsabilidade da VB Transportes e Turismo Ltda
Os novos veículos beneficiam, diretamente, 25,7 mil passageiros diários do transporte público coletivo municipal. Os investimentos das empresas foram da ordem de R$ 6,3 milhões.
Confira as linhas com novos veículos:

1.21 – Terminal Ouro Verde (seis novos veículos articulados);

3.11 – Jardim Santa Mônica (três novos veículos);

3.30 – Unicamp (três novos veículos);

3.42 – Jardim Aliança (dois novos veículos);

3.82 – Cambuí / Campinas Shopping (quatro novos veículos);

3.90 – Joaquim Egídio (dois novos veículos).

InterCamp

Com esses novos veículos, o InterCamp possui 1.247 ônibus. São 999 veículos de empresas concessionárias e 248 do serviço complementar (alternativo).

Do total de veículos, 582 são acessíveis, sendo 509 das empresas e 73 do complementar. Os veículos acessíveis representam 46,7% da frota. A idade média do InterCamp é de 4,7 anos.

O Sistema InterCamp registra, na catraca, a média de 620 mil passageiros por dia, volume que representa aproximadamente 240 mil usuários.”

O prefeito Jonas Donizette também anunciou que o município vai receber R$ 260 milhões do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento da Pavimentação para melhorar as vias por onde trafegam os ônibus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em Campinas recebe mais 20 ônibus novos

  1. Ewerton Santos Lourenço (Guarulhos) // 3 de Abril de 2013 às 10:50 // Responder

    E impressionante como O Grupo NIFF atua em Campinas, agora aqui em Guarulhos onde fica a Sede deles na Garagem da E.O. Vila Galvão é um verdadeiro descaso com a População da Cidade de Guarulhos!! Algumas linhas que eles prestam serviços é uma verdadeira porcaria. Quase não tem ônibus operando, temos que recorrer a um transporte de vans clandestinas que operam na Região do Bairro dos Pimentas, eles prestam um péssimo serviço pior que os RTO’s. Onde eles operam, existe uma linha intermunicipal da EMTU a 349TRO – São Paulo (Itaim Paulista) Guarulhos (Pq. Brasilia) que a E.O. Vila Galvão administra é um descaso, sabe?!?!?! DESCASO TOTAL com 1 ônibus apenas operando de 2 em 2 horas que opera das 4 da manhã e só para de rodar a 7 da noite durante a semana; aos finais de semana 4 da manhã até as 22:40. Isso porquê, eles fazem uma linha de liga um Bairro da Cidade de Guarulhos até a Estação de Trêm da Linha 12-Safira. Quando liga no SAC 2468-7400, eles relatam que essa linha tem uma pequena demanda de passageiros. Lógico a Prefeitura de Guarulhos é muito conivênte aos fatos, disse que: tirou as lotações da Cidade. Mas a Farra na Crise do Sistema de Transporte ainda continua, é preciso que a EMTU tome providencias cabiveis contra essa Empresa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: