Governo do Distrito Federal abre pospostas de empresas em licitação

ônibus

Governo do Distrito Federal já abriu mais envelopes de interessadas em participar da licitação dos transportes coletivos da região. Poder público acredita que em 50 dias o processo esteja concluído.

Governo do Distrito Federal começa a abrir envelopes com propostas para licitação dos transportes coletivos
O nome da vencedora do lote 03 deve ser definido em 10 dias e o certame concluído nos próximos 50 dias
ADAMO BAZANI – CBN
O Governo do Distrito Federal garante que em até 10 dias deve definir a empresa vencedora do lote 03 da licitação dos transportes coletivos da região.
Nesta quinta-feira, dia 28 de março, foram abertos os envelopes com as propostas das empresas Auto Viação Marechal Ltda, de Curitiba, e do Consórcio HP – ITA, de Goiás. A empresa que oferecer a menor tarifa vai ser considerada vencedora. Agora os técnicos do Governo do Distrito Federal vão analisar a viabilidade destas propostas.
Se não houver recursos ou outros problemas jurídicos, a vencedora será conhecida em 10 dias.
Outras oito empresas ou consórcios apresentaram propostas, mas tiveram os envelopes devolvidos por não atenderem a todas as exigências do edital.
A Marechal e o Consórcio HP – Ita também disputam os lotes 1, 3 e 4, mas cada uma só vai poder assumir um lote operacional.
A definição dos vencedores dos lotes 01 e 04 deve ocorrer em até 20 dias.
Para o lote 01 também concorre a Viação Piracicabana, de São Paulo.
O Governo do Distrito Federal promete concluir a licitação em 50 dias.
Os lotes 02 e 05 já têm operadores definidos, a Viação Pioneira e a Expresso São José, respectivamente.
O Governo do Distrito Federal que resolver com a licitação problemas que se arrastam por anos no sistema de transportes públicos. A criação de lotes tem o intuito de evitar monopólios e concentração do controle dos transportes urbanos.
Ao lado da área 5 dos ônibus intermunicipais da EMTU, que corresponde ao ABC Paulista, o Distrito Federal é uma das regiões que possui frota com maior idade e em más condições de operação em todo o País.
A estimativa do Governo do Distrito Federal é renovar 3000 mil dos 3 mil 900 ônibus que servem o sistema. Até o dia 30 de junho, pelo menos 42% da frota total de Brasília e das cidades do entorno devem ser de ônibus novos e acessíveis.
A divisão dos transportes no Distrito Federal deve ser a seguinte:
BACIA 1: Engloba as regiões de Brasília, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal. Terá 417 ônibus.
BACIA 2: Se refere às regiões do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e parte do Park Way. Será operada pela Viação Pioneira com 640 ônibus.
BACIA 3: Núcleo Bandeirante,Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II. Terá 483 ônibus.
BACIA 4: Taguatinga, Ceilândia, Guará, Águas Claras e parte do Park Way e contará com 464 veículos.
BACIA 5: Vai ser operada pela Expresso São José que com 576 ônibus vai servir Brazlândia, Ceilândia, SAI, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

7 comentários em Governo do Distrito Federal abre pospostas de empresas em licitação

  1. Tomem cuidado com a viação piracicabana porque aqui nas cidades de Cubatão, Praia Grande e São vicente estado de São Paulo ela presta um serviço de pessima qualidade principalmente a qualidade da frota onibus montados em chassis de caminhão motor na frente janelas que so abrem na parte superior atrasos e os passageiros que se lixem.

  2. Essa licitação já está com sua cara definida. Saindo o vencedor do lote 03, não restará ninguém para a bacia 04 que não seja a derrotada na bacia 03. Com as duas únicas concorrentes já assumindo uma bacia cada uma, a Bacia 01 ficará com a única empresa que sobrará, no caso a Piracicabana.

    Então, Bacia 01 – Piracicabana, Bacia 03 – Marechal, e se assim for, Bacia 04 – HP/ITA…

    • Tem lógica mesmo essa sua opinião. É certo que a Piracicabana deve ficar com o lote 01 e as outras definem os lotes que acharem melhor. São três lotes e três empresas sendo que uma empresa não pode ficar com mais de um lote, ou seja, todas vão ganhar

  3. fabio maia ferreira // 29 de Março de 2013 às 07:07 // Responder

    Lote 5 para o ABC, com ônibus novos URGENTES.

  4. essa piracicabana é do nenê constantino ou seja ele vaii ficar com duas bacias, 1 e 2, e o GDF não verifica isso que vergonha. o pistoleiro vai ficar com 40% do transporte

  5. eu gostaria de saber que empresas fazem parte do consórcio HP, estou desconfiado que tem empresa do odilon santos nesse consórcio.

  6. nossa foi carta marcada constantino pistoleiro ficou com 40% da frota sera porque……

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: