Caio apresenta primeiro Solar com elevador

ônibius

Caio apresenta o primeiro ônibus modelo Solar com elevador. Veículo é indicado para fretamento, viagens rodoviárias médias e curtas e turismo. Foto: Divulgação Caio

Caio apresenta primeiro modelo Solar com elevador
Equipamento favorece o acesso de pessoas que precisam de cadeira de rodas para se locomover e é alternativa às cadeiras de transbordo
ADAMO BAZANI – CBN
A encarroçadora de ônibus Caio, de Borucatu, no Interior Paulista, apresentou o primeiro modelo de ônibus Solar, para aplicações intermunicipais, rodoviárias de pequenas e médias distâncias e de fretamento e turismo dotado de elevador.
A primeira empresa a usar este veículo é a Turismo Santa Rita, de São Paulo. A empresa, com mais de 50 anos de existência e conhecida também por manter um dos maiores acervos históricos de ônibus do País, presta serviços de fretamento contínuo, eventual e receptivo.

Solar_com_elevador_3

Santa Rita

Unidade, sobre chassi Mercedes Benz, é usada pela Turismo Santa Rita, empresa de Fretamento de São Paulo

O modelo traz um conceito novo neste tipo de mercado, já que a maior parte dos ônibus para estas aplicações é dotada de cadeira de transbordo, nem sempre bem vistas pelos passageiros.
O equipamento fica no meio do veículo e ocupa uma área correspondente à parte do bagageiro.
A plataforma do elevador sobe até a altura do assoalho do ônibus. No interior, há espaço especial para a fixação da cadeira de rodas.
A porta de acesso para a pessoa com necessidade especial é parecida com a de veículos de passeio, com abertura para fora do ônibus, no sentido da dianteira.
O equipamento é dotado de sinalização sonora e iluminação e depois de usado, é recolhido para área do bagageiro, sendo protegido por portinholas na saia do ônibus.

Solar

Plataforma de elevador ocupa parte do bagageiro. Abertura de porta é no estilo sedã. Modelo foi pensado para atender a uma demanda de turismo e é opção às tradicionais cadeiras de transbordo. Foto: Divulgação Caio

Com o modelo, a Caio pensa no segmento de turismo, inclusive o receptivo, que deve aumentar o ritmo de negócios com o crescimento da renda de parte da população e com eventos de grande porte como a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.
A carroceria apresentada tem comprimento de 12,75 metros de comprimento e 2,60 metros de largura.
O veículo é dotado de janelas laterais coladas e ar condicionado e iluminação de led. O design do ônibus também foi projeto para ser mais leve e limpo.
Para o conforto do condutor, a poltrona do motorista é hidráulica, com cinto de segurança com regulagem de altura.

MODELO DA MARCOPOLO COM ELEVADOR CIRCULA NO INTERIOR PAULISTA:

Modelo da Marcopolo circula no interior paulista com o mesmo conceito, dotado de plataforma elevatória como opção a cadeira de transbordo

Modelo da Marcopolo circula no interior paulista com o mesmo conceito, dotado de plataforma elevatória como opção a cadeira de transbordo

A Rápido Luxo Campinas, para os serviços da categoria, também possui dois modelos Caio Apache Vip I, com chassi Agrale, de Piso Baixo Central, que também oferecem acessibilidade. Foto: Marcelo Cazzamatta

A Rápido Luxo Campinas, para os serviços da categoria, também possui dois modelos Caio Apache Vip I, com chassi Agrale, de Piso Baixo Central, que também oferecem acessibilidade. Foto: Marcelo Cazzamatta

Cinco unidades para aplicações semelhantes, da encarroçadora Marcopolo, circula pelo interior de São Paulo.
A Rápido Luxo Campinas opera cinco Ideale 770, também Mercedes Benz, com elevador de plataforma central, dispensando o uso de cadeira de transbordo.
Os veículos prestam serviços desde o ano passado e parte de sua pintura é caracterizada por temas que remetem a acessibilidade.
Os ônibus prestam serviços contínuos para a IBM, que exige ônibus com acessibilidade.
A Rápido Luxo Campinas, para os serviços da categoria, também possui dois modelos Caio Apache Vip I, com chassi Agrale, de Piso Baixo Central, que também oferecem acessibilidade.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Com a colaboração de Adalberto Mattera e Marcelo Cazzamatta

14 comentários em Caio apresenta primeiro Solar com elevador

  1. Denis Ciaramicoli // 15 de Março de 2013 às 20:10 // Responder

    É excelente esse sistema para quem precisa. Tinha visto esse sistema em um Irizar da Sun Flower (SP), e mais recente, no Solar Fox adquirido pela Turismo Santa Rita (SP). Abraços.

  2. Ádamo, boa noite !

    Tudo bem ? Desejo que sim !!

    Quanto tempo não ? Ainda que silente, volta e meia, te acompanho.

    Sabes me dizer, quantos lugares têm o Foz da Santa Rita ? 46, 44, 42 ou 40 ?

    Abraço e saúde.

    Gustavo

  3. Amigos, boa noite

    Eu já tive essa ideia ha anos.

    PARABÉNS SANTA RITA, esse carro sim merece o adesivo do portador de necessidades especiais, pois os que circulam por ai é pura enganação; conforme comentário que fiz há algum tempo aqui no Blog.

    Nada como 50 anos de experiência e o diesel nas veias, é isso ai Santa Rita..

    Caio Parabéns; porém entendo que a porta devia ser acionada automaticamente
    pelo “piloto” abrindo do lado externo igual a uma porta de Sprinter.

    Façam o aperfeiçoamento da porta, ficará muito legal, depois me mandem uns royalties.

    Att,

    Paulo Gil.

  4. Não entendo porque até agora os ônibus rodoviários ainda não adotaram o acesso para cadeirantes. Isso é um respeito com o passageiro. Que isso venha a ser regra absoluta, como acontece nos urbanos.

  5. gostaria de saber se vc tem elevador de circular urbana me de uma posisão no meu emio wesleyat@hotmail.com

  6. Amigos, boa noite

    Para ilustrar a matéria, dois vídeos. Vale a pena ver os dois, é bem esclarecedor

    OBS,: O primeiro vídeo mostra um sistema mais prático.

    http://www.youtube.com/watch?v=pzSLLsd8nOI

    http://www.youtube.com/watch?v=uxdJO2ALv-w

    Att,

    Paulo Gil

    • Uma correção.

      O primeiro sistema (vídeo 1) não é mais pratico, é que ele já estava retirado do porta malas.

      Desculpem a minha falha na informação.

      Att.

      Paulo Gil

  7. Parabens aos responsaveis pela implantação dos veículos adaptados, agora as pessoas com deficiencia poderão viajar e conhecer lugares novos, o qual e sonho de todos.Que DEUS ilumine sempre essas pessoas para realizarem sonhos de outras pessoas.

  8. Gostaria de compartilhar mais dois vídeos, de um sistema inovador para cadeirantes.

    estão nos links abaixo, o primeiro mostra como funciona, e o segundo mostra como ele é instalado nos ônibus.

    https://www.youtube.com/watch?v=eispDL5w_OI

  9. Opa,agora imagine,pequenos empresarios de fretamento eventual,sem condições de investir em onibus zero km,ou pior,ter que investir quase o valor de seu onibus,para adequar as exigencias, e nunca transportar sequer uma pessoa com deficiencia!!!

  10. Pois é,agora imagine uma pessoa com 15,ou 180 kg,sem mobilidade, e neste sistema,sem espaço para 4 ou 5 pessoas,como colocá-la na poltrona?

  11. Coisa de uma hora e meia,atravancando o transito,imagine na chuva!!!!! E isto,será obrigatorio em TODOS,REPITO,TODOS OS ONIBUS de fretamento,sendo custa caro,ocupa espaço,o motorista se suja todo,e dúvido que será utilizado!!!!

  12. COISA DE UMA HORA E MEIA MAIS OU MENOS,ATRAVANCANDO O TRANSITO, E ABAIXO DE CHUVA!!!! E DOS MOTORISTAS NINGUEM TEM DÓ!!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: