MAN apresenta novo ônibus da Portuguesa

ônibus portuiguesa

Uma difícil missão: Ônibus MAN/Volkswagen da Lusa vai transportar jogadores de um dos clubes paulistas mais queridos do futebol brasileiro e substituir o tradicional Caio Squalo, que foi alvo de um incêndio criminoso em julho do ano passado. Foto: Divulgação.

MAN apresenta novo ônibus para a Lusa
Veículo substitui o lendário Caio Squalo que foi alvo de um incêndio criminoso em julho de 2012
ADAMO BAZANI – CBN
O novo ônibus apresentado pela MAN/Volkswagen para transportar a delegação da Portuguesa de Desportos não tem apenas a missão de prestar serviços a um dos clubes paulistas mais tradicionais e mais queridos no futebol brasileiro.
Ele vem substituir o tradicional Caio Squalo, dos anos de 1980, que transportava os jogadores e foi um dos marcos da indústria nacional de ônibus. O veículo, cara de São Paulo e cara da Portuguesa, foi alvo de um incêndio criminoso em 17 de julho de 2012.
Pelo menos na questão de potência, design e conforto, o novo modelo da Volks para a Portuguesa não decepciona em nada.
Trata-se de um Marcopolo Paradiso 1050, da Geração Sete, sobre chassi 18.330 OT.
O 18.330 OT já segue todas as normas atuais de restrição a poluição previstas no Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, fase P7, com base no conjunto de regulamentos Euro V.
Para reduzir em até 80% a emissão de materiais particulados e 63% de óxidos de nitrogênio, o modelo da Volks usado pela Portuguesa usa o sistema de Redução Catalítica Seletiva – SCR que conta com um fluido, o ARLA 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo – que, ao entrar em contato com os gases de escape provoca, uma reação química e faz com que os poluentes sejam reduzidos.
O motor é um Cummins ISL de 8,9 litros e poderosos 330 cavalos de potência.
A caixa de transmissão é Eaton FSBO 9406 AE com servo-assistência que facilita a troca de marchas. O modelo tem como opção retarder Voith VR 123 que aumenta a segurança e eficiência nas frenagens bem como a durabilidade dos componentes.
O desenvolvimento do eixo cardan e do eixo diferencial foi feito para oferecer resistência e robustez ao veículo.
O painel também tem novo design que facilita a ergonomia, não cansando ou sobrecarregando a coluna e as articulações do motorista, e apresenta indicadores que orientam o condutor quanto a melhor dirigibilidade e aproveitamento do ônibus.
ORGULHO DE SER LUSA:
Externamente, o ônibus mostra que a torcida é “Portuguesa com Certeza”. O ônibus traz as tracionais cores vermelha, verde e branca do clube paulista com o símbolo ocupando quase toda a altura do veículo nas duas laterais.
Além disso, na lataria a frase revela o amor pelo Clube: “Orgulho de ser Lusa”.
Por dentro, os jogadores e comissão técnica vão contar com poltronas reclináveis executivas, DVDs, aparelhos de som, ar condicionado, geladeiras e banheiro.
De acordo com nota da Volkswagen à imprensa especializada em transportes, “o projeto chamado Seleção Volksbus começou em 2007. Flamengo, Vasco, Fluminense, Resende, Volta Redonda, Internacional, Grêmio, Atlético Paranaense, Palmeiras, São Paulo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Goiás, Atlético Goianiense, Bahia, Sport, Náutico e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também já receberam modernos ônibus Volkswagen feitos sob medida para o transporte de seus jogadores e comissões técnicas”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: