Ouro e Prata compra simulador para qualificação de motoristas

ônibus

Simulador adquirido pela Viação Ouro e Prata pode reproduzir situações reais, inclusive de casos de emergência, para capacitar motoristas e profissionais da manutenção. Ciente da carência de profissionais qualificados, empresa de ônibus vai criar Escola para Motoristas. Foto: Divulgação Ouro e Prata

Ouro e Prata compra simulador para escola de motoristas
Empresa de ônibus que atua em linhas intermunicipais, interestaduais e internacionais qualifica profissionais experientes e motoristas que estão ingressando no mercado
ADAMO BAZANI – CBN
Qualificar a mão de obra hoje é visto como um dos principais e mais eficientes investimentos de uma empresa de ônibus tanto para sua lucratividade e produtividade como para o aumento do nível de satisfação e atendimento ao passageiro.
A Viação Ouro e Prata segue esta tendência também. A empresa possui linhas intermunicipais no Rio Grande do Sul, interestaduais entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará, além de ligar o Sul do País à Argentina e ao Uruguai.
Neste dia 8 de março de 2013, a companhia deu mais um passo para a criação de uma Escola própria para formação e capacitação de motoristas de ônibus. A Ouro e Prata comprou um simulador feito pela Marcopolo que traz o painel da Geração Sete dos ônibus da Marcopolo, considerado um dos mais avançados da atualidade.
O aparelho pode projetar diversas situações de tráfego, inclusive emergenciais, que requerem a ação de um motorista treinado com reações rápidas e precisas.
O simulador dá ênfase ao manuseio correto de luzes e ao acionamento adequado dos comandos eletrônicos. Também serve para treinamento dos funcionários da manutenção.
Atualmente os ônibus saem das fábricas cada vez mais modernos e com maior quantidade de itens eletrônicos que exigem atualização dos motoristas.
O equipamento será um dos itens oferecidos pela Escola de Motoristas Ouro e Prata.
A empresa vê uma nova realidade no mercado de mão de obra de transportes: ao mesmo tempo que o poder público e a sociedade exigem motoristas que atendam bem ao cliente e não apenas operem um ônibus, faltam profissionais qualificados no mercado. O déficit de motoristas com capacitação chega a 120 mil trabalhadores em todo o país.
Em nota enviada à imprensa especializada em transportes, o gerente de Recursos Humanos da Ouro e Prata, Loreno Milczareck, diz que todos os 300 motoristas da empresa vão passar pelo simulador, que será usado antes mesmo da criação da escola, no atual programa de capacitação dos condutores, que tem 160 horas de duração com aulas práticas e teóricas.
“Nós buscamos a excelência na qualificação dos colaboradores. Eles passam por vários padrões de atividades, tanto motoristas como pessoal de manutenção, e o simulador vai ser o complemento dessa preparação.” – disse Loreno.
Com a criação da escola, os novos motoristas vão passar por treinamentos de formação de cerca de 900 horas, que vão durar em média 180 dias. Só depois desse prazo é que vão poder dirigir os ônibus.
Entre os temas abordados nas aulas tanto de capacitação de motoristas experientes como no curso de formação estão: Condução segura e econômica, direção defensiva, atendimento com qualidade, acessibilidade, dicção e alimentação saudável. Estes assuntos já são levantados no programa de qualificação e devem ser abordados com mais profundidade depois da criação da Escola de Motoristas que deve ocorrer ainda neste ano.
A data da apresentação do simulador, 8 de março, foi escolhida por causa do Dia Internacional da Mulher, em homenagem a primeira motorista de ônibus mulher da Ouro e Prata, Sandra Lisete Wolff.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Com informações de Joabel Pereira

4 comentários em Ouro e Prata compra simulador para qualificação de motoristas

  1. uito interessante essa aquisição da Ouro e Prata,prova de que ônibus assim como aviões podem e devem ter profissionais bem treinados para as adversidades e ocorrencias nas estradas. Outro fator importante é o fato de investir em qualidade de serviço e não apenas colocar o veiculo para rodar. Por outrolado esse simulador é o sonho de muitos busólogos, será que a OP deixaria algunsde nós bricar um pouco. Forte abraço

  2. FERNANDO ANTONIO MORETTO // 11 de Março de 2013 às 04:12 // Responder

    OURO E PRATA é uma das empresas com maior índice de acidentes, principalmente nas linhas que rodam do interior do Estado do RS para Porto Alegre, com longos trechos, em que é operado apenas por um motorista.

    A maior parte dos acidentes acaba ocasionando a perda total dos carros.

  3. Sabem porque existem um deficit de 120.000 motoristas de onibus a menos? Porque ninguem quer mais trabalhar nesta profissao. Muito mal remunerada pela responsabilidade que se tem nas maos, as empresas nao dao valor para os profissionais e o pior de tudo, esta visao burra e ultrapassada de que o passageiro sempre tem razao, em que 90% das vezes nao tem, as empresas acreditam nas MENTIRAS dos supostos passageiros, e literalmente tratam os motoristas que nem cachorros nestas situaçoes. ai eu pergunto? Da vontade de ser Motorista de Onibus desse jeito?

  4. Eu vou ser bem curto e bem grosso,com estas pessoas que falam e fazem sem pensar o cidadao acima por exemplo FERNANDO ANTONIO MORETTO acho que pelo jeito não sabe que os onibus da Ouro e Prata de trechos mais longos ,que ligam o interior do estado,a capital por exemplo os que vem da região noroeste das missões,argentina todos eles,fazem baldiamento, e troca de motorista em Soledade em uma rodoviaria de excluzividade da Ouro e Prata e então só fica um recadinho pra esses, burros que não sabem o que estão falando se quizerem comentar alguma coisa a respeiro da empresa de tranporte de passageiros.
    “VIAÇÃO OURO E PRATA LTDA”Pesquise sobre a empresa antes de sair falando por ai
    Há quem avisa amigio é em voce esta se arriscando levar um processo por danos morais e não esqueca voce esta mechendo com peixe greande sua conta tem que ser forte pra pagar o advogado numa situação dessas
    Att.Felipe Sousa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: