Mauá terá corredores de ônibus com recursos do PAC

ônibus articulado

Velocidade operacional dos ônibus em Mauá deve aumentar com a construção de corredores exclusivos e o tempo de viagem deve ser menor. Obras devem usar R$ 11 milhões do PAC. Governo Federal também aprovou a liberação de recursos para a construção da Marginal da Barão de Mauá que vão fazer uso de R$ 37 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento. Luis Fernando da Silva

Mauá terá corredores exclusivos de ônibus
Verbas foram aprovadas pelo Governo Federal e serão provenientes do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento
ADAMO BAZANI – CBN
O Governo Federal pelo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento liberou para o município de Mauá, na Grande São Paulo, R$48 milhões a serem usados em obras viárias e para o transporte público.
Com os recursos do PAC da Mobilidade e Pavimentação Asfáltica, a cidade deve construir corredores de ônibus em vias principaise de movimento intenso de coletivos como Avenida Presidente Castelo Branco e Avenida Barão de Mauá.
Em nota enviada à imprensa, o prefeito Donisete Braga disse que a mobilidade urbana será uma das prioridades dos investimentos.
“Estamos dando esse passo fundamental para transformar Mauá em uma cidade moderna também na questão da mobilidade urbana, que é uma das prioridades do nosso programa de governo”, explica o prefeito Donisete Braga.
Também em nota, o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugênio Pereira, afirmou que os espaços exclusivos vão auxiliar na diminuição do tempo de viagem.
“O principal benefício para a população será a redução no tempo de viagem até o terminal do centro. Além disso, vamos instalar abrigos criando paradas de ônibus mais modernas e que vão facilitar o embarque dos passageiros” disse Paulo Eugênio Pereira, secretário de Mobilidade Urbana.
Mauá possui duas empresas de ônibus regulares para os serviços urbanos: Viação Cidade de Mauá, no lote 01, e Leblon Transporte de Passageiros, no lote 02.
“Toda a ação em prol de prioridade ao transporte coletivo é fundamental para o cumprimento dos horários e melhoria na qualidade de vida da população que perderá menos tempo nos deslocamentos pela cidade” – enfatizou a empresa Leblon em nota.
Até o fechamento da matéria, ninguém da Viação Cidade de Mauá retornou as ligações feitas pela reportagem.
O maior investimento do município, no entanto, será para a construção da Marginal Paralela à Avenida Barão de Mauá, que deve consumir R$ 37 milhões dos recursos do PAC obtidos pela cidade.
Serão construídos 3 mil 710 metros de via com 9 metros de largura. A marginal terá quatro faixas, sendo duas no sentido bairro e duas no sentido centro.
A via vai margear o rio Tamanduateí e o local vai receber também com estes recursos infraestrutura de redes de águas pluviais, drenagem e obras de sustentação para as margens do rio, evitando possíveis solapamentos e afundamentos de asfalto.
No mesmo pacote de obras da marginal da Avenida Barão de Mauá estão incluídas intervenções como a criação de 3 mil 500 metros de calçadas que já obedecem as normas de acessibilidade, recuperação paisagística e criação de ciclofaixas.
Os prazos para o início das obras ainda não foram definidos pela prefeitura.
Com outros prefeitos, Donisete Braga esteve reunido com a equipe da Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miram Belchior.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Tiago Liberato disse:

    Isso mesmo que eu li ?
    Corredor de õnibus em Mauá ? e na Castelo Branco ?
    Nossa , isso é para daqui quantos seculos ?
    Pois nem terminal de ônibus a cidade possui ?
    Nem muito menos agente de trânsito ?
    Talvez esse corredor da castelo branco , seja o espaço que sobra para os ônibus passarem , pois é comum na via estreita carros em ambos os lados , e os coletivos se esperarem para um por vez passarem varios trechos da avenida, isso quando não é nas curvas que isso acontece ,, e por muita sorte não ocorre um acidente.
    Tô pagando para ver , todo essa Mauá que os PTRALHAS estão criando !

  2. Marcos Soares disse:

    A prefeitura está um pouco mal informada , não é só na av. que acontece os maiores atrasos , sim nos bairros onde nunca vi passar um agente de transito para multar carros estacionados atrapalhando a circulação dos onibus , embora não tenha placa de sinalização toda rua tem sentido correto , porém , eles estacionam de forma que favorecem a eles , muitos na contramão do sentido , tambem já vi gente até apostando , – Será que ele vai conseguir passar ? – É pessoal do transito vamos passar nos bairros , principalmente onde passa linha de onibus.

  3. Renato Martins disse:

    Essa Marginal terá 3,7km, mas partirá de onde até onde?

  4. CALIXTO disse:

    o problema é que os agentes de transito de mauá, a maioria deles não tem conhecimento nem do C N T, código nacional de transito, eles só prestam pra ficar andando de s10 pra cima e pra baixo, rsrsrsrs, e quando tem algum carro quebrado nas avenidas do centro , em vez de eles já guinchar o veiculo para uma area de segurança como é feito em Sto André , eles simplismente param atras do carro quebrado e ligam o pisca alerta como se eles tivessem quebrado, esses amarelinhos de mauá na verdade são tudo verde sem noção, ei senhor prefeito aproveita pra dar uma limpada no SSU agora é a hora hein!!!!

  5. Renato Martins disse:

    Outra coisa, 9 metros de largura, com duas faixas por sentido! Vão gastar 37 milhões e fazer uma avenida estreita? Ou serão nove metros por sentido?

  6. Anthony disse:

    Mauá ta crecendo quem é indio agora?

  7. Isso mesmo Renato, muito estranho! 9 metros com 4 pistas não comporta nem carros populares, ainda mais corredor de ônibus!!! Nessas condições cada pista terá 2,25 metros!!! Um ônibus tem mais ou menos 2,60 metros de largura hahahaha, tem erro na informação ae!!!

  8. jose disse:

    ae pessoal adamo bazzani por favor por que mauá não tem linha da metra saindo diretamente do centro cidade lembrando o que afeta a cidade ea falta de opcoes de transportespois pessoas como eu que trabalhão em cidades como diadema ficamos dependentes de transporte particulares como carros e moto pois o custo do uso de transportes publico se iguala a o uso de carro particular tendo em vista tambem a demora com as baldiaçoes

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