Decisão de Richa em não manter subsídio causa mal estar

ônibus

Causou insatisfação a decisão do governador do Paraná, Beto Richa, de não manter os subsídios aos transportes coletivos, o que pode prejudicar investimentos, gratuidades e integração entre os ônibus da capital Curitiba e da Região Metropolitana. Relação entre Urbs e Comec deve ser reformulada. Foto: Adamo Bazani

Richa não vai manter subsídio para transportes coletivos
Anúncio do Governador do Paraná causa mal estar no meio político e vai redefinir relação entre a Urbs e a Comec
ADAMO BAZANI – CBN
A declaração do governador do Paraná, Beto Richa, de que não deve manter os subsídios ao sistema de transportes de Curitiba e Região Metropolitana, não foi bem recebida por operadores de transportes, pela gerenciadora municipal de transportes da capital paranaense, por parte do meio político e da sociedade.
Os subsídios estaduais ajudavam na manutenção das integrações entre os ônibus da Capital e da Região Metropolitana, que servem os municípios que compõem a RIT – Rede Integrada de Transporte.
Além disso, a complementação de receitas para o sistema que vinha do Governo do Estado ajudava a manter gratuidades, investimentos e evitava reajustes maiores nos valores das tarifas de ônibus.
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, disse que até esta sexta-feira, dia 08 de março, deve ser anunciado o novo valor da tarifa de ônibus paga pelo passageiro na RIT. Ele afirmou que o valor deve ser abaixo da tarifa-técnica, que é a que revela os custos reais do sistema por usuário, e não deve ultrapassar, portanto, os R$ 3,05.
Mostrando insatisfação, Fruet disse que com essa posição de Beto Richa terá de ser reformulada a relação entre a gerenciadora de transportes Urbs – Urbanização de Curitiba S.A. e a autarquia estadual Comec – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba.
“Temos que repactuar a responsabilidade sobre a compensação financeira das empresas que estão integradas neste sistema. O que não se pode é prejudicar a população, nós vamos fazer a nossa parte com muita responsabilidade e preocupação social”, afirmou Fruet em coletiva.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em Decisão de Richa em não manter subsídio causa mal estar

  1. Ano que vem tem eleição para governador. Que interesses não revelados Beto Richa tem na cabeça para tomar uma decisão impopular dessas?…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: