Conheça os novos ônibus da Volare para 2013
Publicado em: 25 de fevereiro de 2013

Modelo WL é o destaque entre os lançamentos da Volare para 2013. Veículo pode transportar até 36 passageiros sentados, sendo a maior capacidade da categoria de ônibus pequenos. Foto: Adamo Bazani.
Volare lança novos ônibus e inaugura Centro de Operações na Capital Paulista
Na via Anchieta, centro fica em local estratégico e vai implementar um conceito mais aperfeiçoado de atendimento ao cliente e à rede de concessionários. Novos modelos ampliam a oferta de lugares para passageiros.
ADAMO BAZANI – CBN
Um veículo com 36 lugares para pessoas sentadas, que pode vir com banheiro, bagageiro lateral, Salão Pullman, com dois níveis e poltrona executiva de 94 centímetros de largura não pode ser considerado um miniônibus. Mas com dimensões de até 10 metros e 14 centímetros de comprimento de 3 metros 14 centímetros de altura e motor econômico de 165 cavalos também não pode ser chamado de ônibus convencional.
Por conta disso, a Volare, unidade de veículos leves da Marcopolo quer fugir de rótulos quanto à categoria de ônibus em sua linha de 2013, apresentada à imprensa especializada neste dia 25 de fevereiro, no novo Centro de Operações da marca, localizado na via Anchieta, bairro do Sacomã, na zona Sul da Capital Paulista.
A família de produtos Volare ganha três novos modelos: W 6, W 7, WL e ainda conta com uma modernização do modelo DW9.
O destaque é o veículo WL, com porte de ônibus pequeno e capacidade de veículo maior, sem comprometer o conforto.
“Nós desenvolvemos estudos para o melhor aproveitamento do espaço, uso de materiais mais leves que não comprometessem o peso final e seguimos os padrões de conforto da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo), que são os mais exigentes do País em relação a itens como distância entre os bancos e largura das poltronas. O cliente de ônibus rodoviário e de fretamento exige conforto e é uma questão de lógica de mercado oferecermos o conforto que ele quer” – disse Roberto Poloni, gerente de engenharia da Volare.
O resultado foi um veículo imponente e bem espaçoso apesar da quantidade maior de passageiros. Uma pessoa de estatura alta senta confortavelmente no veículo sem ter o problema de bater com os joelhos na poltrona da frente.

O Volare W 7 também é outra inovação na marca. Ele se posiciona entre o modelo W 6 e W 8, cuja faixa antes não existia na família de produtos da Volare. As versões Fretamento e Executivo podem transportar 24 passageiros. Foto: Adamo Bazani.
Os ônibus apresentados pela Volare são:
• Volare W 6:
Ele substitui o Volare V 6 fabricado até o ano passado. Para se tornar mais espaçoso e atender às novas legislações quanto à sustentabilidade (hoje os ônibus possui novos equipamentos que ajudam a reduzir a poluição, com um tanque extra onde é colocado um agente líquido no sistema de escape) e também quanto à acessibilidade, o W 6 é um veículo mais largo que o modelo anterior: 2 metros e 26 centímetros. Com isso, sua capacidade é de 20 passageiros mais o motorista nas versões executivo e fretamento, 14 passageiros mais posto para cadeira de rodas, elevador e motorista para o segmento de urbano e 28 passageiros mais o motorista para a aplicação escolar. O motor é Cummins, de 152 cavalos, com mecânica Agrale.
• Volare W 7: É considerado uma inovação na família da Agrale e se posiciona entre os antigos V 6 e V 8, não existindo na linha anterior modelo semelhante. O veículo tem capacidade para 24 passageiros mais o motorista nas versões executivo e fretamento, 17 passageiros mais cadeira de roda e elevador, além do motorista, para ônibus urbano e pode transportar 33 passageiros mais o motorista na categoria escolar. Com largura de 2 metros e 26 centímetros e comprimento de 7 metros e 40 centímetros, o ônibus é equipado com motor Cummins de 152 cavalos, com mecânica Agrale.
• Volare W 8: Já é um veículo consagrado na família, mas agora com esta nomenclatura e maior espaço interno, além de atender às especificações de redução do meio ambiente com base nas normas Euro V. Seu comprimento total pode chegar a 8 metros e 68 centímetros e a largura é de 2 metros e 26 centímetros, podendo transportar 28 passageiros na versão executiva, além do motorista, 30 passageiros mais o motorista na versão de fretamento, 20 passageiros mais cadeira de rodas e elevador, além do motorista na versão urbana e a versão escolar tem capacidade para até 43 passageiros mais o motorista. O motor é MWM, de 165 cavalos com Mecânica Volare.
• Volare W 9: Também atendendo às exigências mais rigorosas quanto a conforto e espaço interno, o modelo também é tradicional na marca Volare. Nas versões executivo e fretamento transporta 32 pessoas mais o motorista, 21 pessoas, além de posto de cadeira de rodas, elevador, posto de cobrador e motorista, para a linha urbana e até 45 pessoas mais o motorista no segmento escolar. Há também a versão Limousine, com melhor acabamento, itens de conforto a mais e design diferenciado, cuja capacidade de passageiros varia de acordo com a configuração interna. O motor é MWM, 165 cavalos, com mecânica Agrale.
• Volare DW9: Apesar de ser um nome conhecido da marca, o modelo pode ser considerado inovação para 2013. Isso porque seu chassi foi redesenhado para atender ao padrão da Volare. O DW9 até a versão Euro III, com mecânica da Mercedes Benz, tinha chassi desenhado pela fabricante de São Bernardo do Campo. “Agora, a Mercedes faz o modelo de chassi sob medida para as normas Euro V atendendo às especificações da Volare, que desenhou o produto. A mecânica é diferente, os outros modelos são Agrale, mas para a aplicação e para o design da carroceria o W 9 e o DW 9 são idênticos. Isso facilita a manutenção, cria um padrão que atende um leque maior de pessoas. Com as modificações, o DW9 passa de 28 lugares da versão Euro III para 32 nesta versão Euro V” – explica Roberto Poloni, gerente de engenharia. Para isso, foram feitas modificações na longarina do chassi. A parceria com a Mercedes Benz vem desde 2009 e no ano passado, as vendas do modelo com esta mecânica representaram 15% de todo balanço da Volare. O motor é Mercedes Benz OM 924 LA.V, de 156 cavalos. A capacidade de transporte é de 32 passageiros nas versões executiva e fretamento, 21 passageiros com posto de cadeirante, elevador, posto de cobrador mais motorista para o segmento urbano e 45 pessoas e o motorista para transporte escolar. Também pode receber a versão Limousine.
• WL: O ônibus é considerado a maior inovação dos produtos da Volare para 2013. Segundo a empresa, é o único da categoria para até 36 passageiros sentados mais o motorista. As dimensões permitem, no entanto, que o veículo tenha a capacidade de um ônibus midi ou convencional, mas com a agilidade e economia de um veículo maior. As poltronas têm uma boa distância entre elas, atendendo às especificações da Artesp, as mais rigorosas quanto ao conforto e acessibilidade. A largura de cada assento é de 94 centímetros e há fileiras duplas dos dois lados. Como diferenciais, em todas as versões o bagageiro traseiro é maior, com 4 metros cúbicos, havendo também bagageiro lateral, inédito na categoria, segundo a Volare. O salão é do estilo Pullman, com dois níveis, para ampliar o conforto e a visibilidade da paisagem de quem viaja nas últimas poltronas, o que torna o veículo indicado para aplicações de turismo rodoviário e citytour. O veículo conta com a versão Limousine também, mais requintada e com maior disponibilidade de itens. Há inclusive a possibilidade de os ônibus terem sanitários, o que é inédito para este porte de veículo de acordo com a Volare, geladeira, friogobar, cafeteira e dispositivo para água quente. A sanca externa do revestimento do banheiro também possui uma iluminação inteligente que se aciona sozinha caso o passageiro se desloque no interior do ônibus à noite. A iluminação em led foi desenvolvida para aumentar a sensação de bem estar e a iluminação de piso ajuda o passageiro a se deslocar no corredor à noite. O WL tem entre 9 metros e 60 centímetros e 10 metros e 14 centímetros, com altura de 3 metros e 14 centímetros e largura externa de 2 metros e 36 centímetros A versão topo do Volare chega a R$ 280 mil. As mais básicas do W 6 são encontradas por R$ 140 mil. O WL também vai contar com uma verão urbana, mostrada à imprensa, mas que ainda está em fase de testes.
Seguindo conceito automotivo, o ônibus é vendido completo, sem a necessidade de comprar o chassi e a carroceria separadamente.
“Pela maior capacidade de transportes e pelas dimensões da linha de veículos, o custo por passageiro transportado é o menor de toda a categoria” – garante o diretor da Volare, Milton Susin

Centro de Operação da Volare, na Via Anchieta, entre São Paulo e São Bernardo do Campo, inaugurado neste dia 25 de fevereiro, deve modernizar e aperfeiçoar o atendimento da rede em todo País, além de ampliar o centro de distribuição da marca. Foto: Adamo Bazani.
CENTRO DE OPERAÇÕES PROMETE APERFEIÇOAR ATENDIMENTO DA REDE DA VOLARE:
Nesta segunda-feira, dia 25 de fevereiro de 2013, além de apresentar a linha 2013, com os modelos novos W6, W7 e WL, e da reformulação do DW9, com mecânica Mercedes Benz, a Volare, fabricante de ônibus integrais leves da Marcopolo, inaugurou o novo Centro de Operações.
O espaço, de 8 mil metros quadrados, fica na Via Anchieta, no bairro do Sacomã, zona Sul da Capital Paulista, perto da região do ABC.
Com o novo centro, a Volare quer alcançar diversos objetivos.
O principal deles é criar um novo conceito de atendimento e relacionamento com o cliente e a rede de concessionários da marca.
O espaço vai ser um laboratório de novos projetos que visam padronizar e aperfeiçoar as operações técnicas e financeiras da Volare.
Haverá uma concessionária-modelo que vai servir de exemplo para toda a rede, que conta com 85 concessionárias no Brasil e 15 representantes no exterior.
“Com isso, a Volare vai oferecer um modelo de atendimento unificado. O Centro de Operações vai atuar em parceria com as concessionárias da Grande São Paulo” – disse Milton Susin, diretor da Volare ao explicar que o objetivo não é concorrer com as concessionárias Volare da Região Metropolitana, que hje tem duas representantes, a Golden Brasil e a ViaSP.
O espaço também conta com centro de treinamento e formação de profissionais da rede e escritório para vendas a empresas e grandes frotistas.
“Com este centro de operações, ganhamos em espaço e tempo. Precisamos estar mais próximos do cliente, que não pode perder tempo em grandes deslocamentos para fazer um reparo, serviço e contar com uma peça nova . Assim, estamos localizados num ponto estratégico não só para São Paulo e para o ABC Paulista, mas para todo o País. Hoje 71% das empresas que possuem ônibus da Volare têm entre 1 e 12 veículos, muitas vezes com o dono sendo motorista. Este empreendedor não pode perder tempo com ônibus parado e esperando por peças. Daí, este centro entre São Paulo e São Bernardo do Campo é essencial” – disse Rodrigo Bisi, coordenador de estratégia da Volare, que foi o responsável pelo projeto e implantação do espaço.
O local vai contar com oficinas modernas e abriga o novo centro de distribuição da marca para todo o Brasil, cerca de duas vezes e meia maior que o centro de Guarulhos.
“Vamos ter diversos cursos inicialmente voltados para representantes da Volare. Haverá Academia de Gestão e Vendas, Academia Técnica e inclusive para Governo, com o objetivo de preparar nossos representantes para participarem de licitações, um mercado significativo para ônibus deste porte” – explica Rodrigo Bisi.
AMPLIAÇÃO DO MERCADO EM SÃO PAULO:
Além de melhorar o atendimento, no investimento em pós venda, a localização do centro é estratégica para uma necessidade comercial da Volare: ampliar sua participação em São Paulo, o maior mercado de ônibus do Brasil.
“Enquanto no Brasil, nossa participação nas categorias de ônibus feitas pela Volare é de mais de 60%, em São Paulo, esse número reduz para 25%. Vemos este centro como estratégico para atender essa demanda exigente em São Paulo. Nosso objetivo é aumentar a participação da Volare também no segmento urbano, que hoje representa 14% de nossa movimentação de vendas” – disse Milton Susin, diretor da Volare.
Ele também explicou que com os novos projetos de BRT (Bus Rapid Transit), que são modernos corredores de ônibus de maior capacidade e com a expansão dos serviços metroferroviários, a presença do micro-ônibus deve ser maior nas cidades para servir às linhas alimentadoras destes sistemas troncais. “Em vez de ônibus convencionais nos bairros indo até o centro da cidade, haverá mais ônibus pequenos nestes lugares levando as pessoas até as estações de ônibus articulados e biarticulados e do metrô” – complementa.
Ao conquistar São Paulo, a Volare deve aumentar sua importância geral no mercado e ampliar a liderança que já possui no segmento.
No ano passado, a empresa vendeu 5 mil 200 unidades de ônibus leves.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.



Amigos, boa noite
Parabéns Marcopolo, mas o design desse Volare tem de ser mais arrojado.
Sr. Milton Susin o Sr. está correto, mas a SPTrans não assimila a necessidade de utilizar
Micros, eu já mandei várias sugestões, mas eles operam com carros enormes em ruas
estreitas movimentadas e com aclives e declives.
Esse mercado aqui vai ser quase impossível de se conquistar, enquanto a mentalidade
da SPTrans permanecer no tempo da CMTC.
BRT em Sampa, xiiiiiiiiiiiiiii, sendo otimista, isso vai demorar para acontecer se é
que um dia vai acontecer.
Att,
Paulo Gil
gostaria de compra um volare novo se me ajudar
Preco de micro ônibus trabalho com escolar
Trabalho com um volare,e acho um carro muito bom ,mas ainda pode melhorar.
ola sou rabelo de porto velho ro trabralho com turismo tenho 03 w9 gostaria de comhercer mais w l e valor medio com banheiro
Gostaria de comprar o WL SEM BANHEIRO com os vidros fechados
.. pode me passar o valor..
EU ESTOU IMPRECIONADO COM O DESEMPENHO DA EMPRESA VOLARE EM DIVERSIFICAR O SEU PORTIFOLIO, E CLARO QUE QUE A EQUIPE VOLARE E DE UM GRAU DE PROFISSIONALISMO EXECELENTE. E BOM SABER QUE EXISTE EMPRESAS PREOCUPADAS EM PRODUZIR PRODUTOS PARA O BEM ESTAR DE DIVERSOS PUBLICOS, MEUS PARABENZ VOLARE POR SER UMA EMPRESA DETERMINADA, TENHA BONS NEGOCIOS.
preciso de um ônibus escolar de 36 lugares tem que ser forte e resistente alunos são muitos sem cuidados tem que ter bancos mais rústicos , precisa saber o preço . Tenho um Volare w8 2003 vocês aceita a base de troca? (. tem financiamento ) MARCELO Obrigado.
TRABALHO COM TRANSPORTE ESCOLAR EM MONTES CLAROS MG, E TEMOS UMA COOPERATIVA COM 2 ANOS DE VIDA, TEMOS 60 COOPERADOS QUE PRECISAM TROCAR OS CARROS, ESTAMOS PRECISANDO DE UMA LINHA DE CREDITO QUE NOS AJUDE A TROCAR ATE 2016, AGUARDO CONTATO.
Modelo WL Veículo pode transportar até 36 passageiros sentados, sendo a maior capacidade da categoria de ônibus pequenos. Ha pronta entrega? No Estado de Roraima.
Modelo WL Veículo pode transportar até 36 passageiros sentados, sendo a maior capacidade da categoria de ônibus pequenos. Ha pronta entrega no Estado de Roraima?.
eu preciso de um volare ate 21 lugares com 2015,2016 v8 ou w8 me diz se é possível e onde encontra! pois a muito tempo trabalho com a volare, é muito bom carro muito forte só que vendi o meu e preciso do executivo para transpor de passageiros me diz o preço tb