Radial Leste terá nova faixa para ônibus

Radial Leste

Trânsito na Radial impede melhor circulação do transporte coletivo. Via vai ganhar mais uma faixa exclusiva de ônibus. Mas espaço só vai funcionar pela manhã e em dias úteis num único sentido. Foto: Mobilize.Org

Radial Leste terá nova faixa de ônibus
Será 1,1 km que só vai funcionar das 06 às 09 da manhã nos dias úteis
ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta segunda-feira, dia 25 de fevereiro de 2013, a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego e a SPTrans – São Paulo Transportes vão implantar mais um trecho de faixa exclusiva para ônibus na Radial Leste, zona Leste da Capital Paulista.
O funcionamento será parcial e visa diminuir o tempo de viagem no horário de pico pela manhã.
A faixa vai ter 1,1 quilômetro, no sentido centro da Radial Leste, entre a Estação Tatuapé do Metrô e a Avenida Álvaro Ramos. O trecho será exclusivo para ônibus apenas das 06h00 às 09h00 e somente em dias úteis.
Neste trecho, circulam 39 linhas de ônibus. A CET informa que são 164 ônibus que passam pelo local por hora e que o número de passageiros transportados é de 210 mil pessoas por dia útil.
Por causa da faixa, são necessárias algumas mudanças no trânsito.
O acesso da Avenida Salim Farah Maluf à Radial Leste, para quem vai em direção à Vila Prudente, ficará fechado das 06 h às 09 h.
A rua Herval vai ter mão dupla neste horário entre as ruas Engenheiro Saturnino de Brito e Engenheiro Reinaldo Cajado.
A estimativa da SPTrans é que a faixa possa economizar 15 minutos em média das viagens de ônibus, dependo da linha.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

4 comentários em Radial Leste terá nova faixa para ônibus

  1. Alexandre K. Filho // 22 de Fevereiro de 2013 às 22:45 // Responder

    Isto lembra claramente o filme “Apocalipse Now” onde o Coronel ao ver uma chacina comenta: Mas o que adianta curar corpos rasgados com ‘band-aid’ ?” O que os luminares da Prefeitura, ainda não descobriram é que a Radial Leste não comporta, não têm mais espaço para estas manobras “de band – aid” . Para ganhar 15 minutos, vão estender uma fila de mais duas horas. Isto é Engenharia ?

  2. Amigos, boa noite

    Parabéns CET, pois se dependesse da SPTran, nem o “band-aid” a Radial Leste teria.

    Além do excelente trabalho desenvolvido pela CET, estas soluções parecem pequenas, mas são de grande utilidade; e sempre que posso contribuo com algumas que já foram até implantadas.

    CET, só falta voltar o telelefone 194, pois pelo 156 é impossível; por isso não posso mais colaborar com a CET.

    Att,

    Paulo Gil

    • Alexandre K. Filho // 28 de Fevereiro de 2013 às 11:29 // Responder

      A “Casa de estatisticas de transito” – CET, pois é só para isto que funciona, agora conta com um admirador. Mesmo assim apontado uma, das centenas, falhas deste setor. Procure pela CET em dias de chuva … ou greve de onibus!

  3. Prezado Paulo Gil,

    Hoje, pela primeira vez, senti na pele os efeitos do fechamento do acesso à Radial Leste a partir da avenida Salim Farah Maluf. O meu tempo de viagem aumentou em meia hora e 3 quilômetros. O trânsito pelas estreitas ruas do bairro do Belém estava caótico, e isso às 6h30 da manhã. Ao ler meu comentário, talvez você pense que eu sou contra os corredores de ônibus e faixas exclusivas. Nada disso! Sou o maior incentivador da medida. Acontece que esse “band-aid”, como escreveu o Alexandre, não pode causar um transtorno tão grande. Bem, hoje foi só o primeiro dia; vou procurar caminhos alternativos porque sei que a CET, quando toma uma medida, não volta atrás de jeito algum. Abs.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: