Radial Leste terá nova faixa para ônibus
Publicado em: 22 de fevereiro de 2013

Trânsito na Radial impede melhor circulação do transporte coletivo. Via vai ganhar mais uma faixa exclusiva de ônibus. Mas espaço só vai funcionar pela manhã e em dias úteis num único sentido. Foto: Mobilize.Org
Radial Leste terá nova faixa de ônibus
Será 1,1 km que só vai funcionar das 06 às 09 da manhã nos dias úteis
ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta segunda-feira, dia 25 de fevereiro de 2013, a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego e a SPTrans – São Paulo Transportes vão implantar mais um trecho de faixa exclusiva para ônibus na Radial Leste, zona Leste da Capital Paulista.
O funcionamento será parcial e visa diminuir o tempo de viagem no horário de pico pela manhã.
A faixa vai ter 1,1 quilômetro, no sentido centro da Radial Leste, entre a Estação Tatuapé do Metrô e a Avenida Álvaro Ramos. O trecho será exclusivo para ônibus apenas das 06h00 às 09h00 e somente em dias úteis.
Neste trecho, circulam 39 linhas de ônibus. A CET informa que são 164 ônibus que passam pelo local por hora e que o número de passageiros transportados é de 210 mil pessoas por dia útil.
Por causa da faixa, são necessárias algumas mudanças no trânsito.
O acesso da Avenida Salim Farah Maluf à Radial Leste, para quem vai em direção à Vila Prudente, ficará fechado das 06 h às 09 h.
A rua Herval vai ter mão dupla neste horário entre as ruas Engenheiro Saturnino de Brito e Engenheiro Reinaldo Cajado.
A estimativa da SPTrans é que a faixa possa economizar 15 minutos em média das viagens de ônibus, dependo da linha.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Isto lembra claramente o filme “Apocalipse Now” onde o Coronel ao ver uma chacina comenta: Mas o que adianta curar corpos rasgados com ‘band-aid’ ?” O que os luminares da Prefeitura, ainda não descobriram é que a Radial Leste não comporta, não têm mais espaço para estas manobras “de band – aid” . Para ganhar 15 minutos, vão estender uma fila de mais duas horas. Isto é Engenharia ?
Amigos, boa noite
Parabéns CET, pois se dependesse da SPTran, nem o “band-aid” a Radial Leste teria.
Além do excelente trabalho desenvolvido pela CET, estas soluções parecem pequenas, mas são de grande utilidade; e sempre que posso contribuo com algumas que já foram até implantadas.
CET, só falta voltar o telelefone 194, pois pelo 156 é impossível; por isso não posso mais colaborar com a CET.
Att,
Paulo Gil
A “Casa de estatisticas de transito” – CET, pois é só para isto que funciona, agora conta com um admirador. Mesmo assim apontado uma, das centenas, falhas deste setor. Procure pela CET em dias de chuva … ou greve de onibus!
Prezado Paulo Gil,
Hoje, pela primeira vez, senti na pele os efeitos do fechamento do acesso à Radial Leste a partir da avenida Salim Farah Maluf. O meu tempo de viagem aumentou em meia hora e 3 quilômetros. O trânsito pelas estreitas ruas do bairro do Belém estava caótico, e isso às 6h30 da manhã. Ao ler meu comentário, talvez você pense que eu sou contra os corredores de ônibus e faixas exclusivas. Nada disso! Sou o maior incentivador da medida. Acontece que esse “band-aid”, como escreveu o Alexandre, não pode causar um transtorno tão grande. Bem, hoje foi só o primeiro dia; vou procurar caminhos alternativos porque sei que a CET, quando toma uma medida, não volta atrás de jeito algum. Abs.