Bilhete Único Mensal só em novembro, diz Tatto
Publicado em: 22 de fevereiro de 2013
Bilhete Único Mensal só a partir de novembro
Secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, disse que passageiro terá de fazer cadastro em duas etapas
ADAMO BAZANI – CBN
O Bilhete Único Mensal, pelo qual o passageiro paga um valor fixo e pode usar quantos ônibus quiser no período, só deve ser implantado em novembro.
A afirmação é do Secretário Municipal dos Transportes, ao jornal O Estado de São Paulo.
Promessa de campanha de Fernando Haddad para o primeiro semestre, o bilhete não deve ficar pronto antes por conta de adaptações técnicas. Além disso, o valor prometido de R$ 140 não deve ser aplicado, porque até lá, a tarifa de ônibus deve ter sido reajustada. O aumento só não ocorreu no início deste ano porque com medo de perder ainda mais o controle da inflação, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu o congelamento das passagens em sistemas que pesem nos números do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo. As cidades que são levadas menos em conta no índice, puderam aumentar livremente, pois seus reajustes não criam uma “imagem negativa” no IPCA, que é a vitrine da inflação do Governo Federal.
Para ter acesso ao Bilhete Único Mensal, os cerca de 7 milhões de usuários da cidade devem fazer o cadastro em duas etapas: primeiro pela internet, com o preenchimento de uma ficha e o fornecimento de dados como o CPF. Depois, os passageiros têm de ir pessoalmente a postos da SPTrans para completar o cadastro. O sistema será por biometria, com o reconhecimento das impressões digitais dos usuários para evitar fraudes.
O cadastro deve começar em abril.
Nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro, a Prefeitura de São Paulo, publicou no Diário Oficial Municipal, o edital para as empresas interessadas em fornecer os validadores com o reconhecimento biométrico que serão usados para Bilhete Único Mensal.
As propostas devem ser analisadas até o final de março.
Os validadores funcionarão em conjunto com sistema de GPS e terão de ser aptos a novas tecnologias que permitem, por exemplo, recarga na catraca, compra de créditos via celular, internet ou com desconto direto na conta bancária.
A implantação do Bilhete Único Mensal vai depender também da licitação dos transportes coletivos da cidade de São Paulo que deve trazer algumas reestruturações nos lotes operacionais: em vez dos atuais 8 consórcios, haverá apenas 3 SPEs – Sociedades de Propósito Específico. Cada SPE poderá reunir diversas companhias, mas ela será como uma empresa e a prefeitura negociará com a SPE e não com as viações associadas. Já o número de lotes de cooperativas deve subir de oito para onze, no mínimo.
Jilmar Tatto estuda também elaborar o Bilhete Único Semanal, que funcionará nos mesmos moldes, mudando só o valor das recargas dos cartões. Hoje existem cerca de 22 milhões de cartões ativos.
Antes da implantação à maior parte dos passageiros, o novo sistema de bilhetagem vai passar por um projeto piloto com estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Informe Publicitário
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Assine
[sibwp_form id=1]
Comentários
Suponha que alguém trabalhe 22 dias no mês, logo ida e volta > 3*22 = 132
Tem que usar muito para que o Bilhete Único Mensal valha a pena, e deve have a integração com o Metrô / CPTM,
Amigos, boa noite
Um carregamento de BU simples já é cheio de problemas, imaginem o carregamento e o uso do BU com biometria.
Numa cidade, volumosa, acelerada e estressada com Sampa,utilizar BU com biometria não será
possível de operacionalizar, sem contar a contaminação por vários “bichos” se todo mundo tiver
de colocar o dedo no validador, ARGH !
Nada mais anti higiênico.
Já fizeram um estudos de quantos “bichos” e doenças serão transmitidas pelo “dedômetro” do validador ????????????????????????
O sistema de carregamento do BU tem de ser igual ao dos celulares, o qual se carrega com a maior facilidade e sem filas, até no supermercado é possível fazer.
Vamos ser mais realistas e utilizar sistema “descomplicados” ao invés dos atuais.
Já pensou fazer todo esse cadastramento, pura perda de tempo além de perturbar e tomar tempo
dos paulistanos, os quais não tem tempo pois em média por 3 horas estão dentro do Buzão.
Vamos simplificar e não complicar.
Mais uma previsível, depois não digam que não avisei.
Att,
Paulo Gil
Gostaria de saber se quem ja tem o VT esta automaticamente cadastrado…