Bilhete Único debitado em conta bancária e desparecimento do cobrador

corredor de ônibus

Em corredores de ônibus, Bilhete Único poderá ter débito em conta bancária. Secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, prevê desaparecimento de cobradores nestes sistemas. Foto: Blog Meu Transporte

Tatto fala em desaparecimento de cobradores e em débito do Bilhete Único na conta bancária
Para secretário dos transportes, os 8% de pagamento a dinheiro no sistema ainda representam problemas
ADAMO BAZANI – CBN
O Secretário Municipal dos Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, afirmou que em breve o passageiro de ônibus na cidade vai poder debitar os créditos do Bilhete Único em conta bancária.
Isso evitaria filas nas máquinas de recarga e traria mais praticidade para o passageiro que perde o controle da quantidade de créditos e se esquece de recarregar o cartão.
Mas isso deve ser implantado apenas nas estações de corredores de ônibus, no sistema de pré-embarque e não nas catracas dos veículos.
O passageiro passa o cartão no validador, que envia a informação ao banco e debita da conta do usuário o valor correspondente.
O usuário pode escolher o número de viagens por período, dias, semanas ou mês, para o débito.
O objetivo é eliminar os pagamentos em dinheiro que hoje representam 8% das receitas, o que é visto como um problema por Jilmar Tatto.
Ele argumenta que o pagamento em dinheiro é mais sujeito a evasões e não é prático, além de incentivar assaltos.
Para cumprir a promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad, para implantar o Bilhete Único Mensal, o a SPTrans deve modernizar o sistema de leitura de cartões, que será biométrico. Os validadores para este sistema devem ficar prontos em quatro meses.
Por conta da nova licitação dos transportes, Tatto quer obrigar as empresas a comprarem os validadores já no primeiro semestre. Os contratos vencem em junho e, mesmo que algumas empresas não continuarem no sistema, já terão adquirido os validadores para as próximas, isso se houver alteração significativa na estrutura empresarial dos transportes em São Paulo.
A previsão é de que o Bilhete Único Mensal seja implantado no segundo semestre. Por ele, o passageiro paga R$ 140 mensais e usa quantos ônibus forem necessários ou quiser.
Em entrevista ao “O Estado de São Paulo”, Tatto diz que a função de cobrador no ônibus deve desaparecer e que o objetivo é eliminar o dinheiro- vivo do sistema.
E o que vai acontecer com os cobradores nesses corredores de ônibus? Desaparecer? “Em tese, sim. Se bem que o cobrador ainda tem uma função, do ponto de vista da biometria”, avalia Tatto.
“Não vai poder haver dinheiro nesse sistema. Aí, você bota um esquema de maquininhas (de arrecadação do lado de fora), como existe na Europa.” Em Curitiba, isso já é assim”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

4 comentários em Bilhete Único debitado em conta bancária e desparecimento do cobrador

  1. Apóio
    Já estamos no ano de 2013, e precisamos de novas tecnologias, incentivos pra utilização de um sistema de transporte eficiente. A passagem de onibus mais barata, incentiva a utilização desse meio de transporte, Quanto a extinção do emprego de cobrador, coloquem mais onibus na rua, e os transforme em motorista. Meu a idéia de cobrar a passagem no debito dos cartões e do pagamento da passagem antes do embarque precisa ser levada adiante. Eficiencia

  2. que diria,o PT há uns 20 anos atrás protestava contra o desemprego e hoje é a favor do desemprego,e a vez dos cobradores estão chegando,fato lamentável.

  3. Amigos, boa noite

    Muito devagar.

    Considerando os Buzões de “DEGRAU ALTO” (no meio do carro), tem de eliminar a catraca e aquele monte de ferro e vidro, de todo o sistema e rápido.

    Volto a repetir, comprem o projeto de Uberlândia – MG

    Att,

    Paulo Gil

  4. Não entendi, vão reduzir a quantidade de onibus até o centro, quer dizer vão nos jogar mais ainda para as estações de Metro já tão lotados, já tinhamos poucas alternativas para não utilizar Metro agora o Jilmar vai tirar todas elas, ele retornou 8 anos no tempo, para se ter uma ideia hoje em dia no centro de São Paulo so temos 2 linhas que passam na avenida aricanduva inteira que é o 4120 e 3406, vai se reduzir o que?

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