Se o passageiro souber reclamar, transporte melhora

onibus

Transturismo Rio Minho foi condenada a pagar multa de R$ 10 mil por dia se não cumprir os horários. Decisão atende pedido do Ministério Público depois de reclamações de passageiros. Outros casos mostram que quando o passageiro reclama para os órgãos certos, a situação dos transportes melhora.

Rio Minho é obrigada pela Justiça a cumprir horários
Decisão judicial atende pedido do Ministério Público que recebeu reclamações de passageiros
ADAMO BAZANI – CBN
Atualmente, os passageiros de ônibus dispõem de uma série de instrumentos para exigirem qualidade nos serviços e transparência nas relações entre o poder público e as viações.
O problema é que poucos sabem ou fazem uso destas possibilidades e se limitam a ficar reclamando com motoristas, cobradores ou nas filas dos terminais.
Além de as empresas sérias possuírem SACs – Serviços de Atendimento ao Cliente, os passageiros podem recorrer a órgãos como o Ministério Público e Defensorias.
Foram vários os casos de intervenções em prol do passageiro noticiados aqui no Blog Ponto de Ônibus/Canal do Ônibus. Mas o usuário teve de fazer sua parte dentro da democracia, ordem e legalidade.
Em 2011, o Ministério Público de São Paulo conseguiu o bloqueio dos bens dos responsáveis da empresa de transporte coletivo Novo Horizonte, Happy Play Tour e Himalaia Transporte, integrantes do Consórcio Leste 4, após denúncias de passageiros sobre a má qualidade dos serviços. Investigando problemas operacionais, o promotor Saad Mazloum encontrou outras irregularidades, como confusão jurídica entre empresas, com nomes diferentes, mas todas ligadas, inclusive envolvendo cooperativas, suspeitas de desvios de recursos, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito.
A situação dos serviços do Consórcio Leste 4 ainda necessita de muitas melhorias, mas inegavelmente houve ganhos para os passageiros.
Em 2012, insatisfeito com a situação dos transportes, um cidadão conseguiu, pelo Ministério Público, fazer com que a Justiça obrigasse o município de Vitória, no Espírito Santo, a abrir um processo licitatório, já que os serviços de ônibus foram contratados sem licitação, o que é ilegal.
Também no ano passado, depois de reclamações da população, o Ministério Público do Maranhão abriu procedimento de investigação e obrigou atitudes da prefeitura de Imperatriz sobre um dos lotes dos serviços, operado pela empresa Viação Branca do Leste, pertencente a Mário Eliso Jacinto, empresário que teve negócios no ABC Paulista em parceria com Baltazar José de Sousa.
Agora foi a vez do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro conseguir, depois de pedidos da população, que a Justiça obrigue uma empresa de ônibus a cumprir horários.
A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumir e do Contribuinte teve decisão judicial favorável à solicitação que estipula multa de R$ 10 mil por dia caso a empresa Transturismo Rio Minho continue a descumprir os horários.
A promotoria pediu fiscalização do Detro – Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro sobre a linha 142 C, que liga Niterói a Duque de Caxias, principalmente na parte da manhã. Os fiscais verificaram que os intervalos entre um ônibus e outro chegavam a 1h40m, sendo que o máximo deveria ser de uma hora.
De acordo com o promotor Augusto Lopes, o não cumprimento dos horários fere o direito do consumidor e provoca superlotação nos ônibus, o que expõe os passageiros a riscos.
Ainda segundo o promotor, atrasos por conta do transito ou de problemas eventuais, como acidentes nas vias e enchentes, chegam a ser quase impossíveis de ser evitados já que fogem ao controle das empresas, mas ocorrências por causa de quebras constantes de ônibus ou retirada de veículos das linhas sem justificativa são intoleráveis.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

21 comentários em Se o passageiro souber reclamar, transporte melhora

  1. Gostaria de expressar a minha tristeza e insatisfação com a empresa de viação e trasportes progresso.Necessito todo final de semana dos serviços da empresa para voltar para minha casa em pequeri minas gerais no qual trabalho durante a semana em volta redonda.A um bom tempo que a empresa vem com muito descasso e negligencia com seus passageiros nao cumprindo seus horarios,atrasando muito a viagem,fazendo eu e muitos passageiros perder o seus onibus,horarios que sao alterados do nada dificultando ainda mais a viagem como foi feito na troca de horario volta redondaxjuiz de fora de 17:55 para 18:25 fazendo eu mesmo cliente a anos dormir na rodoviaria,onibus que quebra como o episodio de ontem em barra do pirai,logistica extremamente atrapalhada passando por varios cidades umas ate so para bens comerciais e pra piorar agora estipularam parada de 20 minutos em posto de alimentação na altura de paraiba do sul numa viagem que nao demoraria nem 4 horas isso é um absurdo.Venho por meio dessa nota informa-lhes e representar assim como eu dezenas de passageiros ficam a mercê e sempre prejudicados por uma empresa que monopoliza o trasporte de onibus de barra mansa juiz de fora:barra mansaXtres rios.Isso tem que acabar peço a voces em nome de jesus que resolvam isso para conosco por que muitas pessoas nao tem informação o suficiente ou acesso a meios de reclamaçao como esse.Mais digo a voces que se quiserem é so ir numa plataforma de embarque e realizar uma rapida entrevista com os mesmos.Desde ja muito obrigado gente isso é apenas um desabafo de um trabalhador e estudando que so deseja aos finais de semana voltar para casa bem e com segurança.

  2. Não é só ele que está insatisfeito eu como outros passageiros da Expresso Mangaratiba que é chamada de “Expresso” estamos insatisfeitos com o serviço desta empresa é carro fora dos padrões do detro,ou seja, carro com uma porta,é micro fazendo linha que é de ônibus convencional, sem contar que o intervalo na linha que utilizo que é de 30min e quando quebra algum carro esse intervalo passa para 1h ou mais,sem contar que a linha 450T Nova Iguaçu x Itacuruça que era operada por carros com ar condicionado,hoje é operada por carros sem ar condicionado em mal estado de conservação e depois de 17:15h é operada por micro.O que não pode acontecer e todo dia algum carro quebra.Eu como outros passageiros estamos cansados de pagar R$6,30 por um serviço de péssima qualidade,queremos carros com ar nessa linha linha e também em outras.Peço que repassem isso ao DETRO para que venha fiscalizar essa empresa isso para mim é um desrespeito a todos os passageiros que dependem dos serviços dela.
    Desde já grato a vocês!

  3. Hoje embarquei no expresso mangaratiba no centro de itaguai, Com destino ao Detran de Santa Cruz, (Um percurso de mais ou menos 5 km) Ao passar pela rodoviaria ele (motorista) quase atropelou uma senhora com uma criança ao parar na rodoviaria debaixo de risos comentou com outros motoristas que so nao matava crianças, detalhe (a senhora estava en cima da faixa de pedestre e dentro da roviaria)
    Ao se aproximar do posto de vistoria pedi para ele parar SURPRESA! Ele respondeu em tom agressivo que nao poderia parar ali e me deixou no Mercado Extra no trevo de Santa cruz, A outros 5Km do meu destino onde tive de pegar outro onibus voltando que dessa vez parou sem problemas. Conclusao… o motorista so pode ser louco!

  4. Eles precisam melhorar em tudo 1° no estado de conservação dos ônibus , 2° a frota porque está uma merda por se tratar de linhas de ônibus convencionais serem operadas por micro que pela lei daria multa a essa empresa por descumprir as normas do DETRO , 3° Eles precisam colocar ônibus com ar condicionado para as linhas que circulam na Av Abílio Augusto Tavora mais conhecida como Estrada de Madureira em Nova Iguaçu 4°os intervelos reduzirem para 15 min de um para o outro. 5° manutenção dos carros e retirar os micros de circulação ,

  5. ANGELA TRIGO LEMOS // 10 de setembro de 2014 às 03:16 // Responder

    GOSTARIA DE PEDIR QUE A PREFEITURA OU ALGUMA ALTORRIDADE VENHA FISCALIZAR A LINHA873 CAMPO GRANDE SETE DE ABRIL POIS ESTA PRECARIA MUITAS VEZES FICAMOS ATÉ UMA HORA ESPERANDO O ONIBUS QUE QUANDO APARRECE SE APARRESSE VEM SUPER LOTADO ISSO É QUANDO NÃO FICAMOS DAS DEZ DA NOITE ATÉ ONZE E POCA E ELE NÃO APARRECE NÃO TEMOS OPÇÃO NENHUMA PARA O SETE DE ABRIL UNICA EMPRESA É ESSA ALGAVE

  6. Gostaria de deixar minha insatisfação com o transporte de santa Teresa onde eu moro. A linha 507 que faz silvestre/ largo do machado está uma vergonha, saio as dez do trabalho e na maioria das vezes quando chego no ponto, não só eu mas um monte de pessoas se deparam com uma fila interminável, porque ficamos esperando o ônibus e ele não vem. Temos que gastar dinheiro de taxi, e isso quando o taxista se dispõe a ir, pois não gostam de ir em santa Teresa pois e muito alto. Quer dizer vc espera que seu ônibus esteja lá para poder ir tranquilamente para sua casa e diariamente sofre transtornos por isso. Gostaria de saber como posso fazer para que haja uma fiscalização nos pontos de onibus; e fora que não tem nem fiscal pra você se informar se vai ter ônibus ou não.

  7. ANA LÚCIA OLIVEIRA DA SILVA // 4 de Fevereiro de 2015 às 15:23 // Responder

    Gostaria de deixar minha insatisfação com a Empresa TREL, com o ônibus da Linha NOVA CAMPINAS X CENTRAL.
    No dia 03 de fevereiro (ontem) eu estava no ponto de ônibus em Duque de Caxias na Washington Luis, na altura do Km 5,5, próximo a CHURRASCARIA TRES MARIAS sentido NOVA CAMPINAS com o meu sobrinho pr ir a escola, damos sinal para o ônibus (165. 245) às 6 h e 43 min., ele parou, pedi que abrisse a porta traseira para a criança entrar, ele abriu, mas quando a criança se preparou para subir no ônibus o motorista simplesmente fechou a porta e arrancou com o ônibus. Graças a DEUS ele não tinha conseguido colocar as mãos no ônibus, porque senão ele teria sido arrastado.
    Tenho consciência que geralmente não se abre porta traseira para criança entrar, mais se ele não quisesse abrir era só ele ter se negado, caberia a minha pessoa entrar no ônibus ou não pela porta da frente,pagando as duas passagens.
    Deixo aqui a minha indignação com este MOTORISTA .
    ANA LÚCIA OLIVEIRA DA SILVA.

  8. Gostaria de expressar a minha insatisfação com a empresa de ônibus Auto Viação Bangu da linha 936 Fundão todos os dias eu preciso pegar dois ônibus porque espero no ponto próximo da passarela 13 da Av. Brasil e o 936 passa e não para ele passa na pista do canto e os motorista iguinora os sinal dos passageiro , isso é revoltante porque pagamos pra ter um trasporte decente e é assim que somos tratados hoje mesmo fiquei de 18:20hs. Até as 19:45hs esperando e dentro desse horário passaram 4 ônibus da linha 936 e não parou nenhum e tive que pegar dois ônibus pra chegar em cs.
    Estou chegando agora em cs 20:55 Isso é muito triste só quero deixar registrado
    Obrigado.

  9. ELISÂNGELA A. O. NASCIMENTO // 10 de Fevereiro de 2015 às 17:34 // Responder

    Empresa Expresso – linha Vila Militar: na tarde desta terça-feira 10/02/2015 os passageiros ficaram de 13:30 às 14:10 h aguardando o ônibus no ponto final em D. Caxias. Sem ao menos o ônibus chegar em Vigário Geral deu defeito e tivemos que aguardar outro. São 15:30 h e ainda estamos em Realengo. Absurdo, todos os dias é um descaso com os usuários desta linha. Às vezes a espera demora mais que a viagem. NÚMERO DO ÔNIBUS RJ 137 291

    • Se não me falha a memória esse carro é um micro que também está em péssimo estado de conservação precisamos fazer com que as autoridades vejam isso e é um desrespeito com povo pagar R$7,10 e andar em um onibus mau conservado e sem ar condicionado.

  10. Venho por meio desta demonstrar minha indignação mediante esta empresa( Viação São bento), o ônibus Sertãozinho via Ribeirão Preto que era para passar as 6:40 não está passando e com isso o ônibus das 6:50 tem vindo super lotado, prejudicando assim os passageiros que estão chegando em seus trabalhos totalmente fora dos horários, peço que tenham respeito por nos seres humanos.

  11. que ver o total descaso e vc depender da linha 790 cascadura campo grande e engraçado e que reclamações tem ate de mas mas nada e feito

  12. Gostaria de ser informado porque as Linhas 456 – 457 – 459 ( Abolição- Gal Osório ) ( Norte Shopping- Gal Osório ) e ( Abolição – Praia de Botafogo ), da Viação Acari, até a presente data não implantou climatização em seus veículos e que a Prefeitura do RJ se posicionasse, pois as passagens aumentaram em janeiro de 2015.

  13. Lucilene O Camargo // 28 de Maio de 2015 às 09:44 // Responder

    Deixo a minha insatisfação com a empresa expresso pegaso com as linhas 807 e 839 q necessito as 5:30 da manha chegi a ficar 1h no ponto esperando e inúmeras pessoas vão a pé, correndo riscos pois tem seu horário a cumprir e os ônibus não passam. Estou extremamente estressada com esse descaso.

  14. https://youtu.be/TlcKsLzcdRA..

    O link acima mostra o que aconteceu comigo.
    Esta e a realidade de muitos idosos ,deficientes, pessoas com mobilidade reduzida, grávidas em estágio avançado, obesos. Fizeram comigo, mais todos os dias pessoas sofrem está agressão. Eu tive dinheiro para andar de táxi, e quem não tem ?. Eu não queria andar de graça, queria só melhor acesso, mais confortável para minha atual condição. Joana Darc respeite seus usuários que tem dificuldade, e precisa de seu transporte. Eu não moro em Linhares, é não pretendo nunca mais morar, apesar de ter casa própria em sua Cidade. Eu fiquei traumatizada, acabei piorando meu quadro clínico por andar a pé certas distâncias que poderia ir de ônibus, mais tive medo de mais uma vez ser impedida de entrar. Espero que mudem a forma de agir com seus usuários. As reclamações são unânimes.

  15. Gostaria de solicitar as autoridades competente, que fiscalize a linha de ônibus da empresa Pavunense 795(Pavuna- Magalhães Bastos), somente um ônibus da linha passa pela Mariópolis durante a madrugada, esse passa 5:20 da manhã no local, se for férias ou o motorista não for trabalhar não passa nenhum outro. E durante a ida para a Pavuna e até mesmo no ponto final encontramos vários ônibus 795, que não passa na Mariópolis; quando chega em Anchieta vai direto para a Pavuna.
    Por que essa falta de respeito com os moradores de Mariópolis?
    Se não quer fazer esse percurso deixa outra empresa fazer…

  16. nao suporto mas viagar nos o nibus velho antigos q faz a linha triunfo e visse,verssa nao conseguimos viagar sossegado porconta do barrulho porconta do onibus ser muito velho e qui serta vez aos 2 messes o onibus faltou freio e quebrou no meio do caminho

  17. Francineide Souza // 25 de Abril de 2017 às 23:45 // Responder

    Boa noite,

    O que era pra ser uma satisfação se torna um transtorno que é a ida para trabalhar e o retorno para casa. Estou aqui para demonstrar uma indignação na cidade do Natal/RN, que é a linha D que faz o trajeto entre Emaús e Natal:
    – Motoristas que não param na parada, muita vezes passam direto;
    – Fazem o trajeto em alta velocidade sem nenhuma preocupação com os passageiros;
    – Péssimo atendimento os motoristas trabalham mau humorados sem educação… O mais terrível me aconteceu exatamente hoje dia 25/04/2017 as 20:00 que ao me dirigir a parada que fica em frente ao shopping midway, observei que tinha um ônibus parado e fui correndo e o mesmo parou mais não abriu a porta alegando que não estava na parada, lembrando que estava apenas 5 metros de distancia e achei um absurdo, pois passa em hora em hora.

  18. Boa noite. Ultimamente tenho precisado usar o ônibus 301, Viação Tijuca SA, para o trajeto Alvorada – Rodoviária. O trajeto não é pequeno. Infelizmente, por duas vezes fiz a viagem num ônibus com vômito, o que é claramente uma questão de SAÚDE PÚBLICA, e um completo descaso com o usuário e com o funcionário da empresa, pois pode ser caso de insalubridade. O ônibus fica um tempo no terminal Alvorada, porque não há uma equipe de limpeza para nesses casos realizar a limpeza e fazer a desinfecção. Torço para eu não contraia nenhuma virose, pois repito: TRATA-SE DE DESCASO COM A SAÚDE DO USUÁRIO!!!

    SOCORRO, autoridades. Que país é esse que as pessoas viajam com vômitos no transporte público? Repulsivo, vergonhoso, o Rio de Janeiro não merece isso, o carioca não merece isso, o Brasil não merece!

  19. Alguém nos Ajude a linha 702 Madureira praça seca faz o que quer com os passageiros e para completar vai parar de circular

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