Viação Estrela de Mauá: empresa apresenta problemas na operação

Viação Estrela de Mauá tem apresentado problemas operacionais na cidade. Diversos motoristas não conhecem as linhas e acabam entrando em ruas erradas e depois voltando de ré com os ônibus, mesmo em meio ao trânsito. Modelos escolhidos pela empresa também não são adequados para várias linhas e não é raro encontrar veículos entalados em valetas. Foto: Reprodução

Viação Estrela de Mauá: empresa apresenta problemas de operação na cidade
Nem todos os motoristas estão acostumados com os itinerários e os erros são frequentes. Modelos de ônibus escolhidos se revelam inadequados para diversas linhas
ADAMO BAZANI – CBN
Enquanto a Leblon Transporte de Passageiros e a Viação Estrela de Mauá disputam na Justiça pelo lote 02 de Mauá, no ABC Paulista, a “operação casada” entre as duas empresas, determinada pela Prefeitura no dia 27 de dezembro, ainda na gestão de Oswaldo Dias (PT), tem trazido transtornos para os passageiros.
Além de as entradas e saídas do Terminal de Mauá estarem registrando filas de ônibus por conta do número de veículos e pela desorganização de técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana, por falta de conhecimento das linhas, motoristas da Viação Estrela de Mauá, que começou a operar no sábado dia 29 de dezembro, têm errado constantemente os trajetos e muitas vezes fazendo manobras perigosas para tentarem voltar ao itinerário correto.
São vários registros fotográficos e vídeos postados na internet que comprovam a falta de preparo.

Num dos registros, entre a Rua Rio Branco e a Praça Japão, local de grande movimento no centro da cidade, um ônibus da Viação Estrela de Mauá pegou uma rua errada e tentou descer de ré. O ônibus prefixo 02 131 ficou entalado por volta das 21 horas do dia 31 de dezembro. Apesar do dia e do horário, o trânsito foi prejudicado, com carros e outros ônibus tendo de desviar.
Além da falta de conhecimento de muitos motoristas nas linhas, os modelos de ônibus escolhidos pela empresa também não têm se mostrado adequados para diversas vias da cidade.
Os problemas ocorrem principalmente com os “Mascarello Gran Via – Volvo B 270 F”, de três eixos. A empresa optou por escolher este modelo em vez de os articulados. Os veículos têm 15 metros de comprimento enquanto o articulado tem 18 metros. Mas a articulação dos ônibus de 18 metros auxilia em curvas. O veículo de 15 metros, escolhido pela Estrela, tem dirigibilidade mais difícil em curvas fechadas, valetas e aclives e declives acentuados, características de várias linhas de Mauá.
Não são raras as cenas de ônibus encalhados ou raspando nas vias.
Um vídeo realizado na esquina da Rua Melchior Barbosa com a Rua Rodolpho Moreira, no Jardim Zaíra 4, mostra diversos modelos de ônibus de todas as empresas que servem a cidade e passam pelo local.
Veículos da Leblon (lote 02), da Viação Cidade de Mauá (lote 01) e da EAOSA (intermunicipal) passaram com certa facilidade, apesar de o encontro das ruas ser um declive acentuado. Mas o ônibus da Estrela de Mauá ficou entalado e o motorista teve dificuldade para manobrar o veículo.
RESPOSTAS:
Os técnicos da Viação Estrela de Mauá dizem que a empresa precisa se adaptar às linhas e que são realizados treinamentos. Eles ainda argumentaram que antes das operações, motoristas e cobradores percorreram as linhas para reconhecimento e prometem resolver os problemas.
Já a Leblon afirmou ter experiência na cidade e que opera com toda a frota prevista no contrato assinado com a Prefeitura em abril de 2010. Este contrato não foi revogado e contrato emergencial do dia 27 de dezembro não foi assinado pela Leblon justamente pela existência deste anterior e pelo amparo legal que a empresa tem para operar a totalidade do lote 02.
“A Leblon não recebeu ordem alguma, nem do Renato (Moreira dos Santos – ex secretário de Mobilidade Urbana) e do Oswaldo (Dias – ex prefeito) , para mudar a operação. Após a Leblon não ter assinado o contrato emergencial, simplesmente a prefeitura na gestão anterior se recusou, inclusive, a entregar copia do processo que justificaria essa contratação emergencial. A ação da gestão passada fere o inciso IV do art. 24 e o art. 26 da Lei de Licitações “ – declarou o advogado da Leblon, Guilherme Gonçalves.
NOVELA:
A disputa judicial entre a Estrela de Mauá, fundada por Baltazar José de Sousa, e hoje sob comando de David Barioni Neto, e a Leblon Transporte, da família paranaense Isaak, ocorre desde 2008.
A Leblon foi declarada pela Prefeitura de Mauá como vitoriosa da licitação após ter as alegações aceitas pela Justiça justamente a respeito da falta de experiência operacional da Viação Estrela de Mauá, que nunca havia operado ônibus antes do certame. A Estrela de Mauá recorreu, mas perdeu em diversas instâncias.
Em julho de 2012, a Prefeitura assinou um contrato com a Viação Estrela de Mauá, alegando que na ocasião o Superior Tribunal de Justiça havia reconhecido a vitória da empresa na licitação. Mas o STJ negou que tenha dado essa decisão e o ministro Ari Pargendler se manifestou contrário à decisão da Prefeitura. Diante disso, a Terceira Vara Cível de Mauá impediu a contratação de qualquer empresa de ônibus e a retirada da Leblon até o julgamento definitivo da disputa entre as duas empresas. A Estrela de Mauá recorreu no Tribunal de Justiça de São Paulo e por duas vezes teve os recursos negados.
Mesmo assim, no dia 27 de dezembro, a Prefeitura de Mauá assinou contrato emergencial com a Estrela de Mauá.
A atitude, depois de uma votação na Câmara para alterar a lei municipal de concessão de transportes, é vista como uma manobra da gestão de Oswaldo Dias para restabelecer o monopólio dos transportes municipais que por 30 anos ficou a cargo de Baltazar José de Sousa, que hoje opera o lote 01 da cidade.
A Estrela de Mauá, que quer o lote 02, foi fundada por ele. O atual presidente da empresa, David Barioni Neto, negou que a empresa ainda pertença a Baltazar.
“Eu não sou testa de ferro de ninguém. É um negócio sob minha responsabilidade, sempre tive o sonho de ter meu próprio negócio” – disse no primeiro dia de operação na cidade.
No entanto, a informação nos bastidores é de que a empresa ainda tem ligação e apoio de Baltazar e de outros empresários de ônibus relacionado a ele.

Motorista da Estrela de Mauá entra em rua errada no centro da cidade e tenta descer de ré na direção de uma via de grande movimento. Veículo também ficou entalado. Estrela diz que treinamentos a motoristas foram feitos e que antes de operarem, profissionais reconheceram as linhas.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

23 comentários em Viação Estrela de Mauá: empresa apresenta problemas na operação

  1. bem feito,assim a estrela para de brilhar.

  2. Esses ônibus novos da Estrela de Mauá são só disfarce, se ela conseguir permanecer em operação (que a Justiça seja feita e isso não aconteça) já, já começam a aparecer as carroças “importadas” de outros estados…..

  3. Gente… Acordem.. é obvio que está empresa é do Baltazar… O Barioni é o maior de todos os Laranjas.. Quem manda nessa empresa é o Baltazar José de Souza e seu filho Dielry Sousa.. não sejam burros.. Baltazar comprou o prefeito e todos os vereadores de Mauá para aprovarem essa lei a toque de caixa para autorizarem o volta do Monopólio em Mauá dias antes de terminar a Gestão do Prefeito e de todos os vereadores Bandidos que que temos no Município… Agora vamos ver oque o Sr. Donizete Braga vai fazer sobre isso, ou será que ele tbm já vou subornado pelo Coronel Baltazar???? Isso só me deixa indignada.. Agora me respondam uma coisa: Se o Prefeito fez isso com as linhas da Leblon para então disputar uma segunda opção para o Usuários, tendo assim uma outra opção de empresa com melhor qualidade, pq ele não fez isso tbm com as linhas da Viação Cidade de Mauá?? Já que ele parou metade da frota da Leblon, coloque ela para rodar nas linhas da Viação Cidade de Mauá, para então assim os passageiros optarem por uma outra empresa que ofereça melhor qualidade..

  4. Josue Marcio Lopes // 3 de Janeiro de 2013 às 14:08 // Responder

    Qualquer Prefeitura seria NAO deixaria uma empresa assim sem planejamento operar, ainda por cima da Leblon que nao e perfeita mas tava sim melhorando os transportes. Nada contra a Estrela; mas eles nao tem condicoes

    • Elias carneiro da silva // 1 de Fevereiro de 2013 às 01:10 // Responder

      Eles Não sabem o que falan, nós Somos Diferenciado na Cidade de Mauá SP, se for da permição de Deus, nós opera-sim e vamos prestar o melhor serviço do mundo do Brasil, a estrela Vai Brilhar é O, maior orgulho da nossa Cidade que mais crece em São Paulo.

  5. que burros … da 0 para eles!! hehehe
    ontem utilizei a linha 81 – Egnes pela amanhã, embarquei no Terminal do Zaíra,
    por essa linha fazer um caminho alternativo, paralelo a av. Castelo Branco,
    mas o motorista da Estrela fez o trajeto do Zaíra 4! muito desorganizado essa empresa…
    #ficaleblon

  6. É uma cachorrada o que a prefeitura de Mauá vem fazendo para beneficiar o Baltazar e prejudicar o cidadão. E uma prova de que isso só beneficia o cartel é a posição que o Diário do Grande ABC de Ronan vem tomando nesse caso, criticando de maneira veemente a Leblon, que está certa e sendo prejudicada, e apoiando as falacatruas da Estrela de Mauá. Mas tenho esperança que a justiça será feita.

    • ANDRÉ C. SANTANA // 6 de Janeiro de 2013 às 03:49 // Responder

      A população sofre com a falta de profissionalismo no transporte e com o descaso dos governantes. Projetos urbanos de mobilidades são desenvolvidos por pessoas sem qualificações especificas para o cargo. Quem sofre é o motorista que percorre trechos sem uma infraeestrutura adequada e ainda tem que arcar com as consequencias, por outro lado os passageiros que são transportados como carga sem qualquer valor.

  7. 1° de tudo rua estreita não é boa pra passar onibus

    2° o melhor que passou foi o mbb 1722 e o gran viale volvo

    3° essa ladeirinha não vai bem.

    • jose luiz santana de jesus // 4 de Janeiro de 2013 às 02:41 // Responder

      trabalho no transporte a 15 anos como motorista de onibus rodoviario urbano e com carreta sempre em volvo e scania o melhor onibus para esta rua é o marcopolo com chassi e motor volvo b12m no caso ai da leblon devido as seus nivéis de suspençao a ar.sou especialista em volvo com certificado de cursos de onibus e caminhoes feito na montadora volvo do brasil em curitiba tenho certificado da mesm

  8. Pode ter certeza que Oswaldo Dias se queimou com a população de Mauá, em 2014 terá eleições para deputados. Basta a população não votar em nenhum candidato petista de Mauá concorrendo. Outra coisa é o pessoal chamar o SP TV e pedir para o Marcio Canuto aparecer em Mauá e chamar a redação do CQC.

  9. Também acho que passou da hora de chamar a imprensa para divulgar o que está acontecendo na cidade. Muitos usuários precisam acordar e saber que as duas empresas não ficarão no lote 2. Esses intervalos curtos de horários das linhas é provisório e ilusório também. É preciso comparar, e é óbvio que o Grupo Leblon supera a concorrente. Em outras palavras, não há comparação!

  10. O povo de Mauá pelo menos tem que se protestar contra a prefeitura pela permanência da Leblon!

  11. A nova empresa está com a cara da cidade , parabéns ao prefeito PTralha pela escolha !

  12. Amigos, boa noite.

    Parabéns Thiago de Souza pelo excelente trabalho.

    Esse vídeo prova e comprova a “competência” de todos os gestores, públicos e privados.

    Se a divisão de lote fosse com a Metra vá lá, mas …

    Leblon, se eu fosse vocês eu saia dessa barca furada e ia operar num lugar mais profissional; não
    compensa operar com tanta dor de cabeça.

    Essa história já passou dos limites, nada mais a comentar.

    Att,

    Paulo Gil

    • antonio serra dutra alcantara // 4 de Janeiro de 2013 às 09:23 // Responder

      é um absurdo ter que ver esses lixo da estrela de maua rodando sem altorização da justiça cade as autoridades de maua a cidade esta sendo alvo de defamações por calsa da corrupção e ninguem faz nada é claro que esta empresa é do baltazar então por que eles não entrão no lote 1 ja que tem mais linhas´por que tem q ser no lote 2 da leblon prefeito donizete acho que vc ta pagando pra ver a população ir para as ruas protestar isso nunca acontecel aqui e vai acontecer logo no inicio do seu mandado vai pegar mal em toma uma providencia ranca logo essa cambada de bandido dai baltazar e sua corja limpa essa cidade e traz uma empresa de qualidade como a leblon para operar o lote 1 e deixa a leblon trabalhar em paz.

  13. não tô preocupado pois acredito naquilo que é certo (Leblon)mas chateado de alguma forma por falta de respeito da estrela,invadirão e só visão lucros sem se preocuparem com usuarios e municipio,fica minha queixa abraços !!

  14. Que coincidência!! O ônibus da Leblon foi o melhor de todos…Baltazar, deixa pra quem entende de transporte operar os ônibus…vc só entende de maracutaia…cara, seu tempo já passou, enfia o rabo no meio das pernas e vaza de SP, é um favor que vc faz….E cadê os defensores desses vermes? Apareçam agora, que tá cada vez mais fechando o cerco contra essa palhaçada toda…

  15. Deveria marcar o nome de todos os vereadores que aprovaram essa lei que beneficia o Baltazar e nunca mais votar neles porem o mauaense tem pouca memoria

  16. Essa estrela de Mauá ja esta ferrada infringiu uma lei federal ta ferrada, Baltazar se prepara pois sua casa vai cai, e pode ter certeza a Leblon não vai sair os caras trabalham bem e mais, o lote 1 corre risco tbm nas mãos da justiça, Baltaçar acorda meu cai fora enquanto é tempo o povo não é besta como antigamente todo mundo ja ta sabendo dessa sua safadesa.

  17. esly goncalves ferraz // 30 de Abril de 2013 às 02:20 // Responder

    donisete agora e hora de voce tomar uma atitude e melhorar o transporte a gente paga 3,30 para ir em pé em ums nibus quebrado caindo os pedassos na subida onde os onibus passam para ir para nova maua os onibus da cidade de maua vivem quebrados coloque a estrela para ela brilhar e melhorar o transporte publico de maua coloque ela no lote 3 iria melhorar muito o transporte os onibus da barao sao umas latas velha que voces tinlham que ter tira do faz tenpo mas a estrela que e otima voces tiram criam vergonlha na cara e melhorem o transporte de maua coloque a estrela ganlhou mais de 5000 votos o denisete para nada os deputados a prefeito nao vale nada so para mentir

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: