Viação Estrela de Mauá: entrada ainda é incógnita

Ônibus da Viação Estrela de Mauá. Mesmo horas antes de data anunciada por secretário de mobilidade urbana, entrada da empresa junto com a Leblon no lote 02 era uma incógnita. Não houve publicação no Diário Oficial do Município até às 20h50 e prefeitura também não tinha nenhuma informação.

Estrela de Mauá: entrada ainda é incógnita
Diário Oficial do Município não trouxe publicação até às 20h50 autorizando os inícios das operações. Mas grupo ligado a Baltazar José de Sousa diz que os ônibus vão para as ruas
ADAMO BAZANI – CBN
O início das operações da Viação Estrela de Mauá dividindo o lote 02 dos transportes da cidade do ABC Paulista com a empresa Leblon é cercada de indefinições e falta de comunicação da Prefeitura mesmo horas antes da data citada pelo secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos: sábado, 29 de dezembro
Renato assinou uma ordem de serviço e um contrato emergencial de seis meses com a Viação Estrela de Mauá nesta quinta-feira, dia 27 de dezembro de 2012. O contrato dá 50% dos serviços das linhas do lote 02 para a companhia que foi fundada por Baltazar José de Sousa, que deteve o monopólio dos serviços de transportes em Mauá por cerca de 30 anos. Hoje a empresa está registrada em nome de David Barione Neto, mas continua com ligações com o grupo empresarial de Baltazar.
O contrato emergencial com a Estrela de Mauá é visto como mais uma das várias ações de manobra nos últimos dias de administração do prefeito Oswaldo Dias para tentar restabelecer o monopólio das operações de ônibus.
Nesta sexta-feira, um dia antes do suposto início dos trabalhos da Viação Estrela de Mauá, não havia nenhuma informação oficial por parte da Prefeitura de Mauá sobre a mudança no lote 02. A assinatura pela Estrela de Mauá deveria ser publicada no Diário Oficial do Município, mas não houve versão impressa e a versão pela internet não trazia nenhum link ou publicação do ato de contratação da empresa até às 20h50.
A sexta-feira foi marcada por desencontros de informações. Nem funcionários do Terminal de Mauá sabiam ao certo o que poderia ocorrer.
O secretário de Mobilidade Urbana de Mauá não foi encontrado pela imprensa para esclarecer o que de fato deve acontecer neste sábado.
O grupo empresarial ligado a Baltazar afirmou que os ônibus serão colocados nas ruas, mas não se trata de informação oficial.
A Leblon Transporte de Passageiros ganhou a licitação para operar o lote 02 em 2008, mas desde esta época há uma disputa judicial entre a Estrela de Mauá e a companhia.
Três instâncias diferentes da Justiça reconheceram a vitória da Leblon que começou a operar em 2010.
A Estrela de Mauá tentou vários recursos contra a Leblon, mas perdeu todos eles. A empresa Leblon informou que “tem um contrato legalmente vigente com plena eficácia, resguardado pela Justiça”. Uma destas determinações judiciais prevê sanções ao poder público caso contrate outra empresa, como ocorreu.
A Leblon, ainda por meio de nota, afirmou que não assinou o contrato que divide os horários no lote 02 pelo fato de já ter assinado um contrato em 2010 com a Prefeitura e a Secretaria de Mobilidade Urbana. Segundo a empresa, este contrato está vigente e não foi rescindido. A companhia afirma também que opera com respaldo judicial.
A Leblon diz que vai operar normalmente neste sábado.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

11 comentários em Viação Estrela de Mauá: entrada ainda é incógnita

  1. Neste caso em específico, quando surgiram as decisões judiciais que, respaldam a atuação da Leblon, deveria ter sido pedida, a punição com pena de PRISÃO, aos agentes que compactuarem para transgredir estas decisões, pois afinal, já imaginaram passar o reveillon, dando feliz ano novo, para os “amigos” de cela.

  2. COMO PODE ACONTECER TAL FATO EM UMA CIDADE COMO MAUÁ O PREFEITO QUE INFELIZMENTE FAVOREÇE A ESTRELA DE MAUÁ QUE O POVO DE MAUÁ APRENDA UMA LIÇÃO OSVALDO DIAS NUNCA MAIS…..QUAL FOI $$$ A BAZE JURIDICA USADA PELO PREFEITO AO FAZER TAL MANOBRA A FAVOR DO BARÃO DE MAUÁ OS EMPRESARIOS E ADVOGADOS DA ESTRELA DE BALTAZAR SÃO CALTELOSOS E NUNCA DÃO ENTREVISTA NEM SE QUER NENHUMA INFORMAÇÃO DA EMPRESA APENAS NOS POPULARES DE MAUÁ OUVIMOS DOS FUNCIONARIOS DA VIAÇÃO CIDADE MAUÁ IREMOS TOMAR O QUE É NOSSO E QUE ELES IRIÃO COSSEGUIR TIRAR A LEBLON ……..HOJE AS ATÉ 09:03 DO DIA 29/12/2012 A PREFEITURA NÃO PUBLICOU NO DIARIO OFICIAL A ENTRADA DA ESTRELA DE MAUÁ.

  3. ADAMO DEIXO BEM CLARO SE A LEBLON SAIR DE MAUÁ RASGO MEU TITULO DE ELEITOR POR VOTAR EM UM CIDADE QUE JOGA A FAVOR DE INTERESSES DE POUCOS COMO OCORRE COM O GRUPO BJS (ESTRELA DE MAUÁ)QUE NÃO SE CONFORMA DA LEBLON SER UMA EMPRESA MAIS ORGANIZADA BEM ESTRURADA NÃO SOU FUNCIONARIO DA LEBLON SOU APENAS USARIO DA LINHA DA VILA ANA MAUÁ DESDE A ENTRADA DA LEBLON NUNCA MAIS FUI DE CARRO AO TRABALHO POIS COM ELA POSSO CONTAR

  4. LOTE 1 VIAÇÃO CIDADE DE MAUÁ ESTA UM CAUS COM OS ATRASOS DOS TRONCAIS LINHA 131 JARDIM ITAPEVA EA PREFEITURA CADE CADE O SECRETARIO QUE NÃO VE O CAUS SERA POR QUE NÃO PORQUE ELE TEM E ANDA DE CARRO DO ANO O PREFEITO NÃO ANDA DE ONIBUS PARA COMO E PESSIMO QUALIDADE DO DO SERVIÇO DO GRUPO BJS QUE SO VISA LUCRO E NÃO INVESTE NO TRANSPORTE DA CIDADE AGORA QUER PASSAR O LOTE 2 DA LEBLON PARA O MESMO GRUPO DO LOTE 1 AGUARDEM E VERÃO A RENOVAÇÃO DE FROTA DA ESTRELA COM VEICULOS VINDOS DIRETO DO RIO DE JANEIRO QUE NEM SE QUER SÃO ADAPTADOR PARA PORTADORES DE NESSECIDADES ESPECIAS…..A FISCALIZAÇAO DO LOTE 1 NÃO FUNCIONA POIS A EMPRESA (VCM)VE LUCRO SOMENTE COM ONIBUS CHEIOS ABARROTADOS MENOS VIAGEM MAIS GENTE NO VEICULOCADE O SECRETARIO DE MAUÁ CADE O PREFEITO QUE AGORA DEVE ESTA $$$$$$$$$$$ COM SUA BMW

  5. Jose Melo não sou morador de Mauá, mas te dou uma sugestão para que possa exercer sua cidadania. Procure reunir pessoas onde a Leblon foi afetada e faça um abaixo assinado e recolha assinaturas dos bairros e dos funcionários da Leblon. Entre com uma ação no Ministério Público e procure a reportagem do SP TV.

    • hoje tentei me expressar no diario do grande abc expressar minha opinião e me deparei com uma situação de imparcialidade pois meus comentario de cidadão usuario do sistema não publicado simplesmente por elogiar esta empresa (leblon transporte )que eu apoio como usuario das linhas lote 02 mas estou na medida do possivel passando ao povo de mauá a situação do lote 02 a situação prefeitura tentar impor o monopolio ganhando na ilegalidade

  6. http://www.radioabc.com.br/?modulo=reportagens&sessao=ouvir&idR=7545
    doutor Guilherme transparente diferentemente da estrela de mauá que trabalhao no escuro apoiada por meios ilegais e que tentão esconder da população a manobra politica sem explicação a não ser favorecimento que atende intereçe empresarias de um grupo que durante 30 pisou no povo de mauá…..Alias o dgabc nunca não compro nenhum jornal mas nem para por papel de chão jornal imparcial ligado ao grupo Bjs

  7. O Baltazar esta é arrumendo dor de cabeça, começou operar sem publicação nos editais municiais, esta invadindo o lote que pertence a uma otima empresa, esta indo contra uma lei FEDERAL que oficializou a leblon como operadora do lote 2, ele alem de levar uma multa, vai ter o risco deperder os 50% do lote 2 e ainda perder o lote 1, quero que a Leblon fique em Mauá e tenho certeza que ela e seus advogados vão ganhar mais uma vez o direito de rodar na cidade, pois não conseguiram tirar ela mais fazem manobras para prejudicalas, e como disse o presidente dela no video assima que a justiça seja feita ele mal sabe o que esta por acontecer, pois se o lote 2 tem direito a duas empresas o lote 1 não sera diferente.
    “marcos O diario do GRD ABC tem ligação com o baltazar, ele tem parentes que são diretores la”

    • estou decepicionado com o senhor osvaldo e copanhia não so eu mas a população de mauá o senhor podia sair mais limpo da prefeitura e o pior está ainda levando junto os nossos veriadore tambem( que covardia deixar os antigos coreneis voutar a comadar mauá ) muito bonito eu rasgo o meu titolo de eleitor e mando para rede record para comentar esse casso no balanço geral obrigado. direito do consumidor e do cidadão ( vamos acordar escolher a dedo os politicos eles vão pedier o nosso voto pode acredita.

  8. O mundo não acabou…é verdade….mais a estrela rodou….isso tbem é verdade!!!

  9. Carlos Alberto Vieira // 5 de Janeiro de 2013 às 13:40 // Responder

    O novo dono da empresa é Ronan Maria Pinto de Santo André.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: