Sogal anuncia investimentos em frota e tecnologia

Além de renovação de frota, Sogal, do Rio Grande do Sul, investiu em tecnologia embarcada para monitoramento dos serviços, comunicação entre motoristas e a central de operação, informações sobre linhas e horários em tempo real para os passageiros por totens e até em televisores para programação de entretenimento voltada para os passageiros. Foto: Traço

Sogal investe em tecnologia na frota
Companhia implanta Sistema Inteligente de Transporte para monitoramento e gerenciamento. Passageiros também contam com informações sobre linhas e horários, além de TV com programação especial a bordo

ADAMO BAZANI – CBN

A Sogal – Sociedade de Ônibus Gaúcha, empresa de ônibus que presta serviços em Canoas, no Rio Grande do Sul, anunciou que realizou investimentos em ITS – Sistema Inteligente de Transporte, que permite o monitoramento da frota e gerenciamento dos serviços. Os dados são enviados por sistema wireless, sem fio, para um Centro de Controle Operacional. Os veículos contam com equipamentos de GPS/GPRS que permitem o envio e as consultas dos dados referentes às operações de forma instantânea. Isso ajuda em intervenções rápidas, como alterações de itinerários e remanejamentos de frota por conta de alguma ocorrência e ainda cria um banco de dados para solução de problemas reincidentes e até mesmo para estudos e planejamento sobre possíveis alterações de acordo com as modificações da demanda ou perfis de deslocamento.
O Centro Controle Operacional também tem acesso, por este sistema, a dados como paradas e velocidade dos ônibus, localização e identificação dos veículos e dos motoristas.
O sistema também permite uma comunicação instantânea entre o motorista e o CCO, por mensagens pré-determinadas ou digitadas pelos técnicos do centro de controle.

PASSAGEIROS TAMBÉM TÊM ACESSO A INFORMAÇÕES:

O Sistema Inteligente de Transporte – ITS também permite que o passageiro tenha acesso a uma série de informações sobre os serviços de ônibus.
Painéis instalados em pontos e locais estratégicos da cidade informam as linhas que atendem a determinados trechos, os horários e a previsão de quanto o ônibus deve demorar para passar.
Outro recurso para o passageiro é chamado pela empresa de Informação Dinâmica.
Por ele, o usuário de transporte coletivo envia uma mensagem de texto SMS por celular com a identificação da parada onde pretende pegar o ônibus. Segundos depois, ele recebe como resposta as linhas que estão se aproximando do local informado pelo passageiro.
São cerca de 1500 pontos cadastrados com um código cada.

CÂMERAS DE SEGURANÇA E TVs:

Uma parceria comercial entre a Sogal e a Express TV também permitiu a instalação de câmeras de monitoramento, monitores LED Full HD e programação televisiva voltada para o público de transporte coletivo.
São quatro câmeras dentro do ônibus, que além de auxiliarem na prevenção de ações criminosas, acompanham o trabalho dos funcionários, as condições de trânsito e o fluxo diário de passageiros.
As informações também são transmitidas por sistemas sem fio para uma Central de Controle de Imagens.
A Express TV, segundo a Sogal, possui uma programação que intercala anúncios publicitários e assuntos como utilidade pública, cultura, moda, esportes, lazer, gastronomia e entrevistas.
A audiência estimada pela empresa é de 1,5 milhão de pessoas por mês.
Todos estes equipamentos já estão disponíveis nos ônibus da Sogal.
A frota é de 140 veículos, todos da encarroçadora Marcopolo, com modelos como Torino, Senior Midi e Senior.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: