Cartão BOM é aceito em mais 22 estações de trem e metrô

Passageiros de ônibus intermunicipais que servem 39 cidades da Grande São Paulo podem usar o Cartão BOM em mais 22 estações de trens e metrô. A integração é apenas física, mas deixa a troca de conduções mais prática. Foto: Adamo Bazani

Cartão BOM pode ser usado em mais 22 estações de trens e metrô
Com o bilhete de ônibus intermunicipais, maior parte das estações garante apenas integração física e não tarifária
ADAMO BAZANI – CBN
O Governo do Estado de São Paulo anunciou que a partir desta segunda-feira, dia 17 de dezembro, de forma gradual, mais 22 estações de trens da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e do Metrô vão aceitar o Cartão BOM para integração física, com o objetivo de facilitar o pagamento das tarifas dos transportes ferroviários.
O cartão BOM – Bilhete de Ônibus Metropolitano – é usado nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – e nos veículos da Metra, que opera o Corredor ABD, que liga São Mateus (zona Leste da Capital) ao Jabaquara (zona Sul) pelos municípios de Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema, além da extensão entre Diadema, no ABC, e a estação Berrini, da CPTM, na zona Sul de São Paulo.
A solenidade de anúncio da ampliação foi feita na manhã desta segunda-feira, pelo governador Geraldo Alckmin, na estação Corinthians – Itaquera, uma das que vão oferecer o serviço.
Além dela, o BOM será aceito em estações como Osasco, Carapicuíba e Brás, o que deve beneficiar cerca de 100 mil passageiros por dia que usam para o mesmo deslocamento ônibus metropolitanos e trens ou metrô.
Mesmo sem dar desconto com o metrô e trem na maior parte das integrações, o uso do BOM é visto como prático, já que com apenas um cartão será possível pagar mais de um meio de transporte, sem necessidade de portar vários passes e ficar a cada mudança de modal mexendo na carteira ou na bolsa. Além disso, se o cartão for perdido, extraviado, furtado ou roubado, o passageiro pode bloqueá-lo sem perder os créditos, o que é impossível de fazer com os bilhetes de papel com traja magnética dos trens e metrô.
Esses bilhetes, no entanto, continuam sendo aceitos normalmente nas estações.
Nas 39 cidades da região metropolitana, o BOM tem diversas modalidades:
Vale Transporte – adquirido pelo empregador
Empresarial – adquirido pelo empregador para transporte de prestadores de serviços que não sejam vinculados à sua empresa, podendo ser carregada a quantidade no valor certo das passagens a serem usadas.
Comum – que pode ser comprado e carregado por qualquer usuário.
Escolar – destinado a alunos e professores que têm direito a redução de 50% do valor da passagem
Sênior – para pessoas com idade de 65 anos ou mais
Especial – para pessoas com deficiências impossibilitadas de trabalhar ou menores de 16 anos nestas condições.
Municipal – é usado nas linhas municipais que aderiram ao Cartão BOM. Entre as quais estão Carapicuíba, Cotia, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Mairiporã, Ribeirão Pires, Poá, Rio Grande da Serra, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.
O Cartão BOM pode ser solicitado em lojas da Autopass, pelo telefone 0800 771 1800 ou pelo site http://www.cartaobom.net/index.aspx

CONFIRA O CRONOLOGIA:

Dia 17/12
Estações do Metrô: Itaquera, Brás, Carrão, Penha e Barra Funda (Linha 3);
Estações da CPTM: Osasco, Carapicuíba e Barra Funda (Linha 8), Itaquera (Linha 11), Brás (Linha 12).

Dia 22/12
Estações da CPTM: Mogi das Cruzes, Estudantes, Guaianazes (Linha 11); Itaim Paulista, São Miguel, Comendador Ermelino (Linha 12); Itapevi (Linha 8)

Dia 27/12
Estações do Metrô: Armênia, Tucuruvi (Linha 1);
Estações da CPTM: Caieiras (Linha 7), São Caetano (Linha 10), Grajaú (Linha 9).

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

6 comentários em Cartão BOM é aceito em mais 22 estações de trem e metrô

  1. Mais uma vez o novo já nasce velho!

  2. Estou espantado com a velocidade de implantação.

  3. Tava na hora do metro e cptm criar vergonha na cara e disponibilizar para todos os usuarios da EMTU uma integração gratuita entre os sistemas através do Bom. Acho interessante e ao mesmo tempo inconformante somente o pessoal da Linha 5 do metrô terem esse beneficio. Acho q estações como a Butantã, Faria Lima, Pinheiros, Clínicas, Tucuruvi, Santana, Santo Amaro, entre outras inúmeras que recebem ônibus intermunicipais em seu entorno teriam condições de oferecer serviços mais econômicos aos seus usuários.

  4. Gostaria de ter mais informações sobre essa integração. Quem usa o trolebus e o metro com cartão escolar, tem direito a essa integração? E qual o procedimento?

  5. girlane lima de macedo // 12 de Maio de 2013 às 02:07 // Responder

    quem usa um onibus e um trem com o bom vt ,tem integração?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: