“Em tudo, dai graças”

onibus

Nenê Constantino, ao Centro, conversa com os jornalistas Adamo Bazani (Blog Ponto de Ônibus) e Hélio Luiz Oliveira (Revista In Bus).

Para agradecer sempre
Evento de Ação de Graças promovido pelo Grupo Comporte foi marcado por emoção e pelo sentimento de que por mais difícil que possa parecer a vida, há sempre motivos para gratidão
ADAMO BAZANI – CBN
“Todos nós temos motivos para dar graças”. A frase estampada na bancada de discursos refletia bem o intuito de mais um “Dia de Ação de Graças”, comemorado desde 1999 pelo Grupo Comporte, de Constantino Oliveira e família, que controla empresas como Piracicabana, Itamaraty, União, Breda, Pássaro Marron, Expresso Maringá e tanta outras.
A família também é detentora da Gol Linhas Aéreas.
O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira, dia 22 de novembro de 2012, na garagem da empresa de ônibus Breda, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
A inicitiva surgiu em 1999, quando depois de viagem pelos Estados Unidos, Ricardo Constantino, um dos diretores viu a importância da celebração, tradicional naquele país, e percebeu que o grupo poderia fazer algo semelhante.
No encontro, não havia barreiras e hierarquias. Os diretores da empresa se confraternizavam com os funcionários mais simples e o evento foi de união e reflexão.
Todos foram levados a entender que, por mais penosa que a vida parece ser, o ser humano tem muito a agradecer todos os dias. Agradecer não é se conformar com a situação ruim, mas valorizar o que a vida oferece de bom.
Um ato ecumênico fez com que todos refletissem sobre as coisas na vida que realmente importam.
“Temos vários motivos para dar graças, principalmente pelo dom da vida. Com isso, encontramos paz. E a paz não cai pronta do céu. Depende da ação de cada um de nós” – disse o padre Rildo.

ônibus

Coral Conviver, Coral Montecarlo, cantores e ao centro, a soprano Giovanna Maia: emoção e exemplo de luta. Foto: Adamo Bazani

“Deus nos ensina que em tudo devemos dar graças. A frase parece ser forte. Como eu vou dar graça num momento ruim? Mas o apóstolo Paulo, inspirado por Deus, é sábio ao dizer que devemos nos gloriar nas tribulações, pois delas surgem a perseverança, a experiência, a esperança e a paciência. Sempre passamos por momentos difíceis. Assim, quando adquirimos experiência numa tribulação, estamos preparados para conquistas em lutas maiores” – explicou o pastor Roberval.
E o setor de transportes é um dos motivos de agradecimento de Constantino Oliveira, o Nenê Constantino. Ele conversou rapidamente com o repórter Adamo Bazani, do Blog Ponto de Ônibus, e relembrou do início de sua trajetória no setor pelo qual admite uma verdadeira paixão. (Você confere a entrevista em vídeo, embora que o áudio não saiu bom, pois foi feito por um equipamento amador)
“Estou muito feliz de estar aqui. Nós temos muito a agradecer, a Deus, aos amigos, funcionários…. Eu trabalho com transportes desde os 07 anos de idade, qiando eu transportava verduras. Depois, já com dez anos atuei com caminhão. Aos 18 anos, ingressei no transporte de pessoas, com jardineiras (ônibus rústicos de madeira). Também atuei com pau de arara (caminhões que eram usados para transportes de pessoas) até chegar onde estamos. Hoje estou com 81 anos, mas quero viver pelo menos mais quarenta” – comemora Nenê Constantino.
A paixão do empresário pelos transportes é tão grande que ele mantém um museu dentro da garagem da Breda, em São Bernardo do Campo, que retrata parte da história dos transportes e sua história pessoal, afinal ambas se complemtentam.
Além, de documentos, fotos e miniaturas, o espaço reúne veículos antigos raros de diversas épocas. São carros de passeio, kombi, caminhões e, é claro, ônibus.
Aliás, um ônibus mais significativo que o outro, a começar da jardineira de 1929, passando por outra de 1947, pelos exemplares da antiga Carroceria Nicola (hoje Marcopolo), pelos trólebus da CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos – até os monoblocos da Mercedes Benz, desde o O 321, O 326, O 362, O 364 e o O 371. Exemplares raros e que mostram como os transportes refletiam o dia a dia das pessoas e o desenvolvimento da nação.
O museu é conservado pelo colaborador Cecílio, outro apaixonado pela história dos transportes e é um dos espaços mais admirado por um dos diretores do grupo, Joaquim Constantino.
E por falar em história, o presidente do Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, Antônio Kaio Castro, que reúne a VVR – uma exposição de ônibus e caminhões que marcaram época, foi um dos homenageados no evento. No próximo sábado, dia 24 de novembro, Kaio completa 60 anos, dos quais muitos dedicados aos transportes e sua memória.
ônibus

ônibus Monoblocos

Museu dos Transportes, na garagem da Breda, em São Bernardo do Campo, guarda verdadeiras reliquias. São fotos, miniaturas, documentos e claro, veículos antigos muito bem conservados. Foto: Adamo Bazani

Além dos atos religiosos, o 13º evento de Ação de Graças foi marcado por muitas músicas e apresentações artísticas.
O motorista “Pagé” arrancou sorrisos da platéia com uma espécie de stand up bem à brasileira.
As músicas emocionaram, como as apresentações de violinos, tenores, cantores. Mas um dos momentos especiais foi a apresentação da soprano Giovanna Maia, que é deficiente visual e parece cantar com a alma.
“Eu sou motivo de agradecimento. Eu agradeço pela minha falta de visão. Com poucos meses de vida tive um câncer. Os médicos deram no máximo mais seis meses para mim. A única coisa que ficou daquele câncer foi a minha falta de visão” – disse a bela jovem.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

16 comentários em “Em tudo, dai graças”

  1. Ádamo Bazani retrata em seu blog um momento impar em nossas vidas. Como disse acima, sem barreiras hierarquicas os diretores, seus colaboradores e convidados prestam Graças a Deus, no Dia de Ação de Graças. Uma festa que esperamos se perpetue e seja exemplo a ser seguido por todos, patrões e empregados, sem distinção, pois nos completamos quando entendemos que somos um.

  2. Amigos, boa noite.

    Descobri um TESOURO, o museu particular do Sr. Nenê Constatino; sensacional ver um Nicola.

    Eu pergunto e sugiro:

    1) O museu é aberto ao público ou é possível conhecê-lo via Internet?

    2) Caso a resposta seja negativa, por gentileza Sr. Constantino, estude a possibilidade de
    abertura ao público, ou disponibilização do mesmo via Internet (tour virtual).

    3) Há no museu um daqueles GM (não sei o código) que trabalhavam antigamente no aeroporto de Congonhas?

    4) Kaio, sugiro que na VVR 2013, essa jóia de Nicola esteja lá para todos apreciarem?

    Parabéns ao Sr. Nenê Constantino pelo seu trabalho.

    Adamo, você marcou mais um Golllllllllllllllllllllllllllllllllll.

    Att,

    Paulo Gil

    • Complementando:

      – O GM que me refiro no comentário acima, era o da Breda.

      – Um vídeo do Museu do Sr. Nenê Constantino contando toda a sua história e depoimentos do mesmo e após postado aqui no Blog, também seria
      legal para que todos pudessem conhecer.

      – É uma bela ideia; fica ai a sugestão para o Departamento de Marketing da Breda.

      – Só não esqueçam do autor da ideia e os meus royalties (pode ser um microônibus usado).

      Att,

      Paulo Gil

      • oLÁ AMIGO PAULO GIL, TUDO BEM?

        O Museu deve ser inaugurado entre dezembro e janeiro e ser aberto a visitantes, desde que marcando antes.

        Tem outras peças lindas neste museu. É que por causa do tamanho de arquivo não pude postar todas aqui. Mas estão no meu Facebook.

        Abraços.

  3. Assim como o amigo Gil, também digo que você Adamo marcou um golasso, realmente a história do Sr. Constantino é fascinante para qualquer busólogo ficar horas e horas ouvindo, sugiro que na inauguração desse museu nós admiradores façamos uma ida até lá e se possível que sejamos levados num dos ônibus da Breda, pois essa vista equivale a uma VVR, sendo assim Adamo marque uma visita de todos nós nesse museu e se possível que o Sr. Constantino esteja por lá para conversar com os busólogos e contar essas histórias. Acabo de ver o acervo no facebook , deixa a gente com água na boca pra ver as preciosidades de perto. Forte abraço

    • Roberto, boa noite.

      ÓTIMA IDÉIA !

      Tô nessa.

      Espero que essa sua ideia se torne realidade.

      Já pensou O Adamos e todos os comentaristas do Blog saindo da Praça da Sé, num GM da Breda nos levando até o museu.

      Nooooooooooooooooooooossssa…

      Contamos mais uma vez com a colaboração do Adamo para viabilizar esta sua ideia
      e publicar data, hora, ponto de encontro e tudo mais.

      Vamos torcer.

      Att,

      Paulo Gil

  4. Adamo, boa noite

    Tudo bem graças a Deus. Desejo que você esteja ótimo também.

    Pelo visto está, pois está produzindo como nunca.

    Acredito que todos estão adorando, apesar de eu estar tirando o atraso do feriadão.

    Rssssss…

    Ótimas notícias e obrigado pela sua atenção.

    Vou olhar no face.

    Já comece a ir compilando o seu livro – “O BUZÃO NO BLOG DO ÁDAMO”.

    Estou com umas sugestões de matérias e em breve lhe enviarei estas via e-mail para
    sua apreciação.

    Forte abraço!

    Paulo Gil

  5. Adamo, boa noite

    Entrei no face e vi as fotos dos Breda, principalmente o O 321 com a verdadeira pintura da Breda, muito legal.

    E o O 362 com a pintura da Manoel Rodrigues, show !

    Mas no Caio Verona precisa ser colocado os faróis originais, pois eram quadrados e não redondos como está; creio que dá para corrigir antes da inauguração.

    A esperança é a última que morre.

    Será que no museu tem o GM com a verdadeira pintura da Breda.

    Suspense…

    Att,

    Paulo Gil

  6. Estamos diante da história dos pioneiros dos transportes! Parabéns aos Senhores Camilo Cola, Abilio Gontijo e Nenê Constantino!

  7. Sérgio Santo André // 23 de novembro de 2012 às 14:16 // Responder

    Sei que muita gente vai me criticar, mas esse senhor, apesar de representar um grande empresário dos transportes, foi prejudicando muita gente que dependia do trabalho em suas empresas que ele subiu na vida, infelizmente hoje tivemos mais uma confirmação disso, a Webjet acabou de ser extinta pela Gol, que todos sabem pertence ao grupo dos Constantinos, com a demissão de mais 850 funcionários. Talvez o momento seja de lamentar e não agradecer…

  8. Parabens.. como sempre muito bem informado…ABÇS..

  9. Como seres humanos costumamos mais reclamar do que agradecer,infelizmente.

  10. Excluíram meu comentário, mas eu posto novamente, não tem problema:

    ” Um dia está abraçado com o cara, no outro estará o criticando na primeira oportunidade. Falta de caráter e falsidade parece que se tornaram características essenciais no meio jornalístico, uma pena! ”

    Podem excluir novamente, escreverei novamente, lamento profundamente estarmos vivendo uma falta de liberdade de expressão tremenda.

    • Quando há notícias negativas são publicadas, mas também, quando há as positivas, elas ganham espaço. Afinal, o espaço não está para falar bem ou mal de ninguém. Apenas noticiar!

      Agora, o termo que você usou “falta de caráter” não foi educado de sua parte.

  11. Josue Marcio Lopes // 24 de novembro de 2012 às 08:49 // Responder

    Nossa. Que corneteiro esse Bruno. Isso que ele postou nao e critica e sim inveja pura. Ele que queria estar no lugar do Adamo.
    Afinal deve ser outro cidadao consciente e valente so atras da tela do computador.

  12. Poderiam ter convidado o pessoal da Webjet também para participar deste dia de “ação de graças”…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: