Aumento de passagens de ônibus: Prepare seu bolso

onibus

Em ano eleitoral, o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, congelou o valor das tarifas de ônibus e aumentou para R$ 821 milhões os subsídios para as empresas operadoras. Agora, o aumento acumulado deve ser repassado para o cidadão e a tarifa pode ultrapassar R$ 3,25. Em 2013, os subsídios serão menores.

Haddad vai “herdar” reajuste da tarifa
Valor de R$ 3,00 foi segurado por Gilberto Kassab no ano de eleição. Cidades do ABC Paulista devem ter reajustes também até o início de 2013
ADAMO BAZANI – CBN
Vários prefeitos em diversas localidades do País “herdaram” um presente nada bom para o início dos seus mandatos. Eles terão, logo nos primeiros meses, de aplicar um remédio nada agradável: aumentar as tarifas de ônibus para equilibrar os gastos e as receitas dos sistemas.
E, em muitos casos, o eleitor/cidadão/passageiro pode preparar o bolso. Os aumentos não devem ser pequenos.
Isso porque, em ano de eleição, muitos prefeitos, para conseguirem se manter no cargo ou colocarem seus sucessores, congelaram em 2012 os reajustes.
Os que conseguiram se reeleger e os que assumem novos mandatos, sendo ou não de oposição, inevitavelmente agora vão ter de elevar o valor das passagens.
Em São Paulo, Fernando Haddad já admitiu que terá de aplicar reajuste logo no início de seu mandato, nos primeiros meses de 2013.
O prefeito que termina agora seu mandato, Gilberto Kassab, aumentou os subsídios para as empresas de ônibus, alegando o alto peso das gratuidades, e manteve as tarifas.
Neste ano, os subsídios foram de R$ 821 milhões, o maior da história do sistema de transportes de São Paulo.
Para 2013, a administração Kassab enviou à Câmara de Vereadores uma proposta de subsídio bem menor: R$ 660 milhões. Com isso, o aumento das passagens será certo.
Em 2011, o reajuste foi acima da inflação chegando a 11,11% quando passou de R$ 2,70 para R$ 3,00.
Ainda não foram definidos os valores, mas estima-se que podem ficar em torno de R$ 3,25.
Em entrevista a diversos órgãos da imprensa, Haddad disse que vai seguir somente o aumento dos custos para operar ônibus e não permitir elevações acima das variações de preços dos veículos, diesel, óleo lubrificante, pneus, peças, insumos e salários de categorias, como motoristas e cobradores.
O problema é que muitos índices estão acumulados por conta do congelamento promovido por Kassab e isso deve se refletir nas tarifas.
Na verdade, com os subsídios, de forma indireta, o cidadão contribuiu para as tarifas. Mesmo assim o acumulado será repassado.
A Prefeitura de São Paulo diz que os subsídios não foram para bancar o congelamento das tarifas e sim por conta das gratuidades e integrações.
Mas surge uma dúvida. No ano que vem, os subsídios deverão ser menores. Significa que menos idosos, portadores de deficiência, policiais e carteiros vão andar de ônibus?
Assim, mesmo que as gratuidades entrem na conta dos subsídios (o que é verdade), a questão de segurar tarifa em ano eleitoral é um fato que não pode ser mascarado.
OUTRAS CIDADES:
O que deve ocorrer em São Paulo também acontecerá nas cidades da Região Metropolitana.
No ABC Paulista, onde em várias cidades também congelaram as tarifas no ano de eleição, os valores pedidos pelas empresas de ônibus podem chegar a R$ 3,40.
Os municípios também vão tentar que o valor fique em torno de R$ 3,25.
Já começaram movimentações neste sentido.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

42 comentários em Aumento de passagens de ônibus: Prepare seu bolso

  1. Se Aumentar 10 Centavos Até aceito ai fica 3,10…Mas Praticamente quer aumentar todo ano daqui a pouco estaremos pagando R$10,00 reais de tarifa!Espero que Com o Aumento tbm melhor de vez o transporte.

    • Só lembrando que nenhum brasileiro tem reajusta anual de 11% em seu salário. Assim como a Receita Federal não reajusta anualmente em 11% o valor mínimo mensal para contribuição ao IR. Os reajustes são sempre na base do aumento acima da inflação para qualquer coisa (por isso duvido até a morte que a inflação anual seja só esse 5,5% que anunciam por ai). A oneração que se faz no custo dos produtos e serviços em breve torna nosso país miserável em algo, além de tudo, inviável, eis que nosso custo de vida é um dos maiores do mundo sem a devida correspondência em qualidade. E a abusividade se explica por uma palavra maior: ganância!

      • è Dificil Pq Aqui No Brasil Não Se Pode Comprar um Carro 0km,Não se pode comprar uma casa,os impostos São Altos e os mtos vagabundos de politicos ganham 30 a 70 Mil Reais e Mtos Ganham 650 De Salario sendo que hoje mtas pessoas pagam aluguel e um aluguem é a base de 600 reais!!!Assim Estamos Perdidos!Faz a comparação de coisas em preços aki com EUA e outros paises pagamos mto mais!

      • Wallyson Carvalho // 6 de novembro de 2012 às 16:28 //

        Ai esta a questa Rafael vc esta muitooo errado,pq os vereadores da cidade de Rio das Ostras no estado do Rio de Janeiro teram para o ano de 2013 reajuste salarial de mais de 200% e em outras cidades teram de 55%,60% entre outros absurdos e eu acho que eles são brasileiros.Bem acho que isso é uma pouca vergonha mais o povo se deixar ser engando a cada eleiçao,a capa Copa de 2014 que aceitam,a cada olimpiadas,temos pessoas morrendo nas filas de hospitais,corpos jogados em corredores esperando a hora de terem aliaviados suas dores pela morte.E esses cidadães brasileiro mostram seu amor pela nossa patria amada BRASIL!!!!!

    • Wellington, desculpe, mas acreditar que o aumento da tarifa irá gerar uma melhoria no transporte, é como acreditar em Papai Noel, é bonitinho mas não existe. Estes aumentos, segundo eles, é para cobrir a inflação. Então sempre darão esta desculpa.

  2. Amigos
    Não sei se entendi direito, mas parece que tem projeto Federal de redução de impostos sobre os itens relativos ao transporte coletivo – que o nosso futuro prefeito, bem ligado ao Gov Federal, deveria buscar – em beneficio da população – para evitar o aumento das passagens.
    Essa é a hora de “provar” sua ligação propalada durante as eleições, pois, a industria automobilstica e a da chamada linha branca de eletrodomesticos tem conseguido (embora de forma parcial) com a redução do IPI.
    Ou as Industrias tem mais força politica que os nossos próprios politicos.

    abs.

    • CARAMBA VOCES QUE VOTARAM NO HADDAD ,ACREDITA MESMO QUE A DILMA VAI DEIXAR DOS PROJETOS DELA PARA FAZER O NOME DO HADDAD?
      POR ACASO VCS TAMBEM ACREDITAM QUE BRASIL É SÓ SÃO PAULO?
      NO RESTANTE DO PAIS ESTA AS MIL MARAVILHAS ?

  3. Não que seja barato, mas são dois anos de inflação…

  4. Ainda mais com esse bilhete mensaleiro que está por vir….. aumento de subsídios até a estratosfera. Preparem o bolso mesmo!

  5. Amigos, boa tarde.

    O aumento não é nada, O PIOR É ANDAR NUM APACHEZINHO BALEADO COMO ESSE
    DA FOTO.

    São tão velhos que a maioria deles nem consta o ano da fabricação.

    Fiquem tranquilos que nenhuma empresa operou com prejuízo, o aumento foi dado sim,
    só que de uma forma indireta.

    Agora é a hora do repasse aos cofres da PMSP.

    Essa história é tão velha quanto a saudosa CMTC.

    Att,

    Paulo Gil

  6. Aumento da tarifa dos transportes coletivos sempre assuntam o cidadão, embrora é muito preocupante pois nóis passageiros é quem pagamos sempre a conta.
    Como disse
    “Wellington disse:
    Se Aumentar 10 Centavos Até aceito ai fica 3,10…Mas Praticamente quer aumentar todo ano daqui a pouco estaremos pagando R$10,00 reais de tarifa!Espero que Com o Aumento tbm melhor de vez o transporte.”
    Olha o aumento da tarifa nunca é bem visto, pois não houve qualquer melhorar no transportes coletivo, sempre lotados ou superlotados, embora algumas empresas tenham renovados suas frotas ainda faltam fazer muito mais, aumentando as frotas nas ruas, diminuindo as superlotados e o tempo de espera dos passageiros nos pontos, criando melhores itinerários, e itinerários novos.
    Agora em questão da Prefeitura de SP, o novo Prefeito deve aumentar sim, mas não somente a tarifa e também o tempo do BILHETE ÚNICO,de 3 horas passando para as 6 horas de integração, assim seria uma tarifa mais justa, e ainda cobrar das empresa um transporte coeltivo de qualidade, acessivel, pontual, e confortablidade para a socieade que utiliza o tranporte coletivo .

    • Bilhete ùnico Mensal só em 2014!!!! Aumento de ônibus para 2013, grande prefeito!!!!

      • MICHELLE YAMANAKA // 7 de novembro de 2012 às 16:32 //

        O PRIMEIRO ANO DE UM PREFEITO É DE ELABORAR PROJETOS E SOMENTE NO SEGUNDO É POSTO EM PRÁTICA. ESTUDAR ANTES DE CRITICAR SERIA BOM.

    • Se aumentar a frota ai que não anda mesmo, eu moro na zona Sul, no capão aqui o corredor de ônibus em horário de pico PARA TUDO. Eu acho que teria que criar mais terminais para ter acessos melhores , mais também teremos que ver que agora com os monotrilhos muita coisa ira mudar, quer dizer ajudará. A questão é ate QUANTO vai custar do nosso Bolso, ter um carro e mais viável gasolina 2.50/ passagem 3,00

  7. Sérgio Santo André // 5 de novembro de 2012 às 12:44 // Responder

    Ora, todos já deveriam estar acostumados, esse sempre foi o presentão de ano novo que a população ganha depois das eleições não é mesmo ???? Reclamar prá que ????

  8. O kassab vai deixar a bomba no colo do haddad, quero que os dois se danem ! são farinha do mesmo saco. SP merece os prefeitos que tem porque vota por impulso.

  9. Pois é bem feito para quem elegeu esse prefeito ele vai aumentar a passagem como de costume os prefeitos do pt fazem em são paulo e o tal do bilhete unico que ele disse é soh para 2014 a cara é o povo paulistano boicota o transporte publico pq é a unica cidade que tem a tarifa de transporte mais cara do pais

  10. Pagar R$ 3,00 de passagem já é um absurdo, esses aumentos vão durar até quando? Esse é o presente de ano novo que receberemos do novo prefeito? Como o colega disse, daqui uns anos estaremos pagando R$ 10,00 pela passagem. Se pelo menos a qualidade do transporte valesse tudo isso, tudo bem, mas não. Se for avaliar o valor da passagem de acordo com a qualidade do transporte público a passagem deveria ser R$ 1,00, chutando alto ainda.

    Espero não ter me arrependido de ter votado em você no segundo turno, sr. Fernando Haddad.

    Isso é um absurdo !

  11. Absurdo essas administrações e é um total desrespeito com a população tendo em conta que não foram feito melhorias consideradas no transporte publico de São Paulo, ônibus biarticulados é consequência e não beneficio tendo em vista que os que já estavam em operação “articulados” já rodavam lotados principalmente aqui no Jardim Ângela zona sul. É uma palhaçada vai usar a linha 737A-10 terminal sto amaro / terminal Ângela pegando do terminal santo amaro, alem das filas 4 ou 5 da linha ainda por cima sai um ônibus do terminal a cada 20 minutos lotados sendo que um ponto a frete a linha do terminal do campo limpo sai 2 biarticulados a cada 10 minutos. Bela divisão essa já que a empresas operão seu veículos da maneira que bem entendem já que não existe fiscalização e sim a industria da multa. Mobilização população não podemos aceitar sermos usados como fantoches sem atitude, vejam em outros pais como que a população reage com a politica. MOBILIZAÇÃO E ATITUDE POVO PAULISTA!!!

  12. Bom post… importante divulgar isso, porque aquela imagem do jornal sensacionalista que já pôs essa na conta do Haddad tá rodando a internet.

  13. é só vcs verem o que a Martaxa fez no transporte criando esse consórcios de merda e acabando com empresas e linhas de ônibus da cidade e colocando lotações no lugar dos ônibus…..

  14. O que poderíamos esperar dos políticos brasileiros não é mesmo? Dale Brasil!

  15. Nossa que Absurdo é esse, em Santo André termos de pagar R$2,90 ja é caro, porque voce nao fica 10 minutos dentro de um onibus, praticamente na cidade toda só tem onibus que vai até o centro, voce passa mais tempo esperando do que dentro dele… inacreditavel

  16. Nossa…Além de nós sermos transportados que nem sardinha vai aumentar a passagem;sendo que jà ta alta…VAi tomar Banho””…Enquantos eles estão andando com os carrão la o povo ta aqui sofrendo alem de ter de trabalhar tem que aguentar tumulto no onibus ainda pagar mais caro…

  17. mano como pode pode votamos no haddad p termos algo melhor`algo novo na politica pois apostamos e acreditamos q ele iria fazer algo pelo nos pais mas vejo qn tds politicos sao iguais entao n temos opcao…..ae haddad faz por merecer o nosso voto blzzz

  18. ESSE É O CARA QUE DISSE QUE IRIA SAIR COM A CAMISA MAIS LIMPA DO QUE ENTROU,
    E EU ACREDITO NELE, AFINAL DE CONTAS E JA VAI DAR UM BOM AUMENTO NA PASSAGEM DOS ONIBUS E JA GARANTIA A COMPRA DE UMA CAMISA NOVA.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    É O PT DOS TONTOS E DAS BESTAS QUE AINDA ACREDITAM NELES.

  19. Queem Mandou Votarem No Mensalão…Só querem Ganhar dinheiro do Povão KKKK””

    • Por dinheiro nos cofres das empresas é fácil…difícil é legalizar a situação trabalhista dos operadores do sistema sub-estrutural… com a remuneração na média de R$ 1,30 dá pra acredita!!!

  20. ? O reajuste no salário mínimo será de 8%, e vai corrigir 11% da passagem, sendo que o transporte público de São Paulo é um lixo

  21. É interessante ler esses comentários, onde a responsabilidade é imposta exclusivamente ao poder executivo. Penso eu que o meu país será gigante sim quando seu povo entender seu legislativo. Sua vidas são dessa forma pq temos belos deputados e vereadores. Agradeço ao monte de imbecis que vota em vagabundos e desonestos sem pesquisar e dps não os cobra!!!! São bem remunerados e não representa ninguém, exceto a si próprio. Existem muitos culpados, acreditem! Pesquisem! Eu os desafio a se conscientizarem!

  22. Aumentar tarifas é fácil… mas e aí?? Melhorar o transporte, nem pensar né?! Ônibus, lotações, estações de trem/metrô extremamente lotados em hr de pico e os trabalhadores e estudantes é que sofrem.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: