Iveco já vendeu 7 mil ônibus para o Caminho da Escola

ônibus escolar

Iveco vai entregar no ano que vem 1300 unidades do modelo CityClass para o Governo Federal após ter vencido mais uma licitação do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. Com isso, desde o início do Programa Caminho da Escola, em 2009, foram 7 mil unidades, de acordo com a empresa. Modelo possui poltronas destinadas para estudantes, equipamentos de segurança, como luzes intermitentes para garantir embarque e desembarque dos alunos com mais tranquilidade e sistema de ventilação forçada que renova o ar 30 vezes por hora. Foto: Divulgação Iveco.

ônibus escolar

O Programa Caminho da Escola quer reverter ou minimizar a constância de imagens como esta. Só a Iveco já vendeu 7 mil micro-ônibus escolares para transportes de estudantes em áreas de difícil acesso, desde o início da ação do Governo Federal em 2009. Apesar de os micro-ônibus do programa terem ajudado a diminuir a evasão escolar, ainda há muitas cidades que, quando têm transportes para os alunos, eles são feitos em ônibus velhos dispensados dos serviços urbanos comuns, ou até mesmo em caminhões. Foto: Alagoas 24 Horas.

Iveco acumula venda de 7 mil CityClass
Veículos são usados para transporte escolar em áreas de difícil acesso pelo Programa Caminho da Escola do Governo Federal. Para o ano que vem, empresa entrega 1300 unidades
ADAMO BAZANI – CBN
Conforme o Blog Ponto de Ônibus / Canal do Ônibus adiantou na cobertura da Fetransrio, evento sobre mobilidade e indústria de transportes, a Iveco anunciou nesta quinta-feira que venceu mais uma licitação para o FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação e vai fornecer em 2013, 1300 unidades do micro-ônibus CityClass destinado para transportes de estudantes em áreas de difícil acesso.
Os micro-ônibus serão entregues pelos concessionários da Iveco em diversas cidades ao longo de 2013 e foram adquiridos pelo Ministério da Educação.
Cerca de 26 mil estudantes devem ser beneficiados com estes novos veículos, de acordo com estimativas da pasta.
Com esta venda, a Iveco acumula 7 mil ônibus para o Programa Caminho da Escola, desde quando a ação governamental foi criada em 2009.
Além de garantir acesso aos estabelecimentos de ensino em locais de tráfego difícil e em zonas rurais, um dos objetivos do Caminho da Escola é oferecer segurança aos estudantes. Nestas áreas, quando o transporte escolar existe, é feito por ônibus antigos e em más condições, muitas vezes modelos urbanos de motor dianteiro dispensados de serviços regulares. Isso sem contar em transportes feitos em caminhões.
Segundo a Iveco, destes 1300 ônibus novos, mil são do modelo convencional e 300 contam com plataformas elevatórias para áreas mais complicadas ainda.
Ainda segundo a empresa, o CityClass, que é encarroçado pela Neobus, possui especificações técnicas que o tornam indicado para transporte escolar.
Os bancos têm dimensões adequadas para o porte das crianças e contam com cinto de segurança também no tamanho mais apropriado.
Os veículos possuem área especial para cadeira de rodas. Entre outros itens para segurança e conforto dos alunos estão encostos de cabeça nas poltronas que contam na parte de trás com porta-caderno, pega-mão e são revestidas de vinil lavável antideslizante. Há porta-pertence para o motorista na região do painel.
As saídas de emergência são localizadas no teto, por escotilhas, e nas janelas especiais.
Para tornar as operações de embarque e desembarque mais seguras, os veículos modelo CityClass Escolar contam com luzes intermitentes que se ligam quando a porta é acionada. A porta também disponibiliza válvula de emergência que permite abertura manual, se necessário.
Há também dispositivos de ventilação forçada, com ar natural, que segundo a Iveco, permitem a renovação do ar 30 vezes por hora.
Tomadas de ar e elétrica na dianteira ajuda em eventual socorro do veículo em caso de pane e nas operações de reboque.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

2 comentários em Iveco já vendeu 7 mil ônibus para o Caminho da Escola

  1. legal ver esse programa”caminho da escola”dando muito certo.e teve muitos”informados”q torciam contra!dizendo q era”compra de votos”.a maioria desses onibus está sendo ultizada para esse programa bem sucedido!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: