NÃO VAI TER GREVE DO METRÔ EM SÃO PAULO

greve metrô

Metrô de São Paulo não vai entrar em greve nesta quarta-feira.

GREVE DO METRÔ: Categoria NÃO VAI ENTRAR EM GREVE
Metroviários já haviam entrado em greve em 23 de maio deste. O metrô de São Paulo transporta por dia 4,3 milhões de pessoas
ADAMO BAZANI – CBN
O metrô de São Paulo NÃO VAI ENTRAR EM GREVE, nesta quarta-feira, dia 24 de outubro de 2012.
A decisão foi tomada pelos metroviários em assembleia realizada na noite desta terça-feira, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários em Empresas Operadoras de VLTs – Veículos Leves sobre Trilhos, na Rua Serra do Japi, 31, Tatuapé, zona Leste de São Paulo, o Sindicato dos Metroviários.
O metrô transporta em São Paulo 4,3 milhões de pessoas por dia.
O Sindicato dos Metroviários promoveu uma greve já neste ano. No dia 23 de maio, milhões de pessoas foram prejudicadas pela reivindicação por aumento salarial.
Na ocasião, os metroviários conseguiram aumento de 6,17%, dos quais 4,15% como reposição da inflação com base no Índice de Preços ao Consumidor – IPC, da Fipe, e mais 2,02% de reajuste acima da inflação.
Desta vez, os metroviários reclamaram da PLR – Participação nos Lucros e Resultados e da jornada de trabalho.
Na manhã desta terça-feira, o Sindicato dos Metroviários havia dito que as propostas da Companhia do Metropolitano não agradaram a categoria.
Eles queriam participação equilibrada entre todos os funcionários. A proposta do Metrô é pagar uma parcela fixa de R$ 3.062,21 e mais 40% dos salários. O Metrô se propôs a pagar PLR mínima de R$ 4.140,63. A Participação nos Lucros, ainda de acordo com proposta do metrô, não pode ser menor que 80% em relação ao salário-base.
Quanto à jornada de trabalho, hoje ela é de 36 horas e de 40 horas por semana.
O Sindicato quer que a jornada seja reduzida para 36 horas para todos os trabalhadores.
NÚMEROS DO METRÔ:
Linhas: 5 – A linha 4 Amarela (Butantã – Luz) é operada por consórcio privado e não deve ser abrangida pela possível greve.
Linha 1 Azul (Jabaquara – Tucuruvi)
Linha 2 Verde (Vila Prudente – Vila Madalena)
Linha 3 Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras Barra Funda)
Linha 4 Amarela (Luz – Butantã)
Linha 5 Lilás (Capão Redondo – Largo Treze)
Passageiros: 4,3 milhões por dia
Carros: cerca de 900. Cada composição é formada por seis carros.
Estações: 58
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

5 comentários em NÃO VAI TER GREVE DO METRÔ EM SÃO PAULO

  1. a maioria dos sites dizem que entrarão sim em greve a partir das 00 hrs e ficarão por tempo indeterminado..

  2. Caro Adamo, Voce saberia informar porque o Blog do Onibus do promotor Saad Mazloum foi desativado, este blog era um dos poucos meios que a população tinha para mostrar a falta de respeito de como somo tratados no transporte por onibus em SP/SP, outro dia fiquei indignado com a truculencia com a qual fui tratado por um fiscal da Novo Horizonte, linhas 3406, eles respondem com estupides e pouco caso a qualquer pergunta, acredito eu que seja para intimidar a população, para que a mesma não reclame dos intervalos e da falta de qualidade dos onibus desta cooperativa, tomara que uma das primeiras medidas do novo prefeito seja a substituição desta cooperativa junto com os seus leoes de chacarra.

1 Trackback / Pingback

  1. São Paulo pode ter Greve do Metrô na quarta-feira | Blog Ponto de Ônibus

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: