OURO E PRATA e MARCOPOLO: Top Ser Humano

Top ser Humano

Funcionários da Viação Ouro e Prata recebem premiações no Programa Motorista Show, criado pela empresa em 2005. Objetivo é melhorar atendimento ao passageiro. Por causa da iniciativa, empresa de ônibus vai receber o Prêmio Top Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos. Pesquisa de satisfação do cliente mostra aprovação de 97,8% dos passageiros em relação à conduta dos motoristas. Foto: Divulgação Ouro e Prata.

Ouro e Prata e Escola de Formação da Marcopolo recebem prêmio por se preocupar com o bom atendimento e com a responsabilidade social
Empresa de ônibus rodoviários conquistou o Prêmio Top Ser Humano pela iniciativa do Programa Motorista Show. Encarroçadora foi reconhecida por manter escola de Formação que ajuda na qualificação profissional de jovens que precisam ded ajuda
ADAMO BAZANI – CBN
Com as novas exigências do mercado de transportes, no qual o passageiro está mais consciente de seus direitos como consumidor, um bom motorista de ônibus não é aquele apenas que opera um veículo de grande porte. Ele deve atender ao passageiro, prestar serviço e se torna o principal contato entre a empresa de ônibus e o usuário.
Buscando passar esta realidade aos profissionais, a Viação Ouro Prata, empresa de ônibus intermunicipais e rodoviários que serve os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará, criou em 2005 o Programa Motorista Show que uma vez por mês e ao final de cada ano, premia os motoristas que se destacaram pelo melhor atendimento ao passageiro e pela conduta adequada à direção.
E neste dia 24 de outubro, será a vez de a empresa ser reconhecida pela iniciativa. A Viação Ouro e Prata, por conta do programa, vai receber o Prêmio Top Ser Humano da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos.
A ABRH, que criou o prêmio em 1933 para estimular empresas e profissionais para boas práticas na área de gestão de pessoas, levou em conta os resultados do Programa Motorista Show, que conseguiu diminuir o número de ocorrências e de reclamações quanto aos serviços da empresa de ônibus, que conquistou a categoria Comunicação Interna e Externa.
Os motoristas recebem mensalmente prêmios como TVs, home theater, notebook, aparelhos de jantar e caixas de ferramentas, e ao final do ano, os motoristas que se qualificaram nos 12 meses concorrem cada um a R$ 10 mil.
Mas não é só a premiação estímulo para os profissionais.
Eles recebem palestras, orientações e têm contato com exemplos reais que os ajudam não só na execução dos serviços como também na vida pessoal e em família.
Alguns requisitos são exigidos dos motoristas para concorrerem.
– No início de cada viagem, eles devem se apresentar aos passageiros.
– Nas viagens não deve haver ocorrências de bagagens perdidas ou trocadas.
– O motorista não deve estar envolvido em acidentes de trânsito.
– Não deve viajar com acompanhantes na cabine sem autorização.
– Não pode receber multas de trânsito.
– Não deve ultrapassar os limites de velocidade, o que também é apurado pelo tacógrafo do ônibus.
– Evitar faltas sem justificativa.
A avaliação dos motoristas é feita pelos gestores da empresa e o motorista que não foi escolhido em um determinado mês, pode pedir a indicação desde que apresente justificativas.
Como a atuação da empresa é em vários estados, para haver mais equilíbrio na premiação, foram criados 12 grupos regionais.
De acordo com a Viação Ouro e Prata, depois da criação do Programa, o índice de satisfação dos passageiros quanto à dirigibilidade é de 97,8%, resultado apurado por pesquisa de satisfação dos clientes nas salas Vip da companhia de ônibus.
ESCOLA DE FORMAÇÃO DA MARCOPOLO:

Top Ser Humano

Escola de Formação Profissional da Marcopolo já foi responsável por qualificar profissionalmente mais de 1 mil alunos em 22 anos de existência. Hoje tem quator unidades, sendo três no Brasil e uma na África do Sul. Boa parte dos alunos é aproveitada pela própria empresa e segue carreira. Por conta da iniciativa, encarroçadora também recebeu o Prêmio Top Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos. Foto: Divulgação


Já na categoria Empresas, a Associação Brasileira de Recursos Humanos, no Rio Grande do Sul, premiou a iniciativa da Escola de Formação Profissional da Marcopolo. O prêmio também será entregue no dia 24 de outubro.
A fabricante de ônibus criou a escola em 1990. Nestes 22 anos, a iniciativa foi responsável pela formação de mais de mil jovens que se tornaram profissionais da indústria. Boa parte da mão de obra formada é aproveitada pela própria Marcopolo.
A escola mantém convênio com o Senai e beneficia jovens das comunidades próximas, inclusive os considerados em situação de vulnerabilidade social. Também há parceria com a FAS – Fundação de Assistência Social e com a Universidade de Caxias do Sul, especialmente para o setor de plásticos.
Além de terem oportunidade de se qualificarem profissionalmente, tendo um encaminhamento para o futuro, os jovens atendidos pela Escola de Formação Profissional Marcopolo têm benefícios semelhantes aos funcionários da empresa, como bolsa de estudo, primeiro emprego remunerado e plano de carreira dentro da companhia.
Atualmente, a escola tem quatro unidades: duas em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, uma em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e uma na fábrica da Marcopolo, na África do Sul.
A Marcopolo também deve inaugurar na Unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, um novo Centro de Treinamento, que vai ampliar o número de pessoas com oportunidade de acesso à capacitação e qualificação para jovens e adultos, além de contribuir para o aperfeiçoamento da mão de obra mais experiente da empresa.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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