O Ônibus do Ano 2013
Publicado em: 28 de setembro de 2012
Citaro é o Ônibus do ano de 2013, segundo júri internacional
Modelo incorpora várias tecnologias para conseguir as metas mais rígidas de redução de emissão de poluentes previstas no Euro VI.
ADAMO BAZANI – CBN
Um júri internacional elegeu o Citaro, modelo mundial de ônibus da Mercedes Benz, como o Ônibus do Ano de 2013.
A premiação levou em conta diversos fatores, como desempenho, economia, redução de emissão de poluentes, design e conforto.
O Citaro já atende às novas normas de redução de emissão de poluentes da Europa Euro VI que são bem mais rigorosas que as normas Euro V, as quais o Brasil começou a ter como referência este ano.
No Brasil, há duas opções de tecnologia para seguir os limites de emissão de poluentes: a redução catalítica seletiva, que usa no sistema de escape um fluido a base de uréia, e a de recirculação de gases.
A Europa tem adotado mais de uma tecnologia ao mesmo tempo nos modelos para conseguir atender às novas exigências.
Com o Citaro não foi diferente. Ele usa o ARLA 32, que é o fluido injetado no sistema de redução catalítica seletiva, a recirculação de gases, e outros itens como um filtro de particulado de loop. Assim também fazem parte do conjunto, um conversor catalítico de oxidação e um sistema de recirculação de gás de escapamento.
O ônibus venceu na votação até mesmo de modelos elétricos híbridos.
Os motores do Citaro podem ser OM 936, de 7,7 litros e OM 470 de 10,7 litros.
SISTEMA APROVEITA ENERGIA:
Outro destaque no Citaro é que o ônibus é dotado de um sistema que consegue gerar energia.
Segundo a Mercedes Benz, há um módulo de recuperação de 24 volts, no qual a energia produzida sem qualquer despesa pelo alternador, durante fases de sobrecarga, é armazenada em capacitores com camada dupla, conhecidos como supercaps, que o ônibus pode, então, utilizar como fonte adicional de energia, durante a fase de aceleração.
Adequações na carroceria também ajudam a reduzir o consumo.
A economia de combustível, segundo a montadora alemã, pode chegar até 5%.
O design, modernizado, também foi outro fator que contribuiu para o Citaro ser o Ônibus do Ano de 2013.
A carroceria é 30 milímetros mais longa. Por dentro, um sistema de iluminação com led, logo nas portas, também deixa o ambiente mais agradável.
Quanto à segurança, o ônibus possui materiais mais leves e resistentes, além de uma área de “sobrevivência”, que aumenta a segurança do motorista em seu habitáculo maior, principalmente em caso de tombamento.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
pena que no Brasil não há uma competição desse nível.
Sempre gostei do Cítaro e desde sempre lamentei a interrupção na fabricação de carrocerias da Mercedes Benz no Brasil. A qualidade de seus ônibus sempre foi incomparável.
Com o atual quadro de encarroçadoras diminuído com a falência da BUSSCAR, a Mercedes Benz bem que poderia reconsiderar a volta da produção de carrocerias de ônibus no Brasil. Só ela mesmo, neste momento, para peitar a Marcopolo.
Certamente, xará! Destaque-se que minha paixão por ônibus intensificou-se quando, aos seis anos de idade, viajava num MBB O-321 azul escuro. Coisa linda aquele motor traseiro, aqueles bancos dianteiros, de onde eu via todos que entravam… Ah, que saudades!!!
e se voces acham q a Euro 6 vai chegar no Brasil,podem tirar o cavalo da Chuva!nem tão cedo(5 anos no minimo),virá essa tecnologia.ainda estamos vendo gente recebendo Euro 3.e olhe q setembro praticamente terminou!
bem que esse modelo do Citaro poderia vir ao Brasil mas com motor Euro 5.
A norma Euro 6 só entrará em vigor na Europa, em 2014. Atualmente está em vigor a Euro 5 desde 2009, se não me engano e, desde janeiro desse ano aqui no Brasil.
A MB foi quem se antecipou, lançando o primeiro rodoviário Euro 6, o Travego Edition 1 e o primeiro urbano Euro 6, o Citaro.
As outras fabricantes européias tbm já lançaram seus motores Euro 6.
Valeu por escrever sobre o citaro
a Mercedes-Benz do Brasil bem que poderia fabricar esse mesmo modelo de carroceria mas com o chassi e motor nos moldes do Brasil,e tem jeito pra isso,só falta vergonha dos nossos governantes exigir dos empresários evolução e organização.
Tirou as palavras da minha boca André, é lógico que nós sabemos que o “Euro 6” não vai chegar aqui nem tão cedo. Mas o que nós busólogos gostaríamos,é que a Mercedes entrasse nessa jogada da falência da BUSSCAR, e trouxesse de volta seus incríveis monoblocos, apesar de não saber se essa tecnologia ainda é usada pela montadora. Mas independente disso, queremos algo novo para uma disputa saudável com a Marcopolo. Alô diretores da Mercedes, vamos aproveitar o momento, sabemos que os caminhões agora estão em baixa depois da renovação de frota do ano passado, então por que não adotar os orfãos da “BUSSCAR” ?????
A maioria dos produtos da MB na Europa são monoblocos. Os modelos Citaro, Capacity, Conecto, Integro, Intouro, Tourismo e Travego são todos monoblocos. De chassi mesmo só o OC-500 RF e o LF.
é facil,facil criticar nossos governantes.mas o problema tambem é das proprias montadoras q”não ajudam”!
Sergio, bom dia
Ótima idéia!
Que tal “NIELBLOCO” ?
A junção de 2 qualidades NIELSON e MONOBLOCO
Sds,
Paulo Gil
MERCEDES BENZ
POR FAVOR TRAGA UM CITARO TOP PARA TESTE DRIVE AQUI EM SAMPA, TODOS VÃO ADORAR.
Sds,
Paulo Gil
É possível seguir as normas Euro-6 sem recorrer ao EGR, apenas com o SCR, como vem sendo feito pela Iveco. EGR traz mais problemas que benefícios.
é bonito+ñ é tão bonito