ÔNIBUS LEVA ALEGRIA, DIVERSÃO, ARTE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

ON IBUS

As apresentações teatrais serem de características infantis, mas todos são tocados pelas mensagens de valores simples e puros que fazem falta no dia a dia, inclusive as pessoas mais vividas. Foto: Adamo Bazani

Arte, auxílio às comunidades e bons valores a bordo de um ônibus
Artistas de Cristo levam no Expresso Alegria ajuda a quem mais precisa e mostram que ônibus pode ser muito mais que um meio de transporte
ADAMO BAZANI – CBN
“O nosso objetivo é chegar onde ninguém quer ir” .
A frase do coordenador da iniciativa do Expresso Alegria, Josiel Martins, resume bem o trabalho do grupo Artistas de Cristo que com os ônibus chegam aos locais onde as pessoas necessitam de auxílio social e muito mais que isso: arte, diversão e uma palavra amiga.
Atualmente, o grupo possui quatro ônibus usados do sistema de Curitiba, no Paraná, onde há 23 anos surgiu a ideia. Entre estes ônibus, há do tipo articulado que, pelo espaço maior, também existe a possibilidade da instalação de consultórios para a área de saúde.
Apesar de ter nascido no Paraná, o Expresso Alegria percorre todo o Brasil e países vizinhos.
“No Paraguai, ajudamos uma escola e diversas comunidades. O país até hoje se ressente da Guerra do Paraguai (1864 – 1870). A nação começava a se desenvolver por conta própria numa época que a industrialização e uma agricultura mais aprimorada se instalavam quando ocorreu o conflito. Hoje ainda há muita dependência de produtos estrangeiros em especial os chineses para o comércio e s condições sociais são complicadas. Duas ou até mais crianças dividem uma mesma carteira na escola” – disse Josiel.
No Brasil, diversas cidades são visitadas.
Neste feriado de 7 de setembro foi a vez de Mauá, no ABC Paulista.
Os ônibus são para vários usos e a reportagem acompanhou a preparação e a apresentação de uma peça teatral e atividades para as crianças.
Por dentro, o veículo é de tudo: camarim para maquiagem, dormitório, espaço para trabalho,área de mesa de som, para guardar equipamentos. Os bancos de fibra urbanos foram substituídos por rodoviários de micro-ônibus. Apesar do espaço restrito, nada é feito com aperto.

expresso alegria

Ônibus Expresso Alegria leva assistência social, arte e uma mensagem amiga a comunidades carentes no Brasil e nos países vizinhos. Foto: Adamo Bazani

Por fora, os ônibus podem ser um circo, um palco de teatro, um trio elétrico, cinema, no que for preciso, o ônibus se transforma.
Josiel fala que as pessoas precisam de ajuda material, o que é feito em algumas visitas, mas elas querem também ter acesso à cultura e produtos culturais com bom conteúdo para a família.
“Nossos ônibus levam o trabalho social que agrega muita gente, mas não é raro depois de, no final da tarde, o número de pessoas ser maior no local onde ficam parados ônibus sabe para que? Para assistirem as exibições de cinema. Vamos muito a cidades de interior nas quais os moradores, até os de idade mais avançada, nunca foram ao cinema na vida” – conta Josiel.
As peças trazem mensagens cristãs, mas independentemente de denominação.

Expresso

Apesar do espaço restrito, ônibus abriga camarim para maquiagem, dormitórios, equipamentos, mesa de som, área de trabalho e tudo sem apertos. Foto: Adamo Bazani

“É muito gratificante atender às pessoas que ninguém se importa por elas. Quantas vezes conversamos com crianças e perguntávamos onde estavam os pais e elas respondiam que estavam presos ou até alguns mortos. E quantas pessoas de idade choravam ao ver de novo os valores simples e puros nas peças infantis” – disse Josiel.
O grupo Artistas de Cristo começou com 06 pessoas e hoje conta com 40 colaboradores.
Nas apresentações de Mauá, o grupo contou com o apoio da operadora do lote 02 da cidade, Leblon Transporte de Passageiros.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. OTIMA IDEIA E TRABALHO IMPORTANTISSIMO RESGATANDO ALMAS P O REINO DOS CEUS, MEU NOME E ADEMIR ROOSEWELT SOU EVANGELICO TENHO 53 ANOS E TRABALHO COM CRIANÇAS CARENTES TENHO UM PROJETO COM O NOME DE JESUS NAS PRAÇAS, LEVANDO BRINCADEIRAS, BIBLIOTECAS E BRINQUEDOS COMO CAMA ELASTICA PRECISO DE UM ONIBUS P DAR MAIS MOBILIDADE E ESTRUTURA P TRABALHAR C ESSAS CRIANÇAS QUE VIVEM A MARGEM DESSA SOCIEDADE TAO EGOISTA, EU LOUVO A DEUS QUE LEVANTOU VCS PARA ESSA OBRA TAO NECESSARIAMAGNIFICA, VOCES TEM COMO ME AJUDAR A IMPLANTAR ESSE TRABALHO QUE AINDA ESTA TIMIDO POR FALTA DE EXTRUTURA, ASSIM COMO VCS ESSA OBRA NAO TEM FUNDOS LUCRATIVOS, TEM COMO VCS ME ENSINAREM OS MEIOS PARA CONSEGUIR UM ONIBUS? DEUS ABENÇOE.

    1. olá Ademir. Nós do Blog não temos ligações com as empresas de ônibus.
      Acreditamos que seria interessante você procurar companhias de sua região.
      Boa sorte

Deixe uma resposta