METRA: DIA DE FAZER A DIFERENÇA EM PROL DO MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

trolebus

Ônibus elétrico da Metra. Além de operar veículos com tecnologia não poluente, a empresa promove ações sociais e ambientais como o Dia de Fazer a Diferença, que reúne diversas atividades envolvendo funcionários, a comunidade e admiradores de ônibus, o Programa Corredor Verde, que já foi responsável pelo plantio de cinco mil árvores, e inicia neste domingo Programa de Coleta Seletiva nos terminais e pontos de ônibus. Foto: Adamo Bazani.

“Dia de Fazer a Diferença” vai unir responsabilidade social e preservação do meio ambiente
Na oportunidade será lançado Programa de Coleta Seletiva nos Terminais. O evento é destino para toda a comunidade
ADAMO BAZANI – CBN
As questões ambientais e sociais que necessitam de medidas urgentes por parte das diversas esferas da sociedade, desde o poder público até os próprios cidadãos, só vão começar a registrar mudanças significativas com conscientização e ações.
Para combater o desperdício de recursos naturais e manufaturados, no qual sem nenhum orgulho o Brasil é um dos campeões mundiais, a poluição e as desigualdades sociais não dá para ficar sempre esperando o outro fazer sua parte.
Por conta disso é que a sociedade civil tem se unido e tomado atitudes.
Um exemplo é o “Dia de Fazer a Diferença” realizado pela Metra – Sistema Metropolitano de Transportes, que opera o Corredor ABD ligando o bairro de São Mateus, na zona Leste de São Paulo, ao Jabaquara, na zona Sul, pelos municípios de Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema, além do serviço entre Diadema e Estação Berrini da CPTM, na zona Sul de São Paulo.
As atividades do “Dia de Fazer a Diferença” ocorrem neste domingo, dia 26 de agosto, das 8 horas até às 13 horas, e vão unir conscientização e práticas de responsabilidade social e de preservação ambiental.
São várias ações na garagem da empresa, na Rua Joaquim Casemiro, 290 – Planalto – São Bernardo do Campo, no Terminal de São Bernardo do Campo, Terminal Santo André Oeste e Terminal Metropolitano do Jabaquara.
Às 10h30 será dado início ao Programa de Coleta Seletiva no Terminal São Bernardo do Campo. É um programa permanente que vai auxiliar os passageiros e funcionários dos terminais quanto à destinação correta dos resíduos com lixeiras para orgânicos e recicláveis. O projeto da Metra é gradativamente instalar os equipamentos em todos os terminais e nas paradas do Corredor Metropolitano ABD, onde opera.
Um problema grave nos dias de hoje também tem sido combatido pelos voluntários que participam do “Dia de Fazer a Diferença”: a destinação do óleo. De acordo com o Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, um litro de óleo como de cozinha, combustíveis ou lubrificantes pode contaminar de 100 mil a 1 milhão de litros de água.
A destinação correta do óleo não só ajuda a preservação do meio ambiente como também pode gerar emprego e renda.
Os voluntários na Metra participam de arrecadação de óleo usado que pode ser transformado em sabão ecológico. Todo o óleo conseguido pelos colaboradores será trocado pelo produto de limpeza. Esta ação é possível devido à parceria com o Instituto Triângulo.
Também está sendo realizada desde 10 de agosto uma gincana com 430 funcionários da Metram divididos em 30 grupos, que participam de atividades em prol do meio ambiente. Entre as atividades estão a arrecadação de materiais recicláveis a confecção de objetos com estes matérias.
CORREDOR VERDE:
O “Dia de Fazer a Diferença” também marca o prosseguimento do Programa Corredor Verde que consiste no plantio de árvores ao longo do corredor dos ônibus e trólebus.
Além de contribuir com a melhoria da paisagem, deixando as cidades menos cinzentas, as árvores são responsáveis pela reciclagem do ar. Elas captam gás carbônico lançado pelos automóveis e outras fontes de poluição e liberam oxigênio.
Nos últimos quatro anos, o programa foi responsável pelo plantio de cinco mil mudas de árvore.
As atividades que contam com a participação dos 1.500 funcionários da Metra e com a comunidade em geral, inclusive admiradores de ônibus, têm a parceria de entidades como Arte em Pneus, Charlote Reciclagem e Costura de Banners, Mensageiros da Esperança e Grupo Brasilianas e de empresas como Goodyear, Nokia e Tetrapak.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
DIA DE FAZER A DIFRENÇA:
Serviço:
Dia de Fazer a Diferença
26 de agosto – Domingo
8h às 13h
Terminal São Bernardo do Campo: Av. Maurício Caetano Castro s/nº
Terminal Santo André Oeste: Rua 15 de Novembro, nº 50
Terminal Jabaquara: Rua Armando Pereira, 2051
Garagem Metra: Rua Joaquim Casemiro, nº 290 – São Bernardo do Campo – SP

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. wellington disse:

    Sinceramente,A Metra é exemplo,Falta melhorias,Falta,mas nao deixa de ser uma das melhores empresas do brasil,em São Paulo nao se encontrao corredores para os trolebus da ambiemtal,e antes só tinham GV.Mas a metra ja plantou arvores,arbustos flores e grama no corredor,Acredito mesmo que até 2014 tenha maior numero de trolebus do que a diesel,Acredito em converçoes e novas compras,e poderiam passar ou vender alguns articulados (Diesel)para a publix!E digo A Metra é exemplo,um erro que acho é que estao querendo o fim da integraçao e a passagem mais cara do que a do metro,mas tirando isso sem comparaçao!!

Deixe uma resposta