Manaus recebe mais 85 ônibus novos

onibus

Manaus recebeu neste final de semana mais 85 ônibus novos. Com a entrega, a quantidade de frota nova passa para 60%, com 881 ônibus de um total de 1719 veículos. Foto: Tiago Melo / G 1 – Amazonas.

Manaus recebe mais 85 ônibus articulados novos
Com a entrega, 60% da frota de Manaus são formadas por veículos novos. Até o final do ano serão entregues outros 85 veículos entre articulados e convencionais
ADAMO BAZANI – CBN
A cidade de Manaus, no Amazonas, recebeu na manhã deste sábado mais 85 ônibus novos articulados que podem atender sistemas de corredores exclusivos do tipo BRT – Bus Rapid Transit.
Com a entrega, de acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos – SMTU, a frota de ônibus em Manaus é composta por 60% de veículos novos. Dos 1 mil 719 ônibus de Manaus em circulação, 881 foram adquiridos zero quilômetro entre o ano passado e este ano. Destes 881 ônibus, 693 são convencionais, 161 articulados e 27 para transporte especial para clínicas e hospitais. Ainda segundo a Secretaria, Manaus possui uma das frotas de ônibus urbanos mais novas do País com idade média de 2,5 anos. Antes da renovação, a idade média era de 7,5 anos.
Os 85 ônibus entregues neste sábado são de chassi Volvo e de dois modelos de carrocerias: Neobus Mega BRT e Marcopolo Viale. As dez empresas que compraram os veículos investiram R$ 320 milhões, segundo a autarquia de transportes de Manaus.
Os veículos apresentados neste sábado vão servir linhas troncais (principais de maior demanda de passageiros) nas zonas Leste e Norte da capital do Amazonas.
Na zona Norte vão atender as linhas 300, 350, 351 e 448. Na zona Leste circularão pelas linhas 600, 650 e 652.
Os modelos entregues estão entre os mais modernos do segmento urbano em produção no País.

onibus

Os ônibus novos entregues em Manaus podem circular em sistemas de corredores exclusivos do tipo BRT e atendem as mais modernas exigências quanto à acessibilidade e conforto. Equipamentos que facilitam o dia a dia de portadores de deficiência e sistemas eletrônicos de gerenciamento de dirigibilidade e diagnóstico eletrônico são itens de destaque nos veículos. Foto: Tiago Melo / G 1 – Amazonas.

Eles já atendem às novas normas industriais de acessibilidade com bancos especiais para obesos, portadores de deficiência física e gestantes; fixadores para cadeira rodas; espaço destinado a cão guia acompanhante de portadores de deficiência visual; sinal de parada com aviso sonoro especial para quem possui limitações físicas e na visão; balaústres em relevo para auxiliar as pessoas com problemas visuais; além de mais espaço entre os bancos; corredores mais largos; saídas de emergência com melhor localização e mais fácil acionamento; e sistemas de gerenciamento de condução e diagnóstico eletrônico pelos quais o motorista em tempo real recebe as informações sobre o comportamento do veículo, dirigibilidade e eventuais problemas mecânicos, eletrônicos e na carroceria.
A Superintendência Municipal de Transporte Urbano de Manaus informou que até o final do ano serão entregues mais 74 ônibus novos entre convencionais e articulados.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

2 comentários em Manaus recebe mais 85 ônibus novos

  1. E muito bom saber que Manaus e as empresas prestadoras estão comprometidas com a melhoria,com onibus novos,pois em Manaus antigamente so tinha carroça e essas mesmas rodam ate hoje ,só que agora rodam no ABC paulista mais precisamente na eaosa,Ribeirão Pires e São camilo ,os marcopolo torino articolado(articulado) eram todos de Manaus vieram pra ca depois do descredenciamento das empresas do tio na cidade.

    • falta agora o seu Balta ser eliminado do ABC de vez,Diadema fez a parte dela,agora falta outras cidades do ABC fazerem isso também.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: