BRS de Fortaleza começa nesta segunda-feira
Publicado em: 13 de agosto de 2012

Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, vai contar com sistema de BRS – Bus Rapid Service com faixas exclusivas para ônibus em determinados horários. Linhas serão divididas em três grupos, cada um com paradas correspondentes. Apesar de não oferecer a mesma segregação do trânsito e as mesmas vantagens do BRT (Bus Rapid Transit), o BRS consegue diminuir o tempo de viagem no transporte público.
Fortaleza começa operar BRS nesta segunda-feira
Bus Rapid Service na Avenida Bezerra de Menezes deve diminuir o tempo de viagem para quem usa o transporte público
ADAMO BAZANI – CBN
Fortaleza recebe nesta segunda-feira, dia 13 de agosto, o primeiro BRS – Bus Rapid Service, sistema de faixas preferenciais para ônibus com segregação parcial dos demais veículos.
O BRS é diferente do BRT – Bus Rapid Transit. Enquanto o BRT permite espaço exclusivo ao transporte coletivo por meio de corredores totalmente separados do tráfego de carros, o BRS se trata apenas de faixas para uso exclusivo de ônibus em determinados horários ou durante todo o dia. Por conta disso, o BRS é mais sujeito a invasões por parte de carros e motos.
O BRT conta com estações que oferecem acessibilidade, como embarque ou desembarque feito na mesma altura do assoalho do ônibus, dispensando o uso dos degraus no veículo. O BRS possui apenas pontos nas ruas, que podem oferecer abrigo, mas não a mesma proteção para os passageiros que as estações de BRT.
As estações permitem o pré-embarque, ou seja, o pagamento da passagem antes da chegada do ônibus, o que diminui o tempo de parada e aumenta o espaço dentro do ônibus que não precisa ter catracas. Já no BRS, o pagamento deve ser feito dentro do ônibus.
Apesar de não trazer as mesmas vantagens que o BRT, o BRS consegue proporcionar ganhos para a velocidade dos transportes públicos, deixando as viagens menos demoradas.
O BRS é indicado para locais onde não é possível realizar obras para um corredor ou como medida de curto prazo até a criação de espaços exclusivos.
E seguindo o exemplo do Rio de Janeiro, que implantou várias faixas na cidade, em Fortaleza entra em operação o BRS – For na Avenida Bezerra de Menezes.
As faixas de ônibus serão delimitadas na cor azul e com taxas refletivas ao longo do asfalto.
Das quatro faixas da Avenida, duas serão destinadas para os ônibus, isso nos dois sentidos.
ORGANIZAÇÃO DAS LINHAS:
As linhas de ônibus serão reorganizadas para o sistema a fim de evitar acúmulo de veículos num mesmo ponto.
Elas serão divididas em três grupos: BRS For 1, BRS For2 e BRS For 3.
Os ônibus virão com o número dos pontos no vidro dianteiro e só vão parar nos locais identificados com os mesmos números: 1, 2 ou 3.
A Etufor – Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza vai fiscalizar as invasões de carros e se os ônibus estão corretamente trafegando pelas faixas.
Táxis podem circular pelos locais desde que com passageiros. A Etufor orienta, no entanto, que os embarques e desembarques dos usuários de táxis sejam feitos nas vias transversais.
Carros particulares, motos e veículos de carga só poderão entrar na faixa para fazerem conversões à direita na esquina do mesmo quarteirão onde estiverem ou para entrarem em estacionamentos.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
As faixas não serão exclusivas para ônibus durante todo o dia, mas em horários determinados.
De segunda a sexta-feira das 05 h às 21 horas e aos sábados das 05 h às 16 horas. Aos domingos e feriados, o tráfego de carros será permitido durante todo o dia, com exceção de operações especiais.
CONFIRA AS NOVAS DIVISÕES DE LINHAS PARA OS PONTOS QUE SERÃO DIVIDIDOS EM TRÊS GRUPOS:
BRS-FOR 1
Ônibus Urbano
060 – Parquelândia/Parangaba
076 – Cj. Ceará/Aldeota
086 – Bezerra de Menezes/Santos Dumont
202 – Rodolfo Teófilo/Bezerra de Menezes
240 – Quintino Cunha/Centro
251 – Bezerra de Menezes/Coração de Jesus
302 – Rodolfo Teófilo/José Bastos
Complementar Urbano
13 – Santos Dumont/Perimetral
57 – Vila Velha/Centro
Ônibus Metropolitano
333 – Araturi Rotas 01/02
142 – Jurema
333 – Terminal Metrópole
368 – Parque Albano
364 – Potira Rota 01
364 – Potira Rota 02
BRS-FOR 2
Ônibus Urbano
026 – Antônio Bezerra/Messejana
071 – Antônio Bezerra/Mucuripe
088 – Antônio Bezerra/Albert Sabin
200 – Av. Bezerra de Menezes (somente aos domingos)
206 – Pe. Andrade
250 – Antônio Bezerra/Centro
Complementar Urbano
06 – Edson Queiroz/Barra do Ceará
55 – Cj. Alvorada/North Shopping
Ônibus Metropolitano
332 – Cj. Metropolitano
332 – Metrópole Rota 01
332 – Metrópole Rota 02
348 – Planalto Via BR 020
BRS-FOR 3
Ônibus Urbano
028 – Antônio Bezerra/Papicu
079 – Antônio Bezerra/Náutico
108 – Santa Maria/Bezerra de Menezes
201 – Bezerra de Menezes/Bairro Ellery
233 – Olavo Bilac/Bairro Ellery (somente aos domingos)
389 – Jovita Feitosa
Ônibus Metropolitano
038 – Caucaia
348 – Planalto Caucaia
348 – Parque Solidade
039 – Capuan/Genipabu
040 – Sítios Novos
140 – Coité/Matões
038 – Caucaia V. Arruda
263 – Bom Princípio
228 – Tabapuá
363 – Cumbuco
366 – Cumbuco/Beira-Mar
030 – São Gonçalo do Amarante
065 – Salgado dos Moreiras
066 – Pecém
067 – Serrote
235 – Taíba
Complementar Metropolitano
Araturi
Caucaia
Cumbuco
Jurema
Parque Potira
Planalto Caucaia
Metrópole
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
ISSO MOSTRA A INEFICIENCIA DA PMF. OITO ANOS PARA SEGREGAR DUAS FAIXAS É BRINCADEIRA???/ EM 2001 O BID LIBEIROU UMA VERBA PARA A PREFEITURA IMPLANTAR NA MESMA AVENIDA O TRANSFOR, HOJE O TÃO FALADO BRT. NA ÉPOCA OS PROPRIOS PUPILOS DA PREFEITA FALAVAM DAS ESTACOES EM NIVEL, DO PAGAMENTO ANTECIPADO, DA AQUISICAO DE 200 ARTICULADOS.
Quem vai pagar pelas vidas que vão ser perdidas nessa total loucura ? BRS é BURROS
faixa exclusiva para ônibus tem que ser no centro da via, se não for, vai ser um atropelamento atraz do outro, e acidentes a toda hora, isso é uma irrespomsabilidade, vão matar um monte de gente e depois vão voltar o que é hoje, pode escrever.
vou deixar duas perguntinhas aqui
os veiculos de carga terão de transitar pelas faixas da esquerda, mas o código de transito art 185 prevê multa 85.00. infração média e 4 pontos na careira , e aii ?
e se por acaso eu for multado na faixa azul, qual o artigo do CTB eles vão utilizar pra fundamentar essa infração ???
EU ACHO QUE NAO FOI UMA BOA IDÉIA ESSA SEPARAÇAO DAS PARADAS OBRIGATORIAS PRA CADA LINHA DE DESTINO, , POR QUE ONDE EU DESCIA, NAO POSSO DESCER MAIS, TENHO QUE ANDAR VARIOS QUARTEIRÕES ATÉ CHEGAR ONDE EU IRIA.