BRS de Fortaleza começa nesta segunda-feira

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Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, vai contar com sistema de BRS – Bus Rapid Service com faixas exclusivas para ônibus em determinados horários. Linhas serão divididas em três grupos, cada um com paradas correspondentes. Apesar de não oferecer a mesma segregação do trânsito e as mesmas vantagens do BRT (Bus Rapid Transit), o BRS consegue diminuir o tempo de viagem no transporte público.

Fortaleza começa operar BRS nesta segunda-feira
Bus Rapid Service na Avenida Bezerra de Menezes deve diminuir o tempo de viagem para quem usa o transporte público
ADAMO BAZANI – CBN
Fortaleza recebe nesta segunda-feira, dia 13 de agosto, o primeiro BRS – Bus Rapid Service, sistema de faixas preferenciais para ônibus com segregação parcial dos demais veículos.
O BRS é diferente do BRT – Bus Rapid Transit. Enquanto o BRT permite espaço exclusivo ao transporte coletivo por meio de corredores totalmente separados do tráfego de carros, o BRS se trata apenas de faixas para uso exclusivo de ônibus em determinados horários ou durante todo o dia. Por conta disso, o BRS é mais sujeito a invasões por parte de carros e motos.
O BRT conta com estações que oferecem acessibilidade, como embarque ou desembarque feito na mesma altura do assoalho do ônibus, dispensando o uso dos degraus no veículo. O BRS possui apenas pontos nas ruas, que podem oferecer abrigo, mas não a mesma proteção para os passageiros que as estações de BRT.
As estações permitem o pré-embarque, ou seja, o pagamento da passagem antes da chegada do ônibus, o que diminui o tempo de parada e aumenta o espaço dentro do ônibus que não precisa ter catracas. Já no BRS, o pagamento deve ser feito dentro do ônibus.
Apesar de não trazer as mesmas vantagens que o BRT, o BRS consegue proporcionar ganhos para a velocidade dos transportes públicos, deixando as viagens menos demoradas.
O BRS é indicado para locais onde não é possível realizar obras para um corredor ou como medida de curto prazo até a criação de espaços exclusivos.
E seguindo o exemplo do Rio de Janeiro, que implantou várias faixas na cidade, em Fortaleza entra em operação o BRS – For na Avenida Bezerra de Menezes.
As faixas de ônibus serão delimitadas na cor azul e com taxas refletivas ao longo do asfalto.
Das quatro faixas da Avenida, duas serão destinadas para os ônibus, isso nos dois sentidos.
ORGANIZAÇÃO DAS LINHAS:
As linhas de ônibus serão reorganizadas para o sistema a fim de evitar acúmulo de veículos num mesmo ponto.
Elas serão divididas em três grupos: BRS For 1, BRS For2 e BRS For 3.
Os ônibus virão com o número dos pontos no vidro dianteiro e só vão parar nos locais identificados com os mesmos números: 1, 2 ou 3.
A Etufor – Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza vai fiscalizar as invasões de carros e se os ônibus estão corretamente trafegando pelas faixas.
Táxis podem circular pelos locais desde que com passageiros. A Etufor orienta, no entanto, que os embarques e desembarques dos usuários de táxis sejam feitos nas vias transversais.
Carros particulares, motos e veículos de carga só poderão entrar na faixa para fazerem conversões à direita na esquina do mesmo quarteirão onde estiverem ou para entrarem em estacionamentos.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
As faixas não serão exclusivas para ônibus durante todo o dia, mas em horários determinados.
De segunda a sexta-feira das 05 h às 21 horas e aos sábados das 05 h às 16 horas. Aos domingos e feriados, o tráfego de carros será permitido durante todo o dia, com exceção de operações especiais.
CONFIRA AS NOVAS DIVISÕES DE LINHAS PARA OS PONTOS QUE SERÃO DIVIDIDOS EM TRÊS GRUPOS:
BRS-FOR 1
Ônibus Urbano
060 – Parquelândia/Parangaba
076 – Cj. Ceará/Aldeota
086 – Bezerra de Menezes/Santos Dumont
202 – Rodolfo Teófilo/Bezerra de Menezes
240 – Quintino Cunha/Centro
251 – Bezerra de Menezes/Coração de Jesus
302 – Rodolfo Teófilo/José Bastos

Complementar Urbano
13 – Santos Dumont/Perimetral
57 – Vila Velha/Centro

Ônibus Metropolitano
333 – Araturi Rotas 01/02
142 – Jurema
333 – Terminal Metrópole
368 – Parque Albano
364 – Potira Rota 01
364 – Potira Rota 02

BRS-FOR 2
Ônibus Urbano
026 – Antônio Bezerra/Messejana
071 – Antônio Bezerra/Mucuripe
088 – Antônio Bezerra/Albert Sabin
200 – Av. Bezerra de Menezes (somente aos domingos)
206 – Pe. Andrade
250 – Antônio Bezerra/Centro

Complementar Urbano
06 – Edson Queiroz/Barra do Ceará
55 – Cj. Alvorada/North Shopping

Ônibus Metropolitano
332 – Cj. Metropolitano
332 – Metrópole Rota 01
332 – Metrópole Rota 02
348 – Planalto Via BR 020

BRS-FOR 3
Ônibus Urbano
028 – Antônio Bezerra/Papicu
079 – Antônio Bezerra/Náutico
108 – Santa Maria/Bezerra de Menezes
201 – Bezerra de Menezes/Bairro Ellery
233 – Olavo Bilac/Bairro Ellery (somente aos domingos)
389 – Jovita Feitosa

Ônibus Metropolitano
038 – Caucaia
348 – Planalto Caucaia
348 – Parque Solidade
039 – Capuan/Genipabu
040 – Sítios Novos
140 – Coité/Matões
038 – Caucaia V. Arruda
263 – Bom Princípio
228 – Tabapuá
363 – Cumbuco
366 – Cumbuco/Beira-Mar
030 – São Gonçalo do Amarante
065 – Salgado dos Moreiras
066 – Pecém
067 – Serrote
235 – Taíba

Complementar Metropolitano
Araturi
Caucaia
Cumbuco
Jurema
Parque Potira
Planalto Caucaia
Metrópole
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

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Comentários

Comentários

  1. Santiago disse:

    ISSO MOSTRA A INEFICIENCIA DA PMF. OITO ANOS PARA SEGREGAR DUAS FAIXAS É BRINCADEIRA???/ EM 2001 O BID LIBEIROU UMA VERBA PARA A PREFEITURA IMPLANTAR NA MESMA AVENIDA O TRANSFOR, HOJE O TÃO FALADO BRT. NA ÉPOCA OS PROPRIOS PUPILOS DA PREFEITA FALAVAM DAS ESTACOES EM NIVEL, DO PAGAMENTO ANTECIPADO, DA AQUISICAO DE 200 ARTICULADOS.

  2. Daniel disse:

    Quem vai pagar pelas vidas que vão ser perdidas nessa total loucura ? BRS é BURROS
    faixa exclusiva para ônibus tem que ser no centro da via, se não for, vai ser um atropelamento atraz do outro, e acidentes a toda hora, isso é uma irrespomsabilidade, vão matar um monte de gente e depois vão voltar o que é hoje, pode escrever.

    vou deixar duas perguntinhas aqui

    os veiculos de carga terão de transitar pelas faixas da esquerda, mas o código de transito art 185 prevê multa 85.00. infração média e 4 pontos na careira , e aii ?

    e se por acaso eu for multado na faixa azul, qual o artigo do CTB eles vão utilizar pra fundamentar essa infração ???

  3. EU ACHO QUE NAO FOI UMA BOA IDÉIA ESSA SEPARAÇAO DAS PARADAS OBRIGATORIAS PRA CADA LINHA DE DESTINO, , POR QUE ONDE EU DESCIA, NAO POSSO DESCER MAIS, TENHO QUE ANDAR VARIOS QUARTEIRÕES ATÉ CHEGAR ONDE EU IRIA.

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