GREVE DOS CAMINHONEIROS: Adesão foi baixa em todo o País

greve caminhoneiros

Protestando contra baixa remuneração, valor insuficiente do frete e jornada de trabalho, caminhoneiros realizaram uma série de protestos neste dia 25 de julho. Adesão, no entanto, foi pequena. União Brasil Caminhoneiro não descarta a possibilidade de novos movimentos. Policiais Rodoviários Federais também realizam operações como forma de protesto. Foto: Jornal do Sul.

GREVE DOS CAMINHONEIROS:Movimento foi bem abaixo do esperado
Adesão foi considerada pequena. Houve bloqueios em algumas rodovias
ADAMO BAZANI – CBN
A greve dos caminhoneiros anunciada para este dia 25 de julho teve um balanço bem abaixo do esperado pelos organizadores do protesto.
Apesar de a convocação ter sido nacional, as manifestações mais relevantes se concentraram em quatro estados.
Em Minas Gerais, houve bloqueios na BR 381, em João Monlevade, e na BR 040, em Nova Lima, ambos no sentido Rio de Janeiro.
No Espírito Santo, houve registros de três interdições na BR 101, em Cachoeiro do Itapemirim, Iconha e em Linhares, sendo que em Linhares, apenas o tráfego de caminhões foi bloqueado: carros e ônibus seguiam normalmente, apesar da lentidão.
No Paraná, os transportes agrícolas foram os mais afetados. Eles são feitos por trabalhadores autônomos, que lideraram os protestos. A movimentação no Porto de Paranaguá caiu 38%, segundo a administração do local.
As rodovias do interior do Estado, que dão acesso ao Paraguai e Mato Grosso, muito usadas para escoar grãos, registraram queda de 30% no tráfego de caminhões.
Na BR 392, entre Pelotas e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, os caminhoneiros fecharam a rodovia por cerca de 15 minutos.
A greve foi organizada pelo MUBC – Movimento Brasil Caminhoneiro, que diz que outras manifestações devem ocorrer nos próximos dias.
Os caminhoneiros se queixam da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres que estipulou uma série de novas normas para as inscrições no Registro Nacional dos Transportadores de Carga, que colocou mais exigências para novos motoristas, e também reclamam das regras do frete eletrônico.
A categoria também quer que sejam revistas algumas imposições quanto à jornada de trabalho previstas pela lei que regulamenta a profissão de motorista. Os transportadores querem mais flexibilização.
OPERAÇÕES DA PRF TAMBÉM SÃO PROTESTO:
Policiais Rodoviários Federais também realizam protestos. Eles fizeram várias operações temáticas em diversas estradas, o que causou lentidão.
Cada operação verificava um ou dois itens dos veículos e documentos e causava bloqueios nas rodovias.
Os policiais querem chamar a atenção do Ministério do Planejamento, Ministério da Justiça e Ministério da Casa Civil. Eles pedem melhores salários e condições de trabalho, além da contratação de novos agentes.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

129 comentários em GREVE DOS CAMINHONEIROS: Adesão foi baixa em todo o País

  1. RODRIGO de OSV. CRUZ SP // 26 de julho de 2012 às 09:58 // Responder

    que vergonha por isso que fazem o que quer com o transporte rodoviario de cargas nao tem uniao deveria paralizar 100 %

    • tambem comcordo com o amigo
      sempre d escriminado a crese dos caminhoneiro
      por que não tem união entre eles msm
      vamos se unir . voceis faz a diferencia ;para o brasil
      voceis tem tudo para tem comseguir o objetivo de vcs

      • Eu tambem concordo que deveria ter mais união, pois meu marido tambem é caminhoneiro. So que essa greve é dos PATRÕES e não dos caminhoneiros…..Só
        aconteceu porque com essa nova lei da jornada de trabalho, ta afetando o bolso das empresas . Pois os caminhoneiros demoram mais nas suas viagens , e eles lucram menos. Quando é que as empresas apoiaram os caminhoneiros? nunca né…..porque tão apoiando agora? e so pensar um pouco……

      • Ow, vc’s são mt burros, não sabem escrever e ainda ficam defecando pela boca. Essa palhaçada q estão chamando de greve so esta prejudicando nos, os trabahadores, pois os caminhoneiros estão é de boa la naquela fila. Se não esta gostando tivesse estudado pra se tornar alguem, ou então faz uma passeata em brasilia, não num lugar onde 99% dos afetados são trabalhadores sem influencia no governo.
        Ps.: A proposito vocês é sem i ta, logo q entende pq esta tão revoltada.

    • COM CERTEZA.MAS INFELISMENTE É UMA CLASSE MUITO DESUNIDA.

    • pois e e a classe mais desvalorizada que conheço! mais tbm a mais desunida, tinha que todo mundo unir pras pessoas ver como e importante os motoristas….

    • Muito difícil criar uma greve neste setor, e o governo sabe disso… Tudo esta contra o setor, os autônomos em sua grande maioria estão endividados pela aquisição do caminhão e implementos, sendo assim, o vencimento do financiamento nao muda e nem perdoa, muito menos se comove… As transportadoras nem pensam em arriscar perderem seus contratos com as industrias e deixar de gerar receitas, e o peso da liderança do setor foi abalado e muito com esta tentativa frustrada. Então, ao meu ver, o ponto de pressão esta maior sobre a categoria (ENDIVIDAMENTO), do que em quem depende dela… Porém, existem meios de mudar o cenário atual….. Mas esta mudança e possível apenas a longo prazo…..

    • Não sou caminhoneiro e apoio esta greve, devido o sofrimento vivido por nessa classe, se esta greve persistir até 4ª feira , tenho certeza que as autoridades levaram a sério as reivindicações dos caminhoneiros, pq irá começar a faltar tudo. Dai eles irão valorizar estes trabalhadores que transportam o progresso.
      NÃO HÁ VITÓRIA SEM LUTA!!!

      • Caminhoneiros tem direito a um descanço justo. È muit facil dizer caminhoneiro nao tem coração nas estradas,dirigem feito loucos.Mas ninguem sabe como é vida de caminhoneiro,dias,meses anos sem ver a familia.Virando noites e mais noites sem dormir pra dar uma vida melhor a sua familia e filhos.

    • Sou caminhoneiro de uma grande empresa no ES. Eu não só apoio uma paralização geral dos caminhoneiros, mas sim deveria ser aderida por toda a população Brasileira.Com o aumento exorbritante do combustível(num país produtor),vai ter que aumentar frete,pedágios(um absurdo ao extremo)……………Como será a inflação num futuro próximo? Acoooorrrdaaa meu Brasil!!!.Açeitando tudo que o atual governo e um grupo de inconsequentes e incompetentes polícos impõe sobre nós;é sermos mazoquistas aplausíveis a crimes sobre nós mesmos. Que dizer das BALANÇAS QUE MULTAM POR 10Kg sobre EIXO?. Porque não tém balança q pesa o conjunto todo?………………Sem comentários! PRIMEIRO SE EXTRUTURA PARA DEPOIS COBRAR. EUROPA pooooode,viu Senhores!!!.

    • Primeiro, no Brasil deveria ter um único SINDICATO DOS MOTORISTAS PROFISSIONAIS. Observe:Tanqueiro/Cegonheiro/Onibus muniçipais/Onibus Inter-estaduais,etç. …..Por ventura não são motoristas profissionais? Companheiros!! A movimentação finançeira e econômica mundialmente falando;está,em poder do caminhoneiro e caminhão. AVIÃO,NAVIO E TRÉNS-DE-FERRO não levam o produto final ao consumidor. Até a poderosa PETROBRÁS depende unicamente de nós para subsistir. Mereçemos RESPEITO DAS AUTORIDADES(PRF/PM/DENIT…..),POLÍTICOS ,DOS EMPRESÁRIOS E DA SOCIEDADE que JULGA toda a categoria por causa de uma minoria de máus profissionais. Sou motorista de Rodotrém de uma grande Transportadora no ES,e 30 anos de profissão com muito orgulho.

      • Leandro Fardin // 31 de julho de 2012 às 13:10 //

        José Walter, te parabenizo pelas palavras, ao contrário que muitos pensam você mostrou que caminhoneiro tem conhecimento cultura e muito estudo.

    • concordo,deveria ser unidos,pois todos vivem na estrada,e quem sabe os deveveres,e responsabilidade esta em cada um,mas uma coisa è certa,se todos os uniram conseguirao a meta.

    • É isso ai falou pouco mais disse tudo.

      • deveriam pedir um sálario base de 2000 acima mais um valor de comissão. e tudo certo dai eles vão dar valor a classe. a união faz tudo.

  2. João Elias de Abreu // 26 de julho de 2012 às 11:24 // Responder

    O governo Federal fecha os olhos para os problemas vividos pelos caminhoneiros.Esta é a categoria mais explorada do País. Apesar de ser a responsável direta pela movimentação de carga, esta categoria esta pagando para trabalhar. A carta frete é uma ferramenta de exploração, os fretes não são reajustados, a manutenção e o petróleo auementam, os agentes rodoviários pedem propinas e a fiscalização não tem caráter educativo e preventivo das irregularidades.
    Acorda Brasil!…. Só quando as polícias rodoviárias forem fiscalizadas contra a corrupção, aos caminhoneiros, conseguiremos regulamentar as inovações necessárias a movimentação de cargas neste País.

    • tem que parar tudo mesmo pq o oleo diesel sobe a cada dia q se pasa e o frete não ten nen um reajuste e essa nova lei de 8 horas de trabalho não ten nen o q falar o brasil não ta preparado pra isso tem que parar tudo mesmo vamos nos reunir amigos da estrada pq não temos valor nenhun sendo quen abastese o brasil sómos nós os caminhoneiros vamos nos unir

      • é sacanagem, a classe dos caminhoneiros é classe mais desunida que conheço, se parar todos o país para, mas poucos tem coragem..e enquanto isso fica essa porcaria que esta!!!!!!!!!!!!!!!!

      • não adianta ficarem so pensando na nova lei e não reenvendicarem o fim das comissoes e um salario digno para a profissao de motorista, e não so deputados e outros mais com salarios bons nós tambem merecemos um salario copativel com o nosso trabalho porque nos sim trabalhamos de sol a sol. Essa é minha opniao pois sou motorista e mereço um reconhecimento alias todos nós motoristas merecemos.

  3. JOSE ANTONIO ALVES PINTO // 26 de julho de 2012 às 13:19 // Responder

    POUCA VERGONHA E O ALMENTO DO PETROLEO TAMBEM O POVO NAO SABE VOTA

  4. E falta de uniao mesmo todos os camioneiros tem o mesmo objtivo deveriam parar e pensar e pra melhorar para todos….

    • Não sou caminhoneiro e apoio esta greve, devido o sofrimento vivido por nessa classe, se esta greve persistir até 4ª feira , tenho certeza que as autoridades levaram a sério as reivindicações dos caminhoneiros, pq irá começar a faltar tudo. Dai eles irão valorizar estes trabalhadores que transportam o progresso.
      NÃO HÁ VITÓRIA SEM LUTA!!!

    • jurandir alves martins // 27 de julho de 2012 às 13:51 // Responder

      união nós temos,o que falta e uma base governamental que nos de prestigio ,e, alguns lideres mais resistente a pressão do pais, a nossa classe e a maior do mundo porem não podemos fazer no peito e na raça,sem um lider forte …a presidencia do país tem que apoiar .mas……..

      • é realmente ta tenso essa situação , tenho pena dos caminhoneiros sofrem muito, nessas estradas e não são valorizados tem mesmo é que fazer greve , fazer seus direitos prevalecerem.

    • sim so que tem alguns como eu! q se parar 3 4 dias… no final do mes nao tenho dinheiro para pagar a prestação do caminhão, o sindicato deveria arrumar uma outra forma, sendo que a culpa dos fretes baixos, saão dos propios camioneiros, principalmente quando pega as cargas de retorno. rodam por quaquer valor para nao voltar vazio, se todos aumentarem o valor do frete e nao aceitarem menos, os agenciadores nao teriam opição, ai sim o frete melhora

      • Esta deve ser a correta reivindicação, mas vejo que o sindicato está pensando em política partidária, afinal estamos em ano eleitoral e, infelizmente, não na qualidade de vida para o cidadão caminhoneiro.

      • Assis parreiras // 31 de julho de 2012 às 23:23 //

        pow cara, infelizmente tem que ser assim. Eu tambem pago prestação do meu cargueiro e o valor é pouco acima de 3,500,00 , eu tambem to desesperado mas se continuar assim não dá!!! pensa comigo: eu rodo fazendo a linha do rio para DF e volto com melancia de Uruana GO. ou seja uma viajem que costumamos fazer em 28 a 32 horas (1450 KM), isso dando para descansar, vc sabe que essas horas é com descanso pouco mas descansa. essa viajem passaria a ser realizada em 4 dias, ou seja 32 horas dividida por 8 trabalhada é igual a 4 dias. uma viajem de um dia e meio se tornaria 4 dias. isso o mes todo. assim vc acha que consegue pagar seu cargueiro. Desculpa mas é assim que eu vejo. fique com Deus e vamos aderir sim a essa greve. ABRAÇOS

      • Assis parreiras // 31 de julho de 2012 às 23:25 //

        desculpa esse comentario foi para nosso amigoWilliam

  5. TENHO CARTEIRA E, JÁ FUI APROVADO EM VARIAS EMPRESA, MAS NA HORA DE FAZER O SEGURO COM AS SEGURADORAS, SEMPRE ME REPROVA, ISSO É UMA DISCRIMINAÇÃO, COMO PODEMOS PAGAR O QUE DEVEMOS, SE AS SEGURADORAS NOS REPROVA.
    ISSO TEM QUE ACABAR.

  6. ana carolina de almeida // 26 de julho de 2012 às 14:34 // Responder

    eu sou esposa de caminhoneiro, e acho que a classe é muito desunida se ouve-se mais união entre os companheiros de estrada tenho certeza que a greve realmente seria geral que fosse de apenas cinco dias já iria causar um caus geral no brasil ai eu queria ver se realmente isso iria ou não causa grande impaquito na midia nacional pois iria mexer com todos pobres ricos poderosos e todos mais pense nisso….. Carol Almeida.

  7. Brasil, pais de politico(corruptos) enquanto os nossos governantes fazem pedidos de aeronaves novas para nos pobres ficar pagando o luxo deles, e eles nem ligam para nos trabalhadores, so sabem cobrar, (impostos) isso os politico.. Agora a policia vive de propina não podem parar um caminhão q pedem dinheiro q nojos isso e nosso pais,,, agora para aumentar os fretes eles nem sabem o q e isso acho eu,, pois so sobem pedagios, combustivel e o frete nada,,, tem e q fazer igual fizeram nas torre gemeas dos Estados Unidos, mandar fazer la em Brasilia isso e bem na hora q tiver todos politicos la pelo menos abaixaria as nossas dispesas com essa cambada de mercenarios….

  8. falta união povo vamos la vamos nos dar as mãos!!!

  9. Infelizmente a situação vai ficar a mesma senão pior. A cultura do caminhoneiro aqui no Brasil é representada de forma individualista e bastante egoísta, nao cabe aos caminhoneiros deixar que seus problemas sejam resolvidos por outros ou que a solução caía do céu. Enquanto houver uma mentalidade sem uma dinâmica social o caminhoneiro será duramente atingido por todos que necessitam de caminhão.

  10. A UNICA FORÇA QUE PODE PARAR O BRASIL E DOS CAMINHONEIROS, SO RESTA TOMAR ATITUDE E PARAR POR 3 DIAS QUE A ECONOMIA PARA , OLHA O AUMENTO DO DIESEL NAO REPASSADOS NO FRETE, RETORNO FRETE DA VERGONHA, NAO DEVERIA EXISTIR, LEI 12.619, NAO TEM ESTRUTURA NAS ESTRADAS PARA PARAR OS CAMINHOES, LEI CRIADA SEM ARGUMENTAÇAO DO SETOR UMA VERGONHA.

    • Isto significa que o caminhoneiro deva trabalhar mais de 8 horas diárias sem ganhar horas extras? Mas porque parar o Brasil significa broquear as estradas. Ora se este é o transporte modal do país, basta não sair com os caminhões que a circulação de mercadoria para, não é esta logica que está colocando. Agora que direito tem de impedir um ambulância por exemplo de socorrer um paciente porque obstruiram uma via publica.

  11. ENQUANTO HOUVER A LAVAGEM DE DINHEIRO ENCIMA DO CAMINHÃO VAI CONTINUAR ESSA DESIGUALDADE

  12. os camihoneiros altonomos ou empregados deviam ser estruidos 30 dias antes da greve para estaren em suas cidades de moradia para aderir a greve, seria uma paralizaçao justa . calsando um impaquito maior por permanrcer mais tempo . a rede globo nao tem divulgado a paralizaaço a nivel nacional , com intençao de desmotivar a greve para o bem estar de alguns tubaroes eu pessolmente estou lançando um boicote aq rede globo.

  13. sou carreteiro a 23 anos nunca vi tanta desunião com a nossa classe na hora de conseguir oq queremos falta união por isso temos frete baixo aumento do preço de combustível mais impostos pedágios caros estradas ruins salários baixos e se quisermos paramos o Brasil pais de corruptos
    O NOSSO SINDICATO E UM FRACASSO!!!!!!!!!!!!!

  14. E realmente nunca vi uma coisa na qual todos estau saindo prejudicados i nen assim u povo si uni e por isso qui vai cada dia piorandu mais ate todo mundo acaba de perde u qui tem acorda canbada a hora e essa vau para todo mundo

  15. Fábio Freitas Gonçalves // 26 de julho de 2012 às 17:32 // Responder

    O Governo faz o quer com os Motoristas sobem preço de óleo Diesel sobem impostos IPVA na qual as estradas são orríveis nos classe trabalhadora somos fantochi na mãos dos governantes!!!!
    MUDA BRASIL
    Fábio Freista Arcos MG

  16. Essa classe de trabalhadores estao sem forças para lutar pelos seus direitos.

    http://deolhonobrasil.wordpress.com/

  17. marcos vinicius kingeski // 26 de julho de 2012 às 18:30 // Responder

    gente que vergonha, sou caminhoneiro tenho contas a pagar mas apoio a greve tem q parar, a gente que é autonomo tem que se agregar isso nao existe nao posso mais fazer frete direito para as empresas que trabalho,agora tenho q pagar agregamento simplesmente esse governo maldito quer acabar com os autonomos, outra coisa vale pedagio meu frete é diferenciado o pedagio esta embutido, tantos outras coisas a se preocuparem, to pensando seriamente em abandonar a profissao, cade a coragem pra parar irmaos da estrada pelo visto coragem so no px mesmo

  18. A greve não vale muito porque são poucos que param

  19. É uma sacanagem, esse povo totalmente desunido, depois reclamam de pedágios caros,combustível lá nas alturas.Mas ninguém colabora!!! se a greve resolvesse esses desunidos iam ser os primeiros a querer os benefícios.Meu esposo é caminhoneiro e teve que parar por causa da greve.No RIO DE JANEIRO quase nem ouvi falar sobre a greve é uma vergonha!!

    • Então a senhora é a favor que seu marido trabalhe mais de 8 horas diárias e sem direito a descanso.

    • o descanso quem faz é o proprio motorista. o senhor deve esta falando isso porq seu cargueiro deve ta pago. todos tem direito a fazerem greve so o pobre do motorista que nao. isso é uma reivindicação nossa e temos que aderir isso sim, depois que conseguirmos os outros que nem quizeram participar vao se vangloriar. estamos junto ou não

  20. Antonio Restivo Filho // 26 de julho de 2012 às 19:11 // Responder

    Olá pessoal, porque as emissoras de tv não falam da greve dos caminhoneiros, será que o governo proibiu. Vamos todos por esse meio de comunicação perguntar. Ex; O rede Globo, Record, Bandeirantes e outros porque voces não falam da greve dos caminhoneiros, e so falam de futebol para distrair a atenção do povo sobre a real sitiação; VAMOS GENTE NOS UNIR AGORA PARA AJUDAR OS CAMINHONEIROS, VAMOS AGORA.

  21. eu acho uma pouca vergonha dos caminhoneiros naum quere colabora com a grve por que todos pode fika esperando treis dias para carrega ou descarrega ou o que seja agora para para . para a h melhora niguem que ne

  22. é um abuso o que fazem com os caminhoneiros ,vamos nos unir gente se não quem para somos nós

  23. fooooraaaaa pt, pelo amor de deus!!!!!!!!!! vcs estão acabando com este paísão!!!!!

  24. imfelismente amigos caminhoneiros o problema esta. 1= GREVE D DONO D TRANSP 2=GREVE D EMPREGADOS 3=GREVE D AUTONOMOS.trez classe imtereses diferentes.1=transp esplora autonomo. 2=EMPREGADOS PR COMPLEMETAR O SALARIO ROUBA NO DIESEL E OUTROS CACHORROS .ESTES NAO TEM IMTERESE EM FASSER GREVE!!!
    3= AUTONOMO ESTE NAO TEM O QUE FALAR ESTA EMDIVIDADO. SEM COMDIÇOES DE PARAR NEN PARA FAZER MANUTENÇAO.POIS QUANDO NAO ESTA PROCURADO CARGA ESTA VIAJANDO PARA.. FRETE – DIVIDESE EM 3= DISPESAS DE VIAGEM…DISPESA DE CASA MANUTENÇAO D CAMINHO.
    SO DA PARA QUEM LAVA DINHEIRO DE DROGAS OU DE POLITICA.
    LI COMENTARIOS SOBRE PRF E DIGO QUE FASO SC PARA O NORDESTE E NAO SE VE GUARDAS FAZENDO ABORDAGEM PARA PEDIR PROPINA A MUITOTEMPO!!!!!

    • Pareceu-me um comentário coerente quanto a verdadeira divisão da greve (Empresários – Empregados – Autônomos). Neste país deveria existir um grande sindicato onde controlaria todas as cargas com ordenação de uma fila/agendamento (tipo cooperativa de radiotáxi numa cidade – uma ideia). mas os sindicatos estão pensando mais em politica e usar os caminhoneiro como massa de manobra que solucionar os problemas diários dos próprios caminhoneiro, como longas jornadas de trabalho, distribuição das cargas, tabelamento dos fretes… Estes sindicatos ganham tanto dinheiro que já poderiam existir locais adequados para os caminhoneiros pararem para descanso apos uma jornada de trabalho pelo menos nos grandes eixos rodoviários. o que apresenta esta greve é apenas atender interesses dos empresários.

      • Conta isso pros autônomos, que não vão pagar seu caminhão. Ah, a propósito, nesse ramo e nessa greve eles são maioria.

  25. Moacir de osvaldo cruz // 26 de julho de 2012 às 22:36 // Responder

    Eu acho um absurdo,colocam leis sem fazer uma ampla discução com as categorias,pois no transporte tem varias categorias, e agoras como um todos querem que as cumprimos,este é um pais democrático?

    • Não. Vivemos uma ditadura do legislativo, porque votamos mal e não temos coragem em renovar e reelegemos. É hora de renovar, deputado e senador não poderiam ser reeleito sem critérios. O minimo do bom senso deveria ser idêntico ao presidente da república que é reeleito duas vezes consecutiva. Então vivemos uma ditadura do legislativo.

  26. Sou Motorista autonomo a mais de vinte anos, e posso dizer com certeza, nossa classe ja se acostumou a ser chamada de coitados, nao tem hora pra dormir, muitas responsabilidades pra cumprir, muitos kms pra rodar , varios horarios para se cumprir , muitas dividas pra pagar e nenhuma vergonha na cara nem coragem pra reivindicar os seus direitos, preferem acelerar o bruto pra parar na casa da luz vermelha, doque lutar junto com os companheiros que se preocupam com a nossa classe e nossos direitos, QUE VERGONHA!!!!!!

  27. Boa noite, é verdade infelizmente nossa classe não é unida mesmo! Sou carreteiro e como tantos colegas tenho contas a pagar e finaciamentos, mas estou parado desde zero hora de quarta feira para apoiar meus colegas que estão em Pelotas a beira da faixa protestando. hoje sai de rio grande para ir a pelotas e vi um muitos caminhões viajando com containers quer é o frete mais podre que tem! Mas infelizmente é sempre os mesmos, Mortos de fome….. Pessoal vamos parar todos pelo Amor de Deus…………………….

  28. eu sou de são pedro do ivai pr
    estou acompanhado a greve mais esta mto de vagar
    minha familia inteira só depende do camihão que é meu pai meus irmão
    meus filhos e sobrinhos.
    de ums anos pr ca esta mto dificil esta profisão
    vamos fazer a diferencia ,vamos nos unir
    espero ter um bom final.
    vamos tentar fazer igual a greve de 1999 esta sim deu resultado
    vamos nos unir pr parar pq se não quem vai para somos nos
    e as latinhas vai ficar vazia

  29. Nao concordo em fechar as rodovias pois fere o direito de ir e vir das pessoas.Sou caminhoneiro autonomo como tantos outros devo prestaçao alta e ta complicado trabalhar para pagar as contas ! mas o melhor jeito de conceguir alguma coisa e unirmos parando em nossas casas,nao carregando nem um tipo de carga e deixando que o governo transporte as cargas pois eles acham que nao precisam de nos mais eles estao enganados…………………….

    • Coerente! Não necessita obstruir as rodovia para provar que os caminhões transportam a riqueza deste país. Apenas parem. Lamento que neste pais não exista um sindicato que coordene a tabela do frete, organize e oriente os fretes impedindo que caminhões fiquem ociosos, que não exista um local seguro para pernoite, que a horas de jornadas sejam cumprida… se não existe progresso nas negociações é porque os sindicatos dos empresários de transportadora x sindicatos empregados x sindicatos autônomos viverem o verdadeiro empasse.

  30. Ai galera.tamo junto nessa parada.
    So para vcs ficarem sabendo aqui em BH parou geral a Br 381 itatiaiucu para BH. 50 km de congestionamento.
    Pelo menos aqui o abastecimento nas empresas da regiao ja esta sentindo o impacto.
    Forca Galera!!!

  31. Gaspar dos Reis Pereira // 27 de julho de 2012 às 01:10 // Responder

    NÃO ESTÁMOS CONTRA A LEI ESTÁMOS CONTRA A MANEIRA QUE ELA ESTÁ SENDO APLICADA EM UM FRETE DE 1000 REAIS SOBRA 310 REAIS. SOBRE A LEI QUEREMOS SO REVOGAÇAO POR 365 DIAS PARA QUE OS GOVERNANTES NOS DÉ MAIS SEGURANÇA. A LEI É ÓTIMA VAMOS TRABALHAR MENOS. MUITO OBRIGADO POR FAZER ESTA PERGUNTA. QUALQUER COISA QUE VOCE QUIZER SABER ESTOU AQUI PARA ESCLARECER DESDE JÁ AGRADEÇO. GASPAR DOS REIS. MENBRO DO MOVIMENTO DOS CAMINHONEIROS DE ARCOS M.G

  32. a força esta em nossas maos . nao prescisamos fazer o pais de refem para reivindicar nossos direitos . a lei e considerada boa o transporte que ta torto .e dizandado na mao de jente errada. se negue de carregar frete barato denuncie joga nos 11 metros o povo do balaio domina
    e queima essas firmas valorize sua profissao diga nao a essa baderna de greve . isso so favorece os patrao . (opa os sinhosinho da cenzala chamada de transporte terrestre .
    e pronto falei macauba uberlandia minas gerais brazil e tudo de bao!!!

  33. flavio carvalho de frança // 27 de julho de 2012 às 02:02 // Responder

    Sou caminhoneiro tambem,e acho que as autoridades competentes tem de rever as leis de transitos,porque eles tem de pensar oque eles pensaria si estivesse no nosso lugar.Todos gastos aumentando, e frete,respeito, dignidade,etc…cada dia mais sendo esquecidos pelas autoridades. {SOMOS BRASILEIROS}E SOMOS FIEIS A NOSSA PATRIA….

  34. PARAR PORQUE? SE NÃO TEM UMA REIVINDICAÇÃO, simplesmente voltar a carga horaria? E o descanso ao lado da família, os pernoites serão ao lado das BRS , sem um ponto de apoio? Sabe-se que é a maior carga horária existente, e que com toda essa jornada de trabalho ate hoje nem um motorista enriqueceu, e também sabe-se que 70% deles são obesos, 99% são sedentários, os quais envelhecendo estarão em uma fila de hospital, esperando uma ficha para tratar dos males causados pela jornada de trabalho,sono e rebite. Causando assim problemas de coração, mentais, e outros. QUEM SABE A CLASSE QUE É UM GIGANTE ADORMECIDO ACORDE E VENHA FAZER SUAS REIVINDICAÇÕES.E BRIGUEM PARA QUE SEJAM ACEITAS.

  35. A TODOS OS HERÓIS DA ESTRADA E SEU KIT FAMÍLIA, UMA BOA SORTE E FIQUEM COM DEUS ………

  36. SOU AUTONOMO TENHO CONTAS PRA PAGAR E NÃO PARO PRA AJUDAR TRANSPORTADORA QUE SÓ QUER ME FERRAR… ESSAS EXIGENCIAS DO MOVIMENTO SÃO PRA AJUDAR QUEM NÃO QUER PAGAR OS IMPOSTOS ANTES SONEGADOS LAVANDO DINHEIRO NAS NOSSOS COSTAS ANTES DA NOVA LEI TAVA TUDO BEM PRA ELES AGORA QUEREM UNIÃO OU VOCES ACHAM QUE TÃO PREUCUPADOS COM MOTORISTA QUE NÃO VAI TER ONDE PARAR QUANDO DER 8 HORAS ELES QUEREM É QUE VOCES NEM DURMAM PRA TER MAIS LUCRO… TENHO UM RECADO PARA O NUBC MOVIMENTO QUE ESTA ORGANIZANDO A GREVE CADE A EXIGÊNCIA DO OLEO DIESEL MAIS BARATO BAIXA DOS PEDAGIOS…BAIXA DE IMPOSTOS AOS PNEUS PEÇAS E OUTROS…AMADORES

    • concordo em genero e grau, a nossa força esta em nossas mãos,quanto a greve acho justa porem como me disse um moorista de igarape, eles teem uma frota de 1.500 caminhões na cidade e não colocaram nenhum de seus veiculos na pista para fechar a fernão dias no entanto recrutaram meninos para atirar pedras no carros dos outros, e mais facil destruir a patrimonio alheio não e verdade.

  37. ednel gomes pinto // 27 de julho de 2012 às 11:21 // Responder

    isso é uma vergonha!!! nos caminhoneiros temos que cer mas coerentes com nos mesmo é com os nossos companheiros, se nos não paramos prejudicamos os outros é a nos mesmo, estou muito em vergonhado

  38. ademir vieira dos santos // 27 de julho de 2012 às 13:49 // Responder

    ha nossa categoria ta uma vergonha e como mora num apartamento cada um fecha a porta ne cuida do seu ate quando ?

  39. Sim, concordo com os caminhoeneiros, fazer greve mais faça na frente do plenario, reclama com a dilma. mais nao fica impendindo dos outros carros, onibus, carros pequenos de seguir a viagem. tem crianças, idosos, ficar na fila mais de 4hs sem agua, sem comida nao tá. caminhoneiros, vai direto pra brasilia. lá vcs conseguem o que tanto desejam.

    • Cadê o o PT (PARTIDO DOS TRABALHADORES) para ajudar os motoristas? Ou motorista não é trabalhador? Será que somente os Sem Terra são considerados trabalhadores? Eles interditam rodovias, invadem fazendas, destroem maquinários e são aplaudidos pelo PT. Nós motoristas TRABALHAMOS, enquanto os Sem Terra recebem bolsa isso, bolsa aquilo e não fazem nada pra ajudar o Brasil crescer. No entanto o PT os apóia incondicionalmente. Será uma questão de votos? Nós caminhoneiros somos trabalhadores e também votamos. E, além disso, somos a maior classe de trabalhadores em nível mundial.

  40. É uma vergonha num país desse um transporte rodoviário ser tão mal administrado pelo governo!!!

  41. clairton zanetti // 27 de julho de 2012 às 16:17 // Responder

    aqui relata um motorista tenho 37 anos trabalho na profissão desde os 18 anos tenho já alguma experiencia no que se refere a transporte ,fretes , distancias e problemas enfrentados na profissão. passamos por momentos difíceis em outros governos mudanças de planos ,juros altos ma conservação de estradas mudanças ou criação de de leis etc.mas os últimos anos e nos último meses realmente o governo e acredito eu o mistério dos transportes que aparece pouco mas para trazer planos que não são compatíveis com a nossa realidade entram em sena e acredito que nunca enfrentamos tamanhos problemas eu pessoalmente estou dignado e passo a não acreditar mais em soluções ou alguma mudança que venham a realmente trazer benefícios a nos. quero dizer que não sou contra a algumas mudanças que deveriam acontecer ,mas que se busque planejar conversar com quem entenda no setor e se fazer um planejamento descente ,e não enfiar as leis guela abaixo nos transportadores porque estamos numa democracia e acredito que tenha espaço para ajustar as revendicação .tenho certeza que tenha alguma autoridade no setor publico que vai sentar com nossos representantes para tentar solucionar essas questões.temos transtornos sim temos mas infelizmente e a unica maneira de sermos ouvidos.

  42. wladyney cesar de freitas // 27 de julho de 2012 às 17:07 // Responder

    TENHO VERGONHA DE SER UM CAMINHONEIRO NO PAIS COMO O NOSSO,ONDE DPUTADOS Fazem seus proprios aumentos ,professores fazem greves e tem apoio,policial faz greves e sao atendidos, mas quando um caminhoneiro para ele apanha de policiais, por ordem nao sei de quem. encentivao financiamentos para o caminhao mas nao se consegue pagar , aonde vamos parar,acho que o bom seria pegar todos caminhoes financiados e levar para a dilma pagar.ja que ela disse que o aumento do petroleo nao afetaria as bombas!!!!!!!

    • José Figueiredo // 31 de julho de 2012 às 15:15 // Responder

      Ledo engano. Professores e Policiais são é mal atendidos. Também trabalham muito e são mal remunerados, exceto os policiais de Brasílias que são os melhores remunerados deste país. Os Professores fazem jornadas duplas e até tripla – consequência: pouco tempo com a família, veja bem, isto sem fazer uma viagem e no caso dos professores do ensino Fundamental e Médio da rede pública – a vida é difícil, não tem o apoio não senhor – que afirmou ter – As escolas não tem as infraestruturas adequadas, algumas quando chove não é possível ministrar aula; falta recursos instrucionais; a violência que ronda as salas ameaçando professores e alunos; etc… Reflexo: Educação neste país vai de mau a pior, e ainda, os jovens concluem o Ensino Médio sem preparo para a vida profissional e pior, sem consciência cidadã e critica. Alguns Institutos Federais contribuem com esta formação, mas ainda é pouco para um país com a dimensão continental que possui e características regionais. Por isto temos motoristas analfabetos, que olham apenas para o próprio umbigo, não conseguem contemplar os motoristas brasileiros. A falta de uma Educação adequada os tornaram inconsciente da mão invisível que os manipulam, a forja medíocre. Transporte é um tema muito abordado nas aulas de geografia e as condições sociais dos trabalhadores são muito debatidas ainda livros com o “Jorge um brasileiro” do escritor Oswaldo França Jr. alunos leem para conscientizarem-se da vida de um caminhoneiro. O que realmente lamentamos que o caminhoneiro pouco lê e também pouco escreve. Veja o que um professor pode fazer, para os futuros caminhoneiros.

      “E digo para você que não gosto mais nem de me lembrar dessas coisas, e só me lembro mesmo, quando alguém chega e a gente fica batendo papo. Porque, você sabe, a gente não consegue ficar conversando muito tempo, sem no fim contar do que a gente já fez, ou do que a gente já foi.” in: Jorge um brasileiro, de Oswaldo França Jr.

  43. esse povo em vez de criar leis que realmente necessita, cuidar do povo nordestino que morre de fome e sede, fica querendo mudar coisas desnecessarias, concordo que motorista tinha que ser mais valorizado tinha que ter um bom salario fixo, mas dessa forma que dizem que vai vigorar vai e deixar muita gente desempregada, quem
    tem caminhao financiado sera que vai dar conta de pagar parcelas altas com esses horarios??

  44. alexandre antunes // 27 de julho de 2012 às 18:11 // Responder

    boa tarde a todos sou caminhoneiro a 26 anos e nao apoio essa greve motivos sao bem claro hoje eu sou reconhesido na profisao nao concordo com mtorista viajando noite e dia muitos fasem por conta eu nunca vi uma carga de soja de graõ ter horario e da cabeça de muitos essa lei vai ensina muito trb na estrada temoss q lutar por salario diguino isso sim minha raiva q antes os dono de transportadora naõ ajudava nois na greve agora vai ele la na pista só sei q eu hoje tenho hora p trb minha saude vai ser melhor as firma vao ter q cuida muito mais da saudo motorista é uma grande besteira essa greve nao vao a lugar nem um.

  45. Essa greve tem que continuar para solucionar nosso problemas e ser mais valorizados.

  46. Gisele Nunes Ferreira // 27 de julho de 2012 às 20:45 // Responder

    sou motorista de carreta a apenas 8 meses,sempre fui apaixonada por caminhão desde pequena,o diesel que corre nas veias vem de berço,tenho apenas 21 anos,sou casada com um tambem caminhoneiro,tranportamos cargas liquidas,e temos uma filha de apenas 3 anos q quando não esta na boleia do bitrem do pai esta na minha… não somos desunidos estamos parados também com a grave junto com milhares de amigos,mas pra quem ganha por porcentagem realmente fica dificel,parar… queremos ser mais valorizados sim,mas temos que penssar tambem em nossas familias que dependem de nós.

  47. sandra rosani greef // 27 de julho de 2012 às 21:00 // Responder

    ola amigos camioneiros vamos se unir e parar o brasil de vez para nos ser valorizados nos passamos tanto tempo parados esperando carregar e descarregar entao vamos ficar por casa ou aonde estiver para mostrar que o brasil precisa desses proficionais . um sorte abraço a todos

  48. adivaldo ferreira da cruz // 27 de julho de 2012 às 22:17 // Responder

    estou decepicionado porque tambem sou motorista e a nossa classe nao tem uniao sendo que e nos que movimenta o mundo.todo mundo esquece que sem nos falta tudo!!!…

  49. Eu estava na hora, fiquei 11 horas sem andar e consegui sair pq fizemos outro caminho e 2 horas depois de sair de onde estava bloquearam o caminho no qual eu seguia

  50. Eu quero que tudo vá pra PQP! Sempre me ferrei pra patrao agora eu quero é fazer correria!! dane-se o resto!

  51. temos que nos unir,motorista unido jamais sera vencido!!!

    • Dalvim Nunes Costa // 27 de julho de 2012 às 23:34 // Responder

      alguns motoristas e transportadores não se concientizarão da importancia da manifestação.enfelizmente muitos dos motoristas, não faz questão dos seus direitos ,não faz nenhum tipo de leitura sobre, o que esta em jogo em seu direito…só fala o que os outros falam p/ ele!!!!

      • E as contas quem paga com toda essa putaria? Se parar suja o nome e naw carrega em lugar nenhum… Falar é bom, mais vai viver a emoção das dividas chegar e naw ter o dinheiro, quem é autonomo, tem que se virar…….

  52. sou caminhoneiro mas esta greve não é nossa e sim do patrão seria nossa se nos estivessemos revindicando está restrição de São Paulo ai sim

  53. É isso ai amigos vamos parar tudo ou vamos nos ferrar ainda mais ; é lei pra k é lei pra lá e o frete q é bom … nada.

  54. luiz pe de pano sc // 28 de julho de 2012 às 00:56 // Responder

    80 por cento e pouco se o governo nao cumpri / a greve vai ser de des dias todo os motorista parados ai vao ver o q e bom basta a gente querer

  55. sou camioneiro a mais de 15 anos , mais esta greve e dos patroes

  56. uma empresa mal administrada vai pra o brejo rapidinho. muitos dos colegas caminhoneiros não teem a conciencia de estarem dirigindo uma empresa e naum um caminhão. os politicos ruins estão lá, pq nós os colocamos. o trabalho (frete) está ruim pq aceitamos isso. precisamos ser profissionais o suficiente na hora de uma negociação pra naum ver sua empresa indo pra o brejo. há uma desunião muito gde devido a fortes interesses pessoais, é cada um por si e o resto q se f,,, acredito q com muito profissionalismo e informação conseguiremos atingir nossos objetivos e nos mantermos sem toda essa pouca vergonha q muitos ja comentaram.

  57. ozil de oliveira // 28 de julho de 2012 às 12:10 // Responder

    olá amigos eu tambem sou mot. de cargueiro pesado a muitos anos, ultimamente estou viajando de PR. ao Nordeste.o que eu mais acho errado é que inventaram caminhóes que usa o tal de S-50 e uma água com uréia que se chama ARLA, assim dizem que vai diminuir a poluição no nosso planeta mas acontece que tem postos de combustiveis por ai vendendo a R$ 2.30 o litro de S -50 e R$ 5.00 o litro de ARLA, pra mim é muito abuso de preços sendo plano do governo !! as empresas de transp. deveriam brigar por estes motivos e ninguem comprar mais caminhões no Brasil. o S -50 é somente um óleo comum igual o que usamos sem aditivo….

  58. Isso é uma poca vergonha naum tem aonde os caminhoneiros para naum é verdade!!

  59. pocha deveria ser parado pelo menos tres dias,todas as rodovias,e apoio das empresas para podermos mudar a cara de nossa classe,q esta cada vez mais defasada!!ACORDA MOTORISTADAA!!!

  60. sou caminhonero 27 anos mais vejo desuniao falta corage falta vergonha na carade asumir uma greve tatal pare en casa com sua familia sem vandalismo amigos estamo no mesmo barco somos escravo da crace politica deste brasil faça seu direito valer ogoverno federal junto com bnds investil 134bilhoes de dola na reform do aeroporto de gana africa tem lalau tem jorjina tem mensalao sera que vamos morre de baixo do chicoti acorda caminhonero tem que te asaco roxo

  61. como a classe e dezunida e burra estao fazendo esta greve nao a favor da categoria e sim a favor dos grandes impresarios sao todos marias vao com asoutras acorda galera ?????????

  62. sou caminhoneiro a mais de 20 anos. Vamos continuar sendo explorados? fretes mais justos; melhores salários ; mais respeito . precisamos nos unir!

  63. MARCIO ANTONIO KRAEMER / KRA CEBOLINHA... // 28 de julho de 2012 às 23:20 // Responder

    todos motoristas falam que naõ tem como trabalha quando tem como se uni pra mostra que a clase merece respeito comsiderasao como toda outra profisao, poucos se unem, agora que ta na hora de todo mundo para, ta na hora de ser caminhoneiro e lutar pelo nossos direitos, chega de todo mundo fase lei e afeta a clase, pois o brasil sem caminhoneiro nao anda, nao come,nao vive,

  64. no fim desta paralizaçao voces vao ver o que e de motorista cantando a musica fui jumento fuiii jumento parei o transito e fiquei para no tempo fuiiii jumento kkk

  65. ai os patroes sao jumentos sao jumentos agora vao se fd no relento sao jumentos os padroes estavam por baixa e agora vao dar a volta por cima agora tds juntos fuiii jumento samos jumento vamos se fd no relento padrao nao fc por baixo que os jumentos levao eles pra cima ??? kkkk

  66. Edivaldo Santana // 29 de julho de 2012 às 14:41 // Responder

    acho impossivel caminhoneiros revindicar algo ao seu favor se nao temos um sindicado forte ao nosso favor

  67. apoio total a essa classe ,pena que não e reconhecida com o total valor merecido.para se ter uma ideia,um carreteiro anda todos os dias com um valor em media de 600,000,00(seiscentos mil reais)entre carreta e mercadoria transportada,o salario do troucha do carreteiro não passar de uns míseros $1,800,00(um mil e oitocentos reais )liquido,isso e justo??????essa greve só beneficia diretamente os patroes pode acreditar ai chegar o nosso sindicato falando ou implorando para nos parar?seri justo??acorda companheiros,vamos reivindicar um salario digno,ponto de apoio para descansar com banheiros limpos, restaurantes populares com refeiçoes a 1,00 ( um real). TVs, rádios,telefones públicos,vamos para brasília colocar la na esplanada umas 1000 mil carretas vamos parar a capital impedir o vai e vem dos nossos deputados e senadores, quando os empresários,os produtores rurais querem dinheiros eles fazem isso poque a gente não vamos fazer isso também pensem nisso.vamos reivindicar nossos direitos a todos mil felicidades

  68. isto é lobi das empresa de onibus pois agora tem.. brt ,, mais nao tem motorista para eles e as empresa de onibus quaze todas sao de politicos ou parentes deles e eles nao queren melhorar salario é um modo de desarticular o trabalhado do trasporte coletivo pois eles querem lucrar mais nao emporta quen vai ficar no prejuiso

  69. nao vai adianta em nada esta greve meu marido e caminhoneiro tudo errado novamente vandalismo nao leva nada

  70. COITADO DAS PESSOAS QUE TEM
    UM CAMINHAO PARA TRABALHA E DA O SUSTENTO DA SUA FAMILIA E AINDA
    TIRAR A PRESTAÇAO DO CAMINHAO

    COITADO QUE DEPENDE DO SEU CAMINHAO

  71. é gente nao ta facil,sou autonomo faltam 18 parcelas e as vezes deixo de comprar as coisa pra min pra manter o caminhao durmo 20 horas por semana carego frete de ctba para sp de 7 mil e a transportadora me paga mil e cem reais isso que me deixa mais indignado. sou de sao jose dos pinhais. abraços a todos. ( vou quitar vender e inventar outra coisa pra fazer )

  72. Olá pessoal.
    Não entendo vocês, se não tem leis protegendo, vocês reclamam, quando o governo resolve olhar para a classe, vocês acham ruím. Reivindicar está correto, mas tem que agir com objetivos e fazer valer o direito de vocês. Mas, só irão conseguir, quando resolverem se reunir com ideais, sem bagunça e desordem. Mantenham a classe e faça valer os seus direitos.
    Vai a dica a todos.

  73. Outra coisa que tem que ser protestado, são os altos preços dos combustíveis. Até concordo com a classe patronal quando falam que um frete chega a consumir até 60% de combustível. Isso é uma vergonha para o Brasil, uma vez que o país é autosuficiente em petróleo. O governo só sabe falar em criar e aumentar impostos e quem paga por isso são os consumidores. O Brasil é campeão em arrecadação de impostos, MG então é Estado do país que tem as maiores taxas de impostos, absurdo total, ainda mais quando viajamos e encontramos as estradas em condições precárias, principalmente no trecho da BR 040 entre Conselheiro Lafaiete a Belo Horizonte, parece que estamos andando em um calçamento de tão ruim que a estrada se encontra. Então eu me pergunto, o que estão sendo feito com os milhões de impostos arrecadados?!? Vamos pessoal cobrar os nossos direitos. Reinvindicação já!!!!

  74. Olha, eu acho o seguinte, se os caminhoneiros rodarem 4 horas e depois ficarem 30 minutos parados, vai ser pior ainda, se o caminhão nao tiver controle de velocidade, os caminhoneiros vão correr mais ainda, para recuperar o tempo perdido, onde pode causar mais acidentes, em vez de evitar , só vai piorar mais ainda o transito no brasil…

  75. De que partido é aquele tal José?

    Alguém conta para ele que a lei nova é insustentável, que ela não veio trazer segurança para o motorista e para as estradas. Os empreendedores do ramo e os autônomos não vão pagar o investimento em seus caminhões, os que trabalham por comissão terão seu salário reduzido a metade. Condições de parada nas estradas não existe! Faltam postos, apoio, locais para parar, e parar as 36h no final de semana a 1000 km longe das famílias?

    Se esse tal José conseguir justificar tudo isso, a falência desse setor importante, vai em frente. Agora, se ele que quer saber tanto de partidos políticos, venha aqui contar o seu. Gente como ele afunda o nosso país, é um monte de merda, lixo…o motivo de a sociedade estar assim.

  76. essas leis foram feitas por homens que nao sabem nem sentar no banco de um caminhao…e pessoas que acham que caminhoneiro vive de oito horas de serviço pior ainda…imagina vc sai do seu serviço e vai pra sua casa dormir com sua esposa e seus filhos…nessa lei eles querem que o motorista pare no meio do seu percurso e fique parado 11 horas para depois seguir viagem absurdo sendo que as vezes mais algumas horas ele poderia dormir em sua casa e descasar com sua familia…

  77. e tem mais nessas perdas de hora na estrada podera acontecer mais acidentes pois poderao querer tirar o atraso correndo mais ainda…ja existem restriçoes de horario em sao paulo pois o caminhoneiro nao tem vez em nada so restriçoes…o que tem que ser proibidos sao mororista que rodam 24 horas seguidas com ajuda de rebites e nao colocar restriçoes pra quem quer trabalhar…e com certeza trabalhar com conciencia de que vc saiba seu limite para descanso…

  78. Eu não sou contra e nem a favor. Mais acho que eles deveriam ter penssado mais porque em alguns trecho ocorreu acidentes..

  79. sou carreteiro a mais de 20 anos,deixamos nossas famílias porque temos que cair no mundo para poder ganhar um pouco mais arriscando nossas vidas e das outras pessoas, se tivessemos um salario digno não chegaria a esta situação

  80. guando vamos nos unir para não mas sermo escravisados pelos patroes e sim termo diguinidade e salario e condisões de trabalho com seguransa

  81. eu apoio isso pq os carreteiros rodam sem para por um salario muito pouco

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: