Solução para um setor que necessita de capacitação

pro jovem

Além de capacitar profissionalmente jovens carentes numa área que sente falta de trabalhadores preparados, que é a assistência técnica de ônibus e caminhões, programa Pro Jovem, da Auto Sueco, procura formar cidadãos. Nova turma tem participação inédita de mulheres, num ramo que tem deixado de ser predominantemente masculino.

Programa da Auto Sueco São Paulo aposta na educação continuada e na formação profissional de jovens mecânicos
Terceira turma do ProJovem conta com três mulheres e prevê plano de carreira
THIAGO BARBIERI – GWA
A Auto Sueco São Paulo, concessionária de caminhões e ônibus da Volvo, já colhe os frutos do Projeto Jovem Mecânico (ProJovem) e vê mecânicos formados pelo programa crescendo dentro da empresa. Dos 21 alunos das duas primeiras turmas, 15 ocupam vagas em áreas variadas da empresa como Oficina, Almoxarifado e Consultoria Técnica, entre outras.
A terceira turma, que começou em agosto de 2011, será concluída em dezembro, propondo a formação de mais 11 jovens com um diferencial interessante: pela primeira vez, três mulheres participam do ProJovem. “Na intenção de acompanhar as tendências de mercado quisemos propor neste programa uma visão inovadora trazendo mulheres para as oficinas – um reduto tipicamente ocupado por profissionais do sexo masculino – mostrando que, na atualidade, para se trabalhar na área de mecânica não é mais primordial força física, mas a dedicação no aprimoramento e também o desenvolvimento de competências para sistemas complexos como o de injeção eletrônica”, afirma Alessandra Lima, Business Partner de RH da Auto Sueco São Paulo.
A iniciativa de qualificar jovens com idade entre 16 e 18 anos de comunidades carentes surgiu da falta de mão de obra qualificada e da dificuldade em reter os mecânicos e mecatrônicos de manutenção de caminhões, que eram treinados pela empresa mas depois de treinados seguiam para pequenas oficinas, sem o comprometimento com o grupo. “Nossa tarefa não é só formar mecânicos, mas cidadãos. Além de conteúdos técnicos, discutimos em sala, valores éticos com relação as práticas profissionais”, diz Jaime Ferreira, instrutor responsável pelo ProJovem.
A seleção dos candidatos é feita pelo Centro de Assistência e Motivação de Pessoas (CAMP Oeste), uma organização não governamental com a qual a Auto Sueco São Paulo tem parceria. Com investimento aproximado de R$ 300 mil / ano, os jovens recebem um salário mínimo, além de benefícios como seguro de vida, vale transporte, cesta básica, refeição e convênio médico. Passam por treinamento nos laboratórios da empresa e também por aulas de português e matemática e noções de cidadania na ONG. Como contrapartida, os candidatos precisam estar matriculados no ensino médio.
O curso de capacitação profissional do Projeto Jovem Mecânico forma profissionais em Mecânica Diesel Básica, com uma carga horária completa de 1.776 horas, divididas entre as disciplinas Metrologia, Motor, Transmissão, Freios, 5S, Ferramentas da Qualidade, Processos e Padrões Volvo, Garantia, Segurança no Trabalho.
Bons Exemplos
Entre os formados pelo ProJovem, Diego Silva Bezerra, de 19 anos, destacou-se na 2ª turma e hoje já é Instrutor Trainee de Treinamentos Técnicos para as novas turmas do ProJovem. “Ainda lembro quando ingressei no curso, não tinha noção nenhuma de como era gigante o mundo da mecânica, mesmo depois de concluir o curso continuo estudando a fundo todos os sistemas, do que ele é composto, como funciona, os possíveis problemas e as soluções através de um diagnóstico correto. Agradeço muito a Auto Sueco São Paulo por ter me dado essa oportunidade de aprendizado, e de passar tudo o que aprendi para as novas turmas, para mim está sendo uma experiência ótima como Instrutor Trainee, é uma grande responsabilidade trabalhar com o desenvolvimento de pessoas e mecânica, tudo isso é fantástico”, afirma.
Égon de Paiva de 21 anos, formou-se na 1ª turma e hoje é Mecânico Diesel, atuante na execução de serviços mecânicos na unidade da Auto Sueco São Paulo no ABC. “A iniciativa da empresa em capacitar jovens e oferecer planos de carreira é fundamental. continuo a me aprimorar com seriedade na busca de conhecimento técnico e crescimento profissional, através de outros treinamentos que a empresa oferece, como em mecatrônica ou engenharia”, explica o jovem.
Édson Damião, de 19 anos, conclui o programa na 2ª turma e hoje é responsável pela separação, entrega e locação de peças no almoxarifado na concessionária da Auto Sueco São Paulo em Guarulhos. “Pretendo continuar na empresa por muitos anos, por toda a estrutura que oferece”, finaliza.
Sobre a Auto Sueco São Paulo
A Auto Sueco São Paulo é uma empresa do Grupo português Auto Sueco, que atua no Brasil desde 2007, como concessionário de caminhões e ônibus Volvo, e tem operações de sucesso em 14 países, da América do Norte, América Central, Europa e África, além do Brasil. No estado de São Paulo, a Auto Sueco tem 7 concessionárias (São Paulo, ABC, Santos, Caçapava, Porto Ferreira , Campinas e Guarulhos), 1 posto de atendimento para serviços rápidos (em São Bernardo do Campo), e um Centro de Entrega Técnica (em Jundiaí).
Thiago Barbieri, jornalista da GWA

1 comentário em Solução para um setor que necessita de capacitação

  1. Boa noite.
    Belo exemplo, de ambos os lados.
    Importante iniciativa, dando oportunidade e contribuindo com a formação dos profissionais, dos cidadãos, gerando oportunidade e prosperidade.
    Do lado de quem agarra, é gostoso enxergar que, alguns jovens, se dão conta de que o mundo, premia aos que trabalham e castiga, cedo ou tarde, quem espera o mundo terminar em barranco.
    Abraço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: