Diadema inaugura CCO para monitorar ônibus

onibus

Ônibus de Diadema, equipados com GPS, agora serão monitorados por CCO. Além de permitir uma melhor fiscalização e intervenções rápidas, com informações em tempo real, central vai colher dados que vão servir para planejamento e constantes atualizações dos serviços. Diadema também vai inaugurar central semafórica que vai ajudar no tempo das fases dos semáforos das principais vias, inclusive permitindo a “onda verde”. Foto: Adamo Bazani.

Diadema inaugura CCO para monitorar ônibus
Central Semafórica também vai ser outro sistema de monitoramento eletrônico destinado à mobilidade
ADAMO BAZANI – CBN
O sistema de transportes de ônibus municipais de Diadema, na Grande São Paulo, recebe nesta sexta-feira, dia 29 de junho, um CCO – Central de Controle Operacional.
O objetivo é monitorar os serviços prestados pelas duas operadoras da cidade: MobiBrasil, que assumiu as linhas da Viação Imigrantes, e Benfica, que ganhou a licitação de privatização do braço operacional da extinta ETCD – Empresa de Transportes Coletivos de Diadema, companhia pública fundada em 1986.
A CCO vai funcionar no mesmo local onde já está operando a central de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal, na sede da Secretaria de Transportes, na Avenida Dr. Ullysses Guimarães.
É também na Secretaria de Transportes que passa a operar a partir desta sexta-feira a Central Semafórica de Trânsito Urbano que vai controlar os semáforos das principais vias de Diadema, começando pelo eixo da Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível, uma das mais movimentadas da cidade.
Todas estas centrais vão operar de forma integrada, o que deve proporcionar, segundo a Prefeitura de Diadema, mais agilidade nas ações de cada área ou mesmo nas ações que necessitem de técnicos de diversos setores ao mesmo tempo.
No caso da central dos ônibus, o funcionamento será possível por conta da instalação de sistema de GPS na frota.
O município teve renovação do sistema, com a entrada de todos ônibus novos e com equipamentos de acessibilidade, em novembro do ano passado. Em abril deste ano, houve a inauguração da loja de bilhetagem eletrônica.
O sistema de monitoramento permite, por um terminal de dados, que o motorista se comunique em tempo real com a central e garagens, o que facilita na informação de emergências e em intervenções rápidas.
A CCO terá dois computadores com duas telas cada, que vão mostrar em tempo real a localização dos ônibus, e, conseqüentemente, possíveis atrasos, desvios de itinerários e acidentes.
Além destes computadores, haverá um outro ligado a um telão maior que permite uma visão geral dos dados.
A velocidade dos ônibus e dados gerais das viagens serão registrados também, formando um banco de dados.
Com isso, além de fiscalizar a frota, outro objetivo da Central de Controle Operacional é fornecer informações atualizadas para gerenciar o sistema de ônibus e até mesmo realizar alterações se os técnicos verificarem a necessidade.
Dois técnicos de transportes vão monitorar 24 horas a Central. Os 12 agentes de fiscalização da cidade também receberam treinamentos.
Os agentes, com a possibilidade de vários dados serem colhidos eletronicamente, poderão se dedicar mais na fiscalização da qualidade dos transportes da cidade.
Já a Central Semafórica vai aperfeiçoar a operação dos semáforos nas principais vias, inclusive os sistemas de controle remoto, contagem de veículos instalado no asfalto e temporizadores.
A prefeitura promete que onde houver a interferência da central, o funcionamento dos semáforos será de acordo com o fluxo, o que vai ajudar na fluidez do trânsito.
Entre as vantagens da Central será a “onda verde” nas principais vias, que é justamente a abertura no sinal no verde de todos os semáforos para evitar o para e anda desnecessário em avenidas com maior velocidade e volume de veículos.
A Central Semafórica terá um computador e um telão. O computador é dotado de um programa que controla e programa o funcionamento dos semáforos.
A primeira área contemplada é a que compreende a Avenida Presidente Kennedy no cruzamento com a Avenida Assembleia até a Avenida Ramos Eduardo Esquível, na proximidade do Corpo de Bombeiros.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

3 comentários em Diadema inaugura CCO para monitorar ônibus

  1. interessante todos ônibus com GPS, em São Paulo, há onibus que mostram o medidor de velocidade na parte de cima e os passageiros sabem se ela está lento demais! tomara que isto chegue a todos os ônibus do Brasil…

  2. OS SEMAFOROS EM DIADEMA ESTÃO PASSANDO DO VERDE PARA O VERMELHO AUTOMATICAMENTE, GERANDO MAIS MULTAS E RISCOS DE COLISÃO

  3. charlainne Sepulvida de Sousa // 21 de outubro de 2013 às 22:26 // Responder

    Sou aux. de cco de uma empresa de ônibus da cidade de DIADEMA monitoro os carros em tempo real, isso facilita a operação e controle da frota em caso de transito, colizão, acidentes no irinerário.

1 Trackback / Pingback

  1. Tarifa de ônibus de Porto Velho está cara: serviço de péssima qualidade | Mais RO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: