Unidades do Viale BRT já estão operando no Rio de Janeiro

Viale BRT

Marcopolo Viale BRT já começou a circular no Rio de Janeiro antes mesmo da inauguração do corredor BRT Transoeste. Mais conforto interno, maior capacidade de transporte de passageiros, sistemas de som e de monitoramento são alguns dos atributos do veículo que é considerado com design inovador. Quarenta e nove unidades estão em operação pela Auto Viação Jabour Ltda. Foto: Gelson Mello da Costa.

Viale BRT começa a circular em serviços urbanos no Rio de Janeiro
São 49 unidades que vão atender ao corredor Transoeste, mas que já fazem os serviços entre o Recreio dos Bandeirantes e a Barra da Tijuca
ADAMO BAZANI – CBN
Mesmo antes da inauguração total do corredor BRT (Bus Rapid Transit) Transoeste, que vai ligar a Barra da Tijuca ao bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, que deve ter a primeira fase em operação no mês de junho, os veículos articulados que devem trafegar pelo sistema já estão em serviços.
Desde esta segunda-feira, dia 21 de maio, são 49 unidades do modelo Marcopolo Viale BRT, que fazem o itinerário entre o Recreio dos Bandeirantes e a Barra da Tijuca.
Os veículos foram comprados pela Auto Viação Jabour Ltda.
É um dos mais modernos modelos de ônibus articulados em circulação na atualidade.
Com design considerado avançado, a versão tem 19 metros de comprimento e capacidade para transportar 145 passageiros.
Os veículos da Jabour são encarroçados sobre chassi Mercedes Benz O 500 para uso urbano com piso na altura da plataforma das estações de embarque e desembarque do corredor.
Entre as inovações dos veículos apontadas pela Marcopolo estão painéis dentro dos ônibus que informam dados das linhas e previsão de quando o ônibus vai chegar aos pontos e sistema de som para comunicação entre os motoristas e os passageiros.
Além de maior conforto interno, com poltronas mais ergonômicas e iluminação que deixam o ambiente mais agradável, os materiais são leves o que garante menos gasto de combustível e de peças e mais rentabilidade ao dono de frota.
GPS, instalação de internet sem fio, câmeras de segurança e computador de bordo também podem fazer parte do pacote incluso neste modelo de ônibus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. André disse:

    Considero este o mais bonito dos novos modelos de BRTs lançados. A CAIO deixou um um pouco a desejar com o Millennium BRT, e o Mega BRT tem uma trazeira horrivel – o ônibus da CAIO é o contrário rsrs! Ja o Viale BRT caprichou em todo o conjunto da obra: não podia esperar menos de quem produz Paradiso G7! Se a Busscar não tivesse nessa crise acho que faria um bom ônibus também, como o novo Plus.

  2. Rafael disse:

    E sem contar q na imagem mostra um possivel Marcopolo Viale BRT Itajaí lá atrás.

  3. Felipe Slobodzian disse:

    Seria ótimo se fosse volvo mas tudo bem .

  4. Felipe disse:

    Muito bonito, o Rio ta de parabens!! Tambem acho que o viale BRT é o mais bonito da categoria a traseira dele lembra muito a dos G7. Detalhe para o viale BRT lá trás trata se sim de um itajaí. A empresa daqui de campinas compro um pacotão de 15 unidos tudinho volvo B12M, pelo que eu ouvi dizer. alguns já estão subindo pra Campinas, só poderia vir com AC igual esses do RJ né!! hehehehe… Esse ficou show no chasi O500MA.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading