Programa de celular independente informa horários de ônibus em Curitiba

onibus

Ônibus em Curitiba. Enquanto o sistema de controle operacional ed monitoramento, que vai fornecer informações sobre os serviços de ônibus e a previsão de chegada nos pontos para o passageiro é instalado aos poucos em Curitiba, um programador desenvolveu no ano passado um serviço de graça de consulta de horários e previsão de chegada dos ônibus no ponto. Podendo ser baixado em celulares com o sistema Aplicativo Android, o programa “Próximo Ônibus de Curitiba” opera off line, sem a necessidade de conexão com internet, e os passageiros garantem que funciona. Foto: Adamo Bazani.

Celular ajuda passageiro saber horário de ônibus em Curitiba
Aplicativo não é oficial, mas tem auxiliado quase 4 mil usuários dos transportes e se baseia nos dados oferecidos pela Urbs, gerenciadora do sistema. Quem usa, diz que dá certo

ADAMO BAZANI – CBNM

Enquanto a Urbs, Urbanização de Curitiba, S.A. que gerencia o sistema de ônibus da RIT – Rede Integrada de Transporte, da Capital Paranaense e dos municípios da Região Metropolitana, anunciaram esta semana investimentos num novo sistema de monitoramento, que contempla, entre outras inovações, telões com os horários dos ônibus, acesso à internet e um Centro de Controle Operacional, um programador da região oferece de graça um programa que pode ser baixado em celular que já oferece para os passageiros a previsão de chegada dos ônibus aos pontos.
O programador Érik Brittes criou com recursos próprios, após licenças pagas ao site Google Play o “Próximo Ônibus de Curitiba”.
Desde 2011, quando o programa entrou no ar, foram 6 mil downloads diários, sendo que quase quatro mil estão ativos. O serviço é gratuito para o passageiro e muito simples de ser usado.
Por enquanto, o aplicativo, que é off line, ou seja, não precisa de internet para funcionar, só é possível em celulares com sistema operacional Android.
Depois de baixado o aplicado, o passageiro tem a disposição uma tela, onde deve informar a linha desejada, de acordo com destino, o ponto onde está e a data. Após todas as opções preenchidas, o passageiro seleciona “Consultar Linha”. Em seguida, aparecerão os horários.
Além da busca, também aparece um menu com a relação das linhas.
Tudo é atualizado de acordo com o site da gerenciadora Urbs.
Quem precisou já usar o programa “Próximo Ônibus de Curitiba” garante que o serviço funciona.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: