Simulador de treinamento como de aviões para motoristas de ônibus

Simulador como de aviões para motoristas de ônibus
Iniciativa é inédita na América do Sul para capacitação de profissionais do transporte urbano. Equipamento desenvolvido pela Motorize Serviços de Treinamento é usado pela SBCTrans
ADAMO BAZANI – CBN
A cabine onde fica o profissional traz as diversas situações do dia a dia. Perigos, acidentes, chuva, entrada e saída de passageiros e anormalidades além do cotidiano sem problemas.
O conceito é semelhante aos simuladores para a capacitação de pilotos e co-pilotos da aviação comercial ou mesmo militar, mas é voltado para motoristas de ônibus.
A utilização de um Simulador de Condução de Alta Fidelidade para profissionais do transporte urbano de passageiros é inédita na América do Sul.
O equipamento, que conta com uma cabine, tela para exibição das imagens e uma réplica de painel e pedais de ônibus, além dos programas de computador, foi desenvolvido pela Motorize Serviços de Treinamento e tem sido utilizado para capacitar motoristas da SBCTrans – São Bernardo Transportes, que opera as linhas municipais de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
A SBCTrans selecionou 40 motoristas que fizeram o curso de capacitação com o equipamento.
Foram avaliadas a forma de condução de cada motorista, as repostas e manobras rápidas em casos de emergência e as noções de direção defensiva e de segurança.
A empresa resolveu investir neste treinamento, pois permite simular situações de risco, tais como, estouro de pneu, piso escorregadio, em períodos de chuva e as demais variações”, explica Ângelo Polvere, instrutor da SBCTrans.
O curso de capacitação foi divido em dois módulos:
O teórico teve quatro horas de conceitos de direção defensiva e o prático teve oito horas entre exibição de vídeos e as participações nos simuladores.
Os principais objetivos do treinamento são redução e prevenção de acidentes e orientação para os motoristas de como melhor proceder em situações de emergência, com ações já previamente conhecidas.
De acordo com certificação da MAN Latin America, produtora de ônibus e caminhões da marca Volkswagen, o simular pode representar 95% da realidade operacional.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes, com colaboração de Nuria Sampietro, da Assessoria da SBC Trans.