Manaus não consegue cumprir meta de renovação de frota de ônibus

manaus ônibus

Manaus ainda não conseguiu cumprir a meta de renovação de 858 ônibus novos prevista para novembro do ano passado. A meta era critério para o reajuste que já foi aplicado. Faltam 77 veículos. Segundo a Superintendência Municipal de Transportes, quantidade deve ser cumprida agora em março, quatro meses depois do prometido.

Manaus não cumpre meta de renovação de frota
Empresas deveriam colocar 858 ônibus novos nas ruas em novembro, mas faltam 77 ainda. Prefeitura promete que meta será cumprida em março

ADAMO BAZANI – CBN

Anunciada com alarde, a promessa de renovação da frota de ônibus de Manaus, no Amazonas, até novembro do ano passado não foi integralmente cumprida.
As empresas vencedoras da licitação dos transportes municipais assinaram contrato com a prefeitura em julho de 2011 se comprometendo a colocar depois de 120 dias da assinatura 858 ônibus novos em operação, metade nos 60 dias após o resultado da licitação e outra metade nos outros 60 dias.
Mas até agora, após mais de três meses do prazo limite para renovação, ainda restam ônibus novos que precisam ser colocados nas ruas.
Dos 858 ônibus prometidos para novembro, 781 efetivamente chegaram.
Ainda restam 77 ônibus.
A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos – SMTU, de Manaus, garantiu que agora em março a meta de novembro será cumprida.
A autarquia informou que no dia 10 de março devem sair da fábrica 07 ônibus articulados para os serviços.
O aumento da tarifa estipulado no ano passado, de R$ 2,25 para R$ 2,75 estava condicionado à entrega de pelo menos metade da frota dos 858 novos veículos.
As empresas de ônibus dizem que as fabricantes atrasaram as encomendas pela alta procura por veículos, motivada pela renovação antecipada por parte dos empresários em busca de ônibus com tecnologia de redução de poluição ainda nos padrões válidos até dezembro de 2011, que eram mais baratos, e proximidade das eleições municipais.
Entre as viações que trouxeram ônibus novos estão:
Global: 168 ônibus
Rondônia: 85 ônibus
Açaí: 72 ônibus
Via Verde: 70 ônibus
Expresso Coroado: 70 ônibus
São Pedro: 67 ônibus
Integração: 67 ônibus
Transto: 11 ônibus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

1 comentário em Manaus não consegue cumprir meta de renovação de frota de ônibus

  1. tá certo.77 onibus em falta,é pra se considerar.mas,melhor do q andar em onibus com mais de 10 anos de uso!e não tiro a razão das empresas quando se queixam da demora nas entregas de onibus.até Março/Abril,vamos ver muitos onibus com motorização Euro 3,chegando nas empresas!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: