TERESINA DEVE AMPLIAR INTEGRAÇÃO ATÉ A METADE DO ANO

ONIBUS

Ônibus em Teresina. A isenção do pagamento da segunda tarifa nas 33 linhas integradas que era parcial agora é total, num período de duas horas. Prefeitura diz que até junho outras 23 linhas farão parte da integração, mas os passageiros querem que todas as 91 ligações ofereçam a possibilidade.

Segunda passagem em Teresina já é gratuita
Desconto total já está em vigor e atende 33 linhas do sistema municipal. Até a metade do ano, outras 23 linhas vão oferecer a possibilidade

ADAMO BAZANI – CBN

Já está em vigor o desconto total da segunda passagem de ônibus no sistema municipal em Teresina, no Piauí.
Em 33 linhas das 91 existentes na cidade, o passageiro pode pegar o segundo ônibus sem pagar nova passagem num período de duas horas.
Inicialmente, a prefeitura e as empresas de ônibus tinham estipulado que a passagem do segundo ônibus nas linhas integradas seria a metade do valor da tarifa oficial, mas depois de manifestações de estudantes em torno do aumento das passagens, poder público e viações entraram em acordo e não cobrarão nem a metade.
A medida beneficia 42% dos usuários dos transportes locais por dois fatores: pelo número limitado de linhas integradas e pelo fato de nem todos os passageiros possuírem ainda bilhete eletrônico.
A Prefeitura promete até junho integrar mais 23 linhas de ônibus.
Por conta da utilização do cartão eletrônico para pagamento das passagens, a Prefeitura economizou cerca de R$ 50 milhões para possibilitar a integração.
Pelo Plano Diretor de Transporte e Mobilidade, as integrações seriam possíveis apenas com a construção de pelo menos 8 terminais.
O cartão dispensou a necessidade das instalações físicas, já que o programa informatizado no validador da catraca determina tempo e número de viagens, e ainda possibilita que o passageiro fizesse a integração em qualquer ponto, não precisando se deslocar para os terminais.
Os passageiros pedem que não somente as 33 linhas agora e mais 23 linhas até junho sejam integradas, mas que todas as linhas do sistema ofereçam a possibilidade.
Seria uma forma de incentivar o uso de transporte público, tornando seus custos menores para a população.
Teresina também recebeu um sistema de faixa preferencial para ônibus na Avenida Frei Serafim, que tem auxiliado na maior velocidade e redução do tempo de viagem dos transportes públicos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

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