GREVE DE ÔNIBUS EM CURITIBA: Determinação da Justiça é ignorada pelo Sindimoc

Greve ônibus\Curitiba

Ruas, avenidas e corredores sem ônibus. A greve dos motoristas e cobradores já está no segundo dia e mais uma vez a determinação da Justiça de operação de frota mínima não foi cumprida pelo Sindimoc, que representa os trabalhadores. Trânsito ficou mais um dia em caos, como ontem. Foto: Franklin de Freitas / Agência Estado

GREVE DE ÔNIBUS EM CURITIBA: Determinação da Justiça não é cumprida novamente
Motoristas e cobradores fazem piquetes em frente às garagens para impedir a saída dos veículos
ADAMO BAZANI – CBN

As cenas de ontem em Curitiba e na região Metropolitana com a greve dos ônibus se repetem nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro de 2012.
Trânsito caótico nas principais ruas e avenidas, falta de táxis, muita gente revoltada nos pontos, estações-tubo e no entorno dos terminais e praticamente nenhum ônibus nas ruas.
O que era previsto nos bastidores do setor, mais uma vez aconteceu. A determinação da Justiça em relação a frota mínima de 70% dos ônibus nos horários de pico – 05h00 às 08h30 e das 17h00 às 19h30e 50% nos demais horários foi ignorada pelo Sindimoc – Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana.
Várias empresas não conseguiram colocar sequer um ônibus nas ruas e em algumas garagens a situação foi bastante tensa.
A Urbs – Urbanização de Curitiba S.A, autarquia que gerencia os transportes da cidade e municípios vizinhos, já declarou que deve credenciar mais vans de lotação para tentar amenizar os efeitos da greve e do não cumprimento da determinação da Justiça.
O trânsito é complicado nas principais ruas e avenidas de Curitiba e acesso para os municípios vizinhos que integram a RIT – Rede Integrada de Transporte, como Araucária, São José dos Pinhais, Campo Largo e Fazenda Rio Grande.
Ontem, o desembargador Altino Pedrozo dos Santos, do TRT – Tribunal Regional do Trabalho – em Curitiba propôs um índice de reajuste salarial de 8%. O percentual se aproximou do proposto pelos empresários, 7%, e bem abaixo do pedido pelos trabalhadores inicialmente: 40%.
Logo mais, às 11 horas da manhã deve haver uma reunião entre o Sindimoc – Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana e o Setransp – Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana para tentar resolver o impasse. Uma assembleia dos motoristas será realizada às 15 horas na Praça Rui Barbosa, centro da Capital
Cerca de 2,5 milhões de passageiros têm sido prejudicados por dia, desde ontem, por causa da paralisação dos motoristas.
Em Curitiba, a temperatura está na marca dos 19 graus
Só vans autorizadas e táxis com passageiros podem usar os corredores exclusivos de ônibus neste dia de greve.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

26 comentários em GREVE DE ÔNIBUS EM CURITIBA: Determinação da Justiça é ignorada pelo Sindimoc

  1. Caos na “ Cidade Modelo do Transporte Público ” Curitiba-PR
    Vejam só pessoal!
    2°dia de greve geral em Curitiba-PR, tá de sacanagem!!! Cadê o modelo padrão do Transporte Público do País??? Sempre com ônibus abarrotados e agora vejam só….simplesmente sem ônibus, minha gente!!! Palhaçada isto!!! Vamos ter agora que mudar a frase….Cidade Modelo de Transporte Público Falido!!!.. Por favor….senhores políticos….eleitores….

  2. ESPERO QUE O SINDICATO SEJA MULTADO EM 100 MIL REAIS, POR DIA COMO FOI DETERMINADO, DOENDO NO BOLSO QUEM SABE CRIAM VERGONHA NA CARA E VOLTAM A TRABALHAR. 8% É UM AUMENTO BOM O VR FOI DOBRADO, QUE MAIS VOCÊS QUEREM AUMENTO DE 40 % SE O MOTORISTA GANHAR 1300 REAIS ( QUE EU SEI QUE É ISSO ) O SALARIO DELE VAI PRA QUASE 2000 REAIS 🙂 O ABUSO AGORA É DA CATEGORIA EM GREVE.

  3. DEPOIS DESSA BEM QUE O BETO RICHA PODIA PRIVATIZAR ESSA MERDA 🙂

  4. Bom dia.
    Só vou comentar a última frase: “Só vans autorizadas e táxis com passageiros podem usar os corredores exclusivos de ônibus neste dia de greve.”
    Desta frase acima podemos concluir, sem medo de errar, que, burocrata é burocrata até debaixo d´água! Ou seja, burocrata é burocrata até sob greve. Exigir alguma coisa em meio a uma greve geral na cidade é coisa de quem, enfim…
    Será que não se consegue dialogar e chegar a algum posicionamento antes de se fazer uma greve dessa ordem? E o mais preocupante é que em Curitiba, capital que é vista como um modelo de urbanização e prestação de serviços, e percebe-se a falta de sensibilidade dos envolvidos, autoridades, burocratas, grevistas e até mesmo de juízes (que ficam exigindo o impossível, ou seja, colocar algum ônibus na rua).
    Todos os curitibanos estão sofrendo.
    E, atenção para quem trabalha profissionalmente ou gosta de ônibus, esta greve na cidade de Curitiba será um marco no setor de Transportes do nosso país. Espero que consigamos, todos nós, tirar algum ensinamento do episódio.
    Boa sorte para todos.

    • Eu não acho impossivel colocar onibus nas ruas, impossivel mesmo é deixar a população sem ter como se locomover isso sim é ridiculo demais, com não cumpriram espero que a categoria seja multada, pelos meus calculos o valor da multa ja deve estar em R$300 mil por ontem, e hoje pelos dois juizados especiais, se querem continuar com essa palhaçada eu sujiro que o juiz do caso aumente a multa para R$500 mil por dia, andei lendo em alguns blogs que o presidente do Sindimoc mobilizou um fundo de greve para pagar a multa e deixar a cidade 100 % sem onibus isso é uma pouca vergonha.

  5. Cada vez sinto mais saudades do Rio de Janeiro e de Niterói, onde não faltam vans e táxis (e nem ônibus!!!)…

      • Sai fora Luciana, O RJ é uma bagunça e olha que eu conheço bem esse lugar. Um lixo, a rodoviária de vocês é suja, desorganizada. Não tem ônibus integrado e pra ir de um lugar pro outro se paga caro. Cidade maravilhosa???O RJ continua lindo? Então volta pra lá. Tem vans mesmo, um monte de boca suja que só fala palavrão e fica gritando que nem camelô chamando os lugares…dá licença :/

      • Bem, Douglas, a ideia é essa, voltar pra lá, mas voltando ao assunto de transporte… essa situação está bem ruim e sua revolta nos posts abaixo é legítima.

        Não consigo responder à Cristine (não tenho opção “responder”), que não sabe que existe SIM integração no RJ entre inúmeras linhas da região metropolitana (incluindo barcas e trens), e que a rodoviária está sendo reformada. Além de que nas vans não se “chamam lugares”. Avisam o itinerário para facilitar, o que é feito no biarticulado daqui e no metrô por todo mundo. Sim, é gritado, mas é informado. Em Curitiba esse serviço seria útil, em particular, pois os transeuntes não costumam dar informações. Direto deles. Azar de quem está só de passagem, até conseguir ir embora…

      • A Luciane está certa em dizer que está com saudades do Rio,pois Curitiba mudou muito mesmo nos últimos anos, para melhor e tb para pior…Não adianta ter ônibus moderno, e abarrotado, todos se encoxando, sendo roubados dentro dos próprios ônibus, e digo mais…a qualidade de vida aqui em Curitiba caiu bruscamente…estamos pagando muitíssimo mais caro para morar aqui…Obs: Não vou comprar mais imóvel em Curitiba! Muito caros! Não pego ônibus pq não quero ser roubado e encoxado! Continuando…pelo menos no Rio de janeiro flui o trânsito e vc consegue chegar do ponto x ao y, já em Curitiba…E falando em pessoas sem educação,…um exemplo disto, é só morar em Curitiba que vai saber do que estou dizendo…! Aqui em curitiba jogam lixo na rua o tempo todo…não ajudam a fluir o trânsito, adoram uma fila, são muito passivos sem encontrarem caminhos alternativos. Ah! Me poupe, Cristiane!!!

    • volte pra la então…

      tsc tsc

    • Pessoal, me poupem…ficar discutindo qual cidade é pior?! Todas cidades tem seus problemas, conheço bem o Rio, São Paulo e moro em Curitiba e todas elas tem qualidades e muitos problemas. Temos lembrar disso nas pequenas ações, não adianta falar que tal povo é mal educado, que tal cidade é suja, etc…São nossas atituides que fazem diferença, temos que fazer a nossa parte. Além de votar com consciência e cobrar as promessas de nossos candidados. Esse ano é eleitoral, quantas pessoas nem lembram em quem voltaram para vereador nas eleições passadas, vcs sabem se os seus candidados trabalharam no que prometeram? Nunca vamos mudar o país, brigando por motivos inúteis…

  6. Queria saber o nome dos políticos que são donos dessas empresas do caralho sei que a CARMO é do Veado do Mauro Moraes alguém sabe mais alguma?

  7. Pouca vergonha é o salário que é pago as pessoas. Eu estou sendo prejudicado por esta greve, a empresa aonde trabalho está sendo prejudicada por esta greve, quase todo mundo que conheço está. Porém eu apoio está greve e digo mais, gostaria que outros setores como PM, policia Civil, professores, etc… Se organizassem em prol de paralisações deste porte.

    Estes políticos são muito vagabundos, a cada dia que passa nosso salário vai ficando mais e mais defasado, o de todo mundo, trabalhe onde trabalhar, as coisas só estão ficando mais e mais caras, o povo se endivida até a garganta pra sobreviver. Enquanto estes ditos “Lideres” tem vida de verdadeiros Marajás.

    Por mim esta greve deveria durar até Sexta-feira e o sindicato deveria se negar a pagar sequer um centavo de multa. Desobediência publica ? Sim. Chega do povo ser feito de palhaço e não se esqueçam os motoristas e cobradores também são povo assim como eu e você. Se alguém tem culpa deles não estarem trabalhando, está é do Estado, do município e da URBS.

    • Concordo com você. Com certeza esse bando de puxa saco que tá com dó da empresa não sabe que não se pode descontar do salário e que quando a gente pede auxilio gasolina ou uma ajuda um incentivo da empresa pra comprar carro, eles não dão. Dão catão transporte. Então, não custa já que nos dias em que queremos evoluir não dá, então agora paga van pra buscar o funcionário. Se podemos desembolsar táxi ganhando um salário, porque eles não podem pagar a van? E outra, coloca seu filho de cobrador pra ele ir pra uns bairros de ctba levar um tiro de assaltante, pra ganhar essa mixaria e ainda aguentar desaforo de passageiro o dia todo. Se toda categoria fosse assim quando quer lutar as coisas ficavam melhores.

    • triste é precisar chegar nesse ponto , mas se chegamos até aqui que consigam o que querem pra nao precisar fazer de novo, o que me entristece eh que essas empresas de ônibus arrecadam por dia milhões de Reais que a gente vê justamente pelo volume de usuarios pagantes, e pode-se muito bem aumentar o salario dos funcionários sem precisar fazer o usuario pagar, aumentando o valor da passagem…. porque eu nao tenho nada com isso

  8. Isso ta me parecendo desculpa para aumentar a passagem de onibus e colocar a culpa no SINDIMOC, se a passagem for para 2,90 é 16% de aumento … a proposta de aumento dos motoristas e cobradores é 8% … isso ta muito estranho…

  9. LEMBRANDO QUE ÀS 11 HORAS TEM REUNIÃO NO TRT E ÀS 15 HORAS ASSEMBLEIA NA PRAÇA RUI BARBOSA. – PARA INFORMAÇÕES ATUALIZADAS CLIQUE SEMPRE NA FOTO PRINCIPAL, A DO ÔNIBUS BRANCO E VERMELHO – 464 / EPT, QUE É A ABERTURA DA PÁGINA PRINCIPAL DO BLOG

    http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2012/02/15/greve-de-onibus-em-curitiba-determinacao-da-justica-e-ignorada-pelo-sindimoc/

  10. Concordo com uma citação que li ontem, onde falava-se que o que deveria ter sido feito era a liberação geral das catracas e a colocação de mais ônibus nas ruas… isso sim causaria prejuízo e faria com que as resoluções fossem tomadas mais rapidamente, porque envolveria muito dinheiro das empresas! Quando é o povo quem tem que pagar o pato, daí já são outros 500!!!

  11. Bem, independente de regionalismos, estou torcendo para que os trabalhadores sejam ouvidos e população transporte. Não pretendo mais acessar o fórum porque terei que me deslocar a pé. Boa sorte aos grevistas e à população.

  12. *população tenha transporte.

  13. a por favor vcs motoristas reclamam de barriga cheia ,viche tem gnt q nao ganha nem isso ! -‘-

  14. concordo totalmente com a greve eles mereçe pois se arisca demais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: