GREVE DE ÔNIBUS EM CURITIBA EM TEMPO REAL: Determinação da Justiça, trânsito e kombis

greve curitiba

Chuva, estações tubo fechadas e corredores de ônibus vazios em Curitiba. Foto: Doralice Araújo – Arquivo

GREVE DE ÔNIBUS EM CURITIBA: Justiça determina frota de 80% e kombis querem fazer lotação
Poucos ônibus saíram das garagens e houve passageiro sem opção nenhuma de deslocamento

ADAMO BAZANI – CBN

A juíza de plantão Patrícia de Fúcio Lages de Lima determinou em caráter emergencial em decisão expedida às 02h57 da madrugada que 80% dos ônibus que prestam serviços em Curitiba operem nos horários de pico e 60% nas demais horas do dia.
A decisão ainda não está sendo cumprida pelo Sindimoc – Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana.
Nem os 30% de frota que deveriam sair das garagens como foi cogitado em assembléia ontem saíram para as ruas.
A greve de ônibus em Curitiba e cidades que forMam a RIT – Rede Integrada de Transporte afeta mais de 2,5 milhões de passageiros.

TRÂNSITO:

Por da conta da greve dos motoristas e cobradores de ônibus, muita gente que usa o transporte público normalmente está indo trabalhar ou para outros compromissos de carro, o que tem deixado os congestionamentos acima do normal na manhã e início da tarde desta terça-feira, dia 14 de fevereiro de 2012.
A BR 116, que liga os municípios de Mandirituba e Fazenda Rio Grande à capital Curitiba apresenta agora vários pontos de lentidão.
Avenida das Torres, Rodovia dos Mineiros, Avenida Victor Ferreira do Amaral e as ruas da região central registram congestionamentos.

LOTAÇÃO:

Cerca de 50 peruas estão na frente da sede da Urbs (Ubanização de Curitiba S.A.), autarquia que gerencia os transportes, para conseguirem autorização de serviços de lotação. Mas antes, a Urbs espera que o Sindmoc (Sindicato dos Motoristas e Cobradores) cumpra a decisão judicial de 80% de ônibus em horários de pico e 60% nas demais horas.
Alguns veículos já estão fazendo o serviço de forma clandestina. A passagem média cobrada é de R$ 5,00, mas sem autorização, eles podem ser multados. A passagem oficial dos ônibus urbanos, que oferecem integrações em terminais e estações tubo, é de R$ 2,50.
Fiscais de trânsito flagraram carros e lotações invadindo os corredores exclusivos para ônibus.
O Blog Ponto de Ônibus acompanha o movimento desde as primeiras horas da manhã.
Ainda chove em pontos isolados e a temperatura subiu para 21 graus. Muitos passageiros que trabalham de madrugada estão se opção para voltar para a casa.
Os motoristas e cobradores pelo Sindimoc, que representa a categoria, pedem reajuste salarial de 40%, aumento no vale-alimentação, readequação das escaladas, mais segurança, melhores condições de trabalho, entre outras reivindicações numa pauta de cerca de 50 reivindicações.
As negociações entre o Sindimoc (motoristas) e Setransp (empresas de ônibus) devem continuar, mas ainda não há previsão para o fim da greve de ônibus em Curitiba.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

37 comentários em GREVE DE ÔNIBUS EM CURITIBA EM TEMPO REAL: Determinação da Justiça, trânsito e kombis

  1. se o sindicato desses caras fosse bom mesmo, tivesse gente competente a frente, não precisaria greve 100%…

    • Tá rolando o biarticulado Centenário-Campo Comprido?

    • Esses motoristas deveriam era pegar o ônibus e fazer todo mundo anda sem pagar nada, aí sim teria efeito, muito dinheiro seria perdido e o sindicato patronal ia se obrigar a tomar uma atitude, maaaaaaaas brasileiro como é um povo inútil prefere ficar dormindo em casa.

      • Será que estes motoristas e cobradores não seriam acusados de roubo … pois como é que eles provariam que não estavam cobrando as passagens e deixando o povo passar por baixo ou mesmo entrar pelas portas, normalmente, de saída dos coletivos.
        Eu já acho, que a população que usa dos coletivos, deveria engrossar esta greve. Aproveitar e exigir todos os outros direitos, o da saúde, o da educação, o da segurança e inclusive o do transporte, que todos nós merecemos, sim, melhores salários. Todos temos direitos a uma vida com melhores condições de trabalho e de poder gozar uma aposentadoria que pudéssemos usufruir com saúde e lazer.
        Exigir o impichman de todos os governantes que estão respondendo processos e só aí, quem sabe descubriríamos como “A UNIÃO FAZ A FORÇA” e conseguiríamos
        UM BRASIL IGUAL PARA TODOS!
        Dilma

  2. existe algum onibus para o terminalde santa felicidade?

  3. porque quando os metalurgicos fazem greve ninguem fala nada,os motoristas e os cobradores tambem tem direitos a greve si eles não fossem compententes não consegiram mover toda a categoria a iniciar greve.A maiorira das pessoas estão gostando da greve porque não precisam ir trabalhar hoje.

    • isso sim , gostei…

    • concordo mas sera que alguem paga a falta no trabalho de quem usa o transporte (publico), e nao pode ir por que motoristas e cobradores nao cumpriram trinta porcento trabalhando onde fica o direito de quem estava trabalhando a noite ou esses nao teem acho que termina o direito de um quando começa o do outro!!!

  4. tem algum onibus circulando no terminal carmo centro?????

    • SE CURITIBA TIVESSE OS SINDICATOS COMO SAO PAULO NAO SERIA CONSIDERADA UMAS DAS CIDADES DE SALARIOS BAIXOS NAO SO NO MEIO DE TRANSPORTES COMO EM TODAS AS CLASSES TRABALHADORAS INCLUSIVE NO COMERCIO COM ISSO ESPANTANDO OS TRABALHADORES DE CURITIBA…..

  5. 100% dos motoristas em greve é um completo ABSURDO!! Prejudicar toda a população inocente, mães com filhos doentes que não podem levar seus filhos no hospital, isto é inaceitável!!!

    • reginaldo franco de assunçao // 26 de Janeiro de 2015 às 18:15 // Responder

      mas voces acham que os motoristas e cobradores sao relojo para trabalhar de graça.tem muitos pai de familia que sao motorista e cobradores que precisam recebe porque tanbem tem filhos doente e tem que por comida dentro de casa ,voces trabalhariam de graça consertesa nao….

  6. Por favor tem algum onibus da Viação Colombo linha Curitiba Colombo Rodovia da Uva sentido a sede de Colombo que esteja funcionando ?
    Obrigada

  7. vixiii…nem sai de casa hoje…..quero so ver se os motoristas vao pagar meu dia perdido na empresa……..mas so se consegue algo no Brasil com greve né……fazer o que……

  8. 100% A GREVE POIS É SÓ ASSIM Q FUNCIONA AS COISAS AQ NO BRASIL..SÓ É LAMENTAVEL Q SÃO OS PASSAGEIROS Q PAGAM O PATO DEPOIS COM O AUMETO DA PASSAGEM…PORQ SÓ DAM AUMENTO PARA OS MOTORISTAS E COBRADORES QUANDO AUMENTAM A TARIFA DE ONIBUS..FAZER OQ .É POR ISSO Q O PAÍS UNCA SAI DA ESCALA DE SUBDESENVOLVIDO.MERDA !!!!!! E EU EM CASA PERDENDO DINHEIRO….

  9. EU FALTEI MEU SERVIÇO E PERDI O DIA! CADÊ OS 30% DOS ONUBUS QUE IRIAM RODAR? PARA MIM CONTINUA A MESMA COISA , SEM ONIBUS…EU MORO NA BORDA DO CAMPO SÃO JOSE DOS PINHAIS E ATÉ AGORA NÃO TEM NENHUM ONIBUS CIRCULANDO… AÍ EU LEVANTEI CEDO PARA IR DE BICICLETA ,,MAS CAIU UM TORÓ DE AGUA , AÍ EU DESAMINEI E VOLTEI A DORMIR…

  10. MUITO LEGAL ESSA GREVE PARABENS SINDIMOC O SINDICATO MAIS LEGAL DE CURITIBA ACHO QUE VOU ME INSCRIVER PARA COBRADOR SINDIMOC SINDIMOC EXEMPLO DE CIDADANIA MUITO MASSA MESMO PARABENS SINDIMOC LIÇAO DE VIDA PROS OUTROS SINDICATOS COVARDES QUE NEM TEM CORAGEM DE FAZE UMA GREVE DE TAO SEM VERGOMHA QUE SAO… SINDIMOC SINDIMOC

  11. e brasil so assim que funciona so falta os deputados fazerem greve que beleza

  12. cara imagine se fura o pneu da tua baike

  13. quando vai termina a greve ??

  14. GREVE CONTINUA NESTA QUARTA-FEIRA:

    CONFIRA CLICANDO EM BLOG PONTO DE ÔNIBUS, NA FOTO DO ÔNIBUS VERMELHO E BRANCO, 464 EPT LOGO NA ABERTURA OU NO LINK:

    http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2012/02/14/greve-de-onibus-em-curitiba-continua-nesta-quarta-feira/

  15. Pessoal sei que a greve vai continuar….mas há alguma possibilidade de ter ônibus circulando amanhã? tenho uma entrevista de emprego………obrigada

  16. ja paro a greve

  17. Vão se danar os que estão reclamando da greve, como se não soubessem q sem ela nada mudaria para a classe de motoristas e cobradores, né. Se não tem ônibus a empresa não pode descontar o dia não trabalhado, exceto se a própria fornecer transporte e vc não for.
    Apóio 100% a greve e acredito que todas as classes que são mal pagas neste país deveriam fazer o mesmo. Quando os colégios fazem greve ninguém faz esse circo todo, agora só pq é ônibus tem gente falando mal… eles também são trabalhadores e tb tem direito à greve.

  18. Bom dia pessoal!!!
    Alguém sabe dizer se tem Maracanã/Capão da Imbuia rodando?

    Att
    Doni Lis

  19. tem o inter 2? ou alguma lotaçao com a rota do inter 2?

  20. ana paula nascimento // 15 de Fevereiro de 2012 às 14:46 // Responder

    por favor tem alguma lotação aqui para pinhais ?

  21. A empresa sobrecarrega os motoristas e cobradores, paga mal e ainda não os prepara adequadamente, e a prefeitura faz vista grossa, pois foi a prefeitura quem os contratou. Curitiba tem sim o pior trasnporte que já utilizei, lotado, fedido, caro, e muito muito demorado

  22. vamos combinar de fazer uma greve gigantesca a maior do pais pois eu sou cobrador de onibus e gostei o que a dilma ali en cima falou vamos ajuntar os cobradores e motoristas junto com a populaçao e levar mais de 50 mil pessoas para a praça rui barbosa e parar a cidade pedindo inpicheman dos politicos com processo na justiça deixar so os com a fixa linpa dai nao ten desculpa para a populaçao nao ir pois se nao ten onibus nao tem como ir trabalhar pedir aumento de salario para cada categoria de trabalhadores pedir salario estadual jogar M***** no ventilador pedir PASSAGEN DE ONIBOS MAIS BARATA pedir passagen a 1 real no sabado tanbem bedir mais area de lazer para passarmos nossos sabados e domingos se ter que ficar em casa

    qualquer coisa entren en contato no meu e-mail ( brunocfc21@yahoo.com) blz pessoal os estudantes tanben poden entrar nessa briga para um pais de igualdade para todos.

  23. atençao pessoal isso seria só para FEVEREIRO DO ANO QUE VEM 2013 .

    ass: cobradores e motoristas para a populaçao de curitiba e região

  24. O Gigante dormiu cedo demais vamos POVO acordar e ir para as ruas mas para GERAL não só a noite mais o dia TODO e provar que o POVO também tem VOZ.Eliane Ferreira

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: