Licitação em Aracaju deve melhorar transportes locais

Aracaju

Ônibus em Aracaju. Prefeitura anunciou Plano de Mobilidade que tem o objetivo de modernizar os transportes na capital sergipana. Entre as mudanças está a realização de uma licitação envolvendo todo o sistema municipal e a construção de oito corredores de ônibus. Doiis devem ficar prontos neste ano. A substituição do Terminal Manoel Aguiar e a readequação de linhas intermunicipais também devem ser realizadas ainda em 2012.

Aracaju anuncia licitação dos ônibus municipais
Edital deve ser publicado em abril. Plano de mobilidade prevê construção de corredores exclusivos para ônibus e readequação de linhas.

ADAMO BAZANI – CBN

Com várias queixas por parte dos passageiros, o sistema de transportes por ônibus de Aracaju, no Sergipe, deve passar por mudanças, se os principais pontos do Plano de Mobilidade Urbana, anunciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, forem colocados em prática.
Ele admitiu que várias propostas para privilegiar os transportes devem ser concretizadas somente em outras gestões já que são ações de médio prazo, mas várias medidas serão tomadas ainda neste ano.
A principal delas é a licitação do sistema de ônibus municipais.
O processo de licitação será aberto já nesta segunda-feira, dia 06 de fevereiro de 2012, com o início de audiências públicas para recebimento de sugestões que devem orientar a confecção do edital.
A viabilidade das sugestões, tanto de profissionais do setor como da população, será analisada e a publicação do edital é prevista para o dia 17 de abril de 2012. A partir do dia 20 de abril, os técnicos da SMTT – Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju recebem novas sugestões para fazerem o documento definitivo.
Entre as principais melhorias que a licitação deve trazer estão uma atualização das linhas frente às novas necessidades da cidade, que passou por transformações nos últimos anos, renovação da frota de ônibus, aperfeiçoamento no sistema de bilhetagem e integração.
O Plano de Mobilidade também prevê a criação de oito corredores exclusivos para ônibus que devem aumentar a velocidade de operação do transporte coletivo, tornando-o mais atraente inclusive para quem só usa carro e mais confiável, já que livres dos congestionamentos, os ônibus tendem a atrasar menos e cumprir as viagens programadas.
Foram dez meses de estudos para identificar as vias que podem receber os espaços exclusivos para ônibus e que concentrem maior demanda, justificando os investimentos. Os locais onde devem ser implantados os corredores são as ruas e avenidas:
Santos Dumont/Delmiro Gouveia/Beira Mar;
Augusto Franco/Santo Antonio;
Heráclito Rollemberg/Hermes Fontes;
Gasoduto/Rio de Janeiro;
Tancredo Neves;
Desembargador Maynard/Barão de Maruim;
Laranjeiras/São Cristovão;
Santa Gleide, São Paulo e Maranhão
A previsão é de que já neste ano, os corredores Augusto Franco/Santo Antonio e Santa Gleide, São Paulo e Maranhão fiquem prontos.
Ainda neste ano também, a cidade deve concluir a demolição do Terminal de Integração Manoel Aguiar, para criar um espaço para ônibus mais próximo ao mercado. Obras viárias na região central também devem ser realizadas ainda em 2012.
As linhas de ônibus intermunicipais também devem ganhar novas rotas. A quantidade de linhas e ônibus deve ser reduzida com a dinamização dos ser viços, sem prejuízo aos passageiros, promete a Prefeitura de Aracaju.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

4 comentários em Licitação em Aracaju deve melhorar transportes locais

  1. marcelo fiscal de transp. // 9 de Fevereiro de 2012 às 18:26 // Responder

    Achó que já não é hora, aracaju espero, que tome vergonha, é deixe a politicagem de lado e pense no passageiros que pagar uma passagem garismar.

  2. Cara gostaria de saber uma coisa, falaram que teria uma nova empresa de ônibus do Grupo Halley que iria operar dentro da cidade de Socorro que iria fazer linhas de diversos bairros do municipio até o Terminal do Marcos Freire II, até agora isso não aconteceu, recentemente a mesma empresa fez teste aqui no bairro onde eu moro o Parque dos Farois, gostaria de saber se isso tudo é realmente verdade. E gostaria também de perguntar o porque da SMTT de Aracaju não colocar uma linha daqui do Bairro Parque dos Farois até o Terminal do DIA.? Espero respostas.

  3. EU FIQUEI SABENDO QUE VAI ENTRAR NA LICITACAO DE ARACAJU AS MESMAS EMPRESAS ISSO NAO PODE ACONTECER SI ACONTECER NAO VAI MILHORAR NADA

  4. eu so motorista de onibus e agende e muito cobrado a smtt so pensa nos passageiro e com a gente ninguen da importacia e onibus lotados passageiros empeturados na porta no terminal zona oeste porque a smtt no criar uma linha direto do conjunto jardin para o terminal dia e parque dos farois terminal dia esse e meu recado faça alguma coisa para ajudar os motoristas e cobradores pense na gente samos trabalhadores tambem e pai de familia jose marcos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: