MATÉRIA ESPECIAL: O Avanço dos Pernambucanos pelo Brasil

ônibus onibus

Ônibus da Viação Metropolitana de São Paulo, de um Grupo de Pernambuco que aposta em tecnologias limpas para menor emissão de poluentes. A capital paulista é uma das cidades que possuem presença marcante de empresas de ônibus pernambucanas. As companhias já atuam de maneira significativa em Natal, São Paulo, Diadema e Sorocaba. Também estão presentes em mais cidades e estão de olho em novas licitações e nas conjunturas dos transportes locais. Foto: Adamo Bazani

Empresas de ônibus Pernambucanas “invadem” o Brasil
Viações compraram companhias de transportes em Natal, São Paulo, Sorocaba e Diadema e expansões continuam

ADAMO BAZANI – CBN (texto e levantamento)

Uma onda pernambucana. É isso que o Brasil tem vivido no setor de transportes urbanos?
O termo “onda pernambucana” pode ser até um exagero, mas o fato é que as empresas do estado nordestino têm expandido seus negócios para outras regiões do País.
O principal grupo é do da Metropolitana. A companhia, uma das maiores de Recife, já atua em São Paulo, ao adquirir a grande e tradicional Paratodos, que atendia parte da zona Sul da Capital Paulista. E inova ao aceitar o desafio de operar dezenas de ônibus movidos a etanol, da marca Scania, que reduzem em até 80% a emissão de gases que contribuem para o efeito e 90% de materiais particulados, além de zerar a liberação do enxofre, que provoca chuva ácida e o pior, câncer. A presença do enxofre é só encontrada no diesel.
Em Diadema, na Grande São Paulo, a MobiBrasil assumiu os serviços que eram da Imigrantes, responsáveis por 60% dos atendimentos à população da cidade do ABC Paulista. Os outros 40% eram operados pela empresa pública ETCD – Empresa de Transportes Coletivos de Diadema, que depois de acumular dívidas de R$ 110 milhões, teve seus serviços licitados e repassados para a iniciativa privada, a Benfica Transportadora Turística, de São Caetano do Sul, no ABC Paulista.
A MobiBrasil é de Pernambuco também e apesar de não ser a mesma empresa possui ligações com a Viação Metropolitana, sendo as proprietárias de ambas parentes.
Em Natal, no Rio Grande do Norte, as empresas pernambucanas também têm aumentado.
A Itamaracá Transportes negocia a compra de 70% da empresa Conceição. O mercado já diz que o negócio foi fechado.
Menos de dois meses antes, em dezembro, a Empresa Metropolitana, também de Pernambuco, comprou 70% da Guanabara Transportes.
O diretor do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Natal, Augusto Maranhão, disse ao jornal Tribuna do Norte, que a Metropolitana quer comprar outras empresas em Natal. Para ele, a venda da Guanabara, não é pontual. “O sistema de transporte coletivo vem capengando. Hoje foi a Guanabara. Amanhã será outra” – disse ao jornal.
Em março de 2010, a Itamaracá de Pernambuco comprou 70% da empresa Trampolim da Vitória, também de Natal.
“Como as empresas não têm condição de renovar a frota, estão vendendo ou se associando a grupos mais fortes. A tendência no mercado natalense será essa”, afirmou Augusto Maranhão ao jornal, que ainda faz um balanço das empresas Conceição e Itamaracá.
“Fundada em 1958, a Itamaracá Transportes integra o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife, atendendo a oito municípios da zona norte: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá. Atualmente, conta com uma frota de 254 veículos e gera mais de 1,2 mil empregos diretos. Por dia, realiza 2,7 mil viagens e transporta 200 mil passageiros. É responsável por 41 linhas. A empresa, que segundo informações do site oficial tem investido na renovação da frota, conta com o maior número de veículos articulados e alongados do STPP – Sistema de Transporte Público de Passageiros.

Já a Conceição conta com 13 linhas de ônibus urbanos nas quatro zonas da cidade e atua desde 1990 em Natal. A empresa tem três terminais (Felipe Camarão, Guarapes e Cidade Nova). O terminal de Felipe Camarão, com mais de 70 ônibus, é o maior de Natal em frota. Segundo o Seturn, o RN conta com 21 empresas de ônibus, entre municipais, metropolitanas e intermunicipais. Só em Natal, circulam 750 ônibus. Eles transportam por dia meio milhão de pessoas”.
Em Sorocaba, no Interior de São Paulo, também há a presença pernambucana.
A Metropolitana, de Recife, junto com a Júlio Simões (CS Brasil), de Mogi das Cruzes, forma o CS – Consórcio Sorocaba, que assumiu o lote que era da TCS – Transporte Coletivo Sorocaba, que foi descredenciado por dívidas e queda de qualidade. Entre a saída da TCS e a entrada do Consórcio Sorocaba, quatro empresas de ônibus operaram emergencialmente as linhas: Reunidas Paulista, Rosa, Jundiá e São João.
Empresas de Pernambuco atuam ainda em outras cidades e estão atentas a mais licitações e mudanças de sistemas regionais. Os exemplos citados nesta reportagem especial são apenas alguns e levam em conta os locais onde a presença das empresas urbanas de Pernambuco é mais representativa.
O segredo, de acordo com um executivo de uma das empresas pernambucanas que falou à reportagem de Adamo Bazani, é pensar à frente e acompanhar as mais modernas tendências dos transportes. Ele pediu para não ser identificado para “não atrapalhar alguns planos do grupo”.
“Muitas empresas de ônibus não têm assimilado que o momento é de mudanças, investir em qualidade, atendimento e tecnologia não é vanguardismo, é obrigação. E as empresas de Pernambuco têm aproveitado este momento” – disse
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Bruno Quintiliano disse:

    Adamo ou alguém que sabe me confirma por favor. A Imigrantes (intermunicipal/EMTU) também é da Mobi ou ficou com o Baltazar?

  2. acredito que foi para a Mobi também.

  3. leonardo-pe disse:

    casa de ferreiro,espeto de pau.essas empresas tem dinheiro sim!mas,suas frotas deixam a desejar.não em termos de onibus novos ou semi-novos.o problema é o tamanho dos mesmos.muito pequenos para linhas de grande demanda!mas,boa matéria Adamo!

  4. Junior, José Martins da Silva disse:

    Esse grupo Metropolitana, aqui no Recife é a Rodoviária Metropolitana que comprou a CRT outrora finada CTU-Recife no qual possuía trólebus. Comprou a CRT do Ronan M. Pinto que não cumpriu o contrato que estabelecia a renovação e manutenção da rede aérea e nem a Metropolitana que comprou a CRT também não se prontificou a fazer o que rege o contrato. A Rodoviária Metropolitana monopoliza toda a zona leste, comprou outras empresas na própria Cidade do Recife. Seus serviços aqui são péssimos, ao menos em SP eles compram ônibus piso baixo, aqui, nem sonhamos quando vamos ter isso. Obrigado Sr. Dep. Nelson Chaves e família, expandam-se e na sua cidade natal deixe as porcarias que temos hoje. E ainda aumentam a passagem para um serviço porco que temos em toda Região Metropolitana do Recife.

    1. Junior, José Martins da Silva disse:

      *Correção: Dep. José Chaves.

  5. Anselmo Lima da Silva disse:

    É GRITANTE a diferença que o Grupo Metropolitana, que a partir de março 2012 se chamará oficialmente MOBI BRASIL (incluindo as empresas de ônibus) segundo algumas pessoas, tem entre suas empresas. E ainda tem pessoas esperando mais chassis Scania F e até o Scania K 270 para as empresas CRT e Rodoviária Metropolitana/PE. Eu não espero, mas se chegar,sejam bem vindos.

    Outro ponto que mim deu uma crise de risos é o trecho que diz o seguinte: “Muitas empresas de ônibus não têm assimilado que o momento é de mudanças, investir em qualidade, atendimento e tecnologia não é vanguardismo, é obrigação. E as empresas de Pernambuco têm aproveitado este momento”. Qual a qualidade que as empresas de ônibus do STPP/RMR oferecem? Só renovações de pura obrigação. A passagem sobe e a qualidade dos ônibus é ruim, incluindo as empresas que tem várias linhas ao custo do anel B, que subiu para R$ 3.25.

    A SJT, São Judas Tadeu, foi a única até agora que nos surpreendeu comprando 5 articulados Gran Viale novos do chassis MB 0500 MA. Estamos precisando de uma grande renovação de ônibus articulado, tanto para subsitituir os velhos quanto para aumento de frota.

  6. jorge disse:

    a resposta tá na matéria, as empresas só pensam nelas e no crescimento, e o povo que se… a qualidade de todo o sistema do consórcio grande Recife é baixa incluindo os ônibus que nos oferecem. só a ideia da integração SEI é totalmente ultrapassada e quando uma comunidade rejeita fazer integração eles praticamente obriga o povo fazer. vc precisa ver como a frota de carros e motos aumentou na RMR, o BRT leste/oeste e norte/sul não vai fazer com que as pessoas abandonem carros e motos. grande abraço adamo.

  7. Muito legal amigos, saber de vocês que vivem o dia a dia dos transportes em Recife, como são de verdade os serviços prestados.

    Em São Paulo, a Metropolitana recbe subsídios para ônibus com tecnologia limpa, apesar de arcar sim com uma parte significativa dos custos.

    NO ABC, os ônibus em Diadema são novos, mas são simples, básicos.

    De toda a forma, não deixa de ser um grupo que se expande.

    Guardadas as proporções e retirando as questões jurídicas e polêmicas, vemos atualmente com Pernambucanos e Paranaenses o que ocorreu nos anos de 1980, quando os mineiros cresceram, em epeciail em sistemas locais cujos empresários enfrentavam dificuldades.

    Abraços, adamo Bazani

  8. leonardo-pe disse:

    matasse a xarada Adamo.a VIM-SP recebe subsídios para onibus novos com”tecnologia limpa”.aqui Nenhuma empresa recebe isso do Governo do Estado de Pernambuco!pelo visto,São Paulo,está bem a frente dos demais estados do Brasil!

  9. ADAMO , NA REALIDADE A METROPOLITANA NÃO PODERIA OPERAR EM SAO PAULO E NEM A IMIGRANTES OPERAR EM DIADEMA ESTAS 2 EMPRESAS SE UNIRAM COM A ABERTURA DA MOBI BRASIL PRA CONTINUAR OPERANDO EM SPAULO E DIADEMA , TANTO QUE QUE DOS 10 CARROS NOVOS BALTAZAR JA LEVOU 3 EMBORA E VEM POR AI A NOVA EMPREZA DELES A NOVA IMIGRANTES

  10. Jair Belisário da Silva disse:

    Também de nada adianta comprar veículos novos com piso baixo se a manutenção é uma porcaria. Aqui todos os dias os carros da Moquebrasil quebram direto. Isso tanto em Sp com em Diadema…a manutenção da Moquebrasil é uma porcaria.

  11. CLAUDIO disse:

    é mentira que é uma empresa de pernambuco que comprou a para todos, é grupo constantino júnior que no passado deu o cano em muitos pais de família deixando todos sem salarios e decimo terceiros e tudo isso para criar a GOL,

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading