MAIS INTERDIÇÕES NA AVENIDA REBOUÇAS

corredor rebouças

Corredor de ônibus na Avenida Rebouças. Os especialistas em urbanismo e transportes são unânimes em dizer que para solucionar problemas crônicos das cidades, a medida mais indicada é a priorização do espaço para o transporte público. Mas para isso, são necessárias obras e intervenções que exigem de motoristas e passageiros compreensão. É o que tem ocorrido na Avenida Rebouças para a modernização do corredor Francisco Morato / Rebouças / Centro onde têm sido necessárias interdições. A faixa de ônibus foi interditada entre a Rua Joaquim Antunes e Rua Oscar Freire nesta terça-feira, dia 10 de janeiro de 2012. Ônibus e carros terão de momentaneamente dividir o mesmo espaço , o que deve deixar o trânsito mais lento. Na sexta-feira, será interditado o trecho entre a Avenida Brasil e Rua Oscar Freire. As interdições nestes dois trechos serão de aproximadamente 30 dias.

Mais interdições na Rebouças para melhoria do corredor de ônibus
Intervenções são necessárias para a modernização do espaço para o transporte público

ADAMO BAZANI – CBN

A criação e modernização de espaços destinados para a prioridade ao transporte público são apontadas como únicas soluções para os problemas de trânsito e poluição que prejudicam a qualidade de vida nas cidades e até mesmo a economia pelo fato de muito dinheiro ser desperdiçado e a produção prejudicada por conta dos longos congestionamentos.
Priorizar os transportes públicos é uma questão de lógica e democracia no uso do espaço urbano.
Enquanto um ônibus que ocupa 12 metros de comprimento transporta 80 pessoas com conforto, para transportar a mesma quantidade de passageiros são necessários 40 carros, cada um em média com 4,2 metros, que ocupam 168 metros de comprimento, levando em consideração que em os carros nas cidades não levam mais que duas pessoas, em sua maioria.
Mas para a priorização dos transportes públicos, muitas vezes são necessárias obras que exigem de motoristas, profissionais do setor e passageiros, compreensão.
É o que tem ocorrido na Avenida Rebouças, na Capital Paulista.
A prefeitura de São Paulo promete modernizar, ampliar a capacidade e a velocidade operacional do corredor de ônibus Francisco Morato / Rebouças / Consolação.
Mas para isso, têm sido necessárias algumas interdições.
A Rebouças terá mais trechos bloqueados para a realização das obras.
A faixa de ônibus, no sentido centro, entre a Rua Joaquim Antunes e a rua Oscar Freire foi interditada pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – às 22 horas desta terça-feira, dia 10 de janeiro de 2012.
Os ônibus dividirão espaço com os carros enquanto as obras durarem, o que deve deixar o trânsito mais lento na região.
A partir das 22 horas de sexta-feira, dia 13 de janeiro de 2012, também será bloqueada a faixa no entre a Avenida Brasil e a Rua Oscar Freire.
Nestes trechos, as obras devem durar cerca de um mês.
No sentido centro, o motorista que quiser escapar do trânsito da Rebouças, tem como alternativa a Alameda Gabriel Monteiro da Silva.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. A rua Oscar Freire é uma rua localizada no bairro Cerqueira César , situado na região nobre da cidade brasileira de São Paulo conhecida como Jardins . Tem início na alameda Casa Branca e vai até a avenida Doutor Arnaldo , no bairro de Pinheiros . Atualmente, a rua não conta com serviço de transporte público passando por suas quadras, porém, em 2014 o governo estadual planeja inaugurar uma estação de metrô na linha 4 – Amarela , já em ritmo avançado de execução.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading