Demissões de motoristas da AVA – Auto Viação Americana

Demissões da AVA

Ônibus da AVA – Auto Viação Americana que perdeu quatro linhas de ônibus por má prestação de serviços, depois de determinação da Artesp, na região de Americana, Paulínia, Campinas, Limeira e Piracicaba. De acordo com o sindicato dos motoristas, 100 profissionais da AVA foram prejudicados: 48 devem ser realocados para outras linhas da empresa e 53 devem perder o emprego. A entidade trabalhista vai tentar que a Viação Cometa, que assumiu as quatro linhas depois de disputa com outras empresas, contrate os trabalhadores, mas a empresa adiantou que os quadros já estão completos e que a Artesp não obrigou a contratação.

Sindicato prevê mais de 50 demissões de motoristas da AVA
Entidade vai pedir que Viação Cometa contrate motoristas das linhas que eram operadas pela Auto Viação Americana

ADAMO BAZANI – CBN

Cinqüenta e três motoristas da AVA – Auto Viação Americana podem perder o emprego.
A estimativa é do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Americana e Região.
A Auto Viação Americana deixou de operar quatro linhas de ônibus por determinação da Artesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes de São Paulo. A AVA tinha recebido 314 multas por má qualidade de prestação de serviços, com problemas como falta de conservação da frota e descumprimento dos horários.
Após disputar com a Breda, Expresso Itamarati, VB Transportes e Rápido Luxo Campinas, no dia 20 de dezembro a Artesp selecionou a Viação Cometa para operar com 35 ônibus as quatro linhas: Piracicaba – Campinas, Americana – Limeira, Piracicaba – Paulínia, Americana – Piracicaba. A Cometa passou a operar no dia 22 de dezembro.
Trabalhavam em média 100 motoristas nestas linhas pela AVA.
Quarenta e oito devem ser deslocados para outras linhas pela empresa, mas a AVA disse que não terá condições de assumir todos os funcionários, dispensando 53, de açodo com o Sindicato, que ainda informa que a AVA tinha cerca de 400 funcionários antes de perder as linhas e que as demissões devem representar 13,25% do quadro de funcionários.
O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Americana e Região vai pedir que a Viação Cometa, que assumiu as quatro linhas, contrate os funcionários que devem ser dispensados pela AVA.
A Viação Cometa, no entanto, disse que não deve fazer as contratações de todos estes funcionários por ter seus quadros já completos e pelo fato de o contrato com a Artesp não ter obrigado a absorção da mão de obra.
A empresa, no entanto, informou que sempre contrata motoristas e que os funcionários da AVA podem tentar vagas na Cometa. Mas eles não terão preferência na contratação, sendo submetidos ao processo normal de seleção.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Demissões de motoristas da AVA – Auto Viação Americana

  1. Quando assumiu as linhas da AVA a Cometa disse que não precisaria contratar os motoristas, mas… contratou Gatti, Santa Rita, etc, para atender a demanda de fim de ano.

    E me pergunto: qual é a culpa dos motoristas pela má administração da empresa, pela não renovação da frota, pelos congestionamentos nas estradas que causaram os atrasos de chegadas/partidas? Como sempre, a corda arrebenta do lado mais fraco. No Brasil falta bom senso e memória, e quem tem bom senso e lembra o que aconteceu é tido como revoltado e revolucionário.

  2. Novamente a corda vai arrebentar para o lado mais fraco.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: