POPULAÇÃO DESCONHECE INTEGRAÇÃO EM TERESINA

Publicado em: 2 de janeiro de 2012

Integração Teresina

Ônibus em Teresina. Integração tarifária começa hoje no sistema municipal englobando 33 das 92 linhas da cidade. No período de uma hora, em uma destas linhas, a segunda tarifa sai pela metade do valor. Mas usuários desconhecem a possibilidade. Tarifa subiu hoje para R$ 2,10. Foram implantadas faixas preferenciais para ônibus na Avenida Frei Serafim, háduas semanas. Até agora, motoristas de carro que invadiam o espaço eram orientados, mas a partir de hoje as multas começam a ser aplicadas.

População desconhece integração em Teresina
Técnicos estão nas ruas orientando os passageiros. Tarifa subiu para R$ 2,10 nesta segunda-feira e multas começam a ser aplicadas em faixa para ônibus

ADAMO BAZANI – CBN

O sistema de transportes municipais de Teresina, no Piauí, cuja tarifa aumentou para R$ 2,10 nesta segunda-feira, dia 02 de janeiro de 2012, começa a oferecer integração entre algumas linhas de ônibus.
Mas a população ainda desconhece essa possibilidade.
Por isso, a Strans – Superintendência de Transportes e Trânsito colocou 60 agentes de orientação nos 34 pontos de ônibus onde é possível fazer a integração tarifária. Eles são chamados pela autarquia de agentes “Conte Comigo”
Das 92 linhas de ônibus de Teresina, 33 estão integradas.
Com o cartão eletrônico, o passageiro pode em uma hora pagar a primeira tarifa integral e neste período utilizar um segundo ônibus, desde que pertença às linhas integradas, pagando metade do valor da tarifa. Para os estudantes, o pagamento do primeiro ônibus será de meia passagem e do segundo de um quarto do valor da passagem.
A Strans estuda aumentar para mais de uma hora a integração feita em linhas de trajetos maiores para possibilitar o uso do segundo ônibus pela metade da tarifa a tempo.
As paradas onde é possível fazer a integração estão pintadas na cor verde claro e os ônibus das linhas integradas contam com um adesivo de identificação das regiões onde servem,
MULTAS:
Além da integração, foi implantada uma faixa para ônibus na Avenida Frei Serafim. O sistema funcionava há cerca de duas semanas mas sem multas aos motoristas de carros de passeio começaram a ser aplicadas neste dia 02 de janeiro de 2012.
A preferência para ônibus é das 06 horas às 21 horas na via pintada com uma faixa azul. Neste período, os carros de passeio só podem entrar na faixa por um quarteirão e se forem fazer conversão para outras ruas ou entrarem em garagens.
Há câmeras para fiscalização, além de agentes de trânsito. O objetivo é garantir real prioridade ao ônibus, mesmo não sendo um corredor exclusivo como o BRT (Bus Rapid Transit), e evitar abusos de motoristas de carro de passeio, que costumam invadir o espaço do transporte coletivo.
Táxis podem circular pelo espaço desde que transportando passageiros.
O objetivo das faixas é aumentar a velocidade dos transportes coletivos e priorizar os ônibus que substituem vários veículos de passeio ocupando menor espaço. Um ônibus de 80 passageiros equivale a 40 carros de passeio, levando em consideração que em média cada carro leva duas pessoas.
Na manhã desta segunda-feia, um grupo de manifestantes protestou contra o aumento das tarifas, mas a adesão, principalmente de estudantes foi pequena e o protesto acabou esvaziado.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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Comentários

  1. É necessário um melhor estudo para implantação da integração de ônibus em Teresina.

  2. Judas disse:

    A integração verdadeira nunca foi um objetivo para os verdadeiros gestores da cidade de Teresina. A “integração” provoca apenas uma leve vertigem na população. A intenção mesma é o aumento do valor da tarifa. Quem tem consciência vai protestar!

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