Motoristas da AVA temem perder emprego com a substituição pela Cometa

Viação Cometa - AVA - Auto Viação Americana

Ônibus da Viação Cometa. A Cometa substitiu a AVA – Auto Viação Americana – em quatro linhas nas regiões de Campinas, Americana, Piracibaca e Limeira. Motoristas da AVA temem perder o emprego jpá que a Artesp, que determinou a substiuiçãodepois de concorrência, não exigiu que a Cometa absorvesse a mão de obra da AVA. A Viação Cometa vai aceitar os bilhetes antigos da AVA comprados com antecedência. Foto: Adamo Bazani

Motoristas da AVA seguem com incerteza quanto aos empregos
Auto Viação Americana foi descredenciada por falta de qualidade operacional e deixa de operar 4 linhas nas regiões de Piracicaba, Campinas e Americana

ADAMO BAZAN I – CBN

Motoristas e demais funcionários da AVA – Auto Viação Americana – que foi descredenciada de quatro linhas nas regiões de Campinas, Americana e Piracicaba continuam preocupados em relação a manutenção dos seus empregos. São cerca de 100 motoristas.
Na terça-feira, a Artesp – Agência Reguladora de Serviços Delegados de Transportes de São Paulo, após concorrência, definiu a Viação Cometa como operadora emergencial das linhas que antes eram prestadas pela AVA – Auto Viação Americana.
A AVA apresentava problemas em relação à frota, alguns carros eram antigos e mal conservados, ao cumprimento de horários e de itinerários.
As linhas assumidas pela Cometa foram: Piracicaba-Campinas, Limeira-Americana, Piracicaba-Paulínia e Americana-Piracicaba.
A Artesp estipulou uma série de exigências à Cometa, como frota mínima de 35 veículos e a possibilidade do uso de apenas 20% de ônibus com mais de 10 anos, além da manutenção das tarifas, horários e itinerários.
Mas a Agência não determinou que a mão de obra da AVA fosse aproveitada pela Cometa.
Essa é a queixa do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Americana e Região.
A Viação Cometa disse, por assessoria de imprensa, que os quadros da empresa já estão ocupados para as linhas. Mas que os funciopnários da AVA podem tentar novas vagas na empresa em garantia, no entanto, de contratação.

BILHETES:

Segundo a Viação Cometa, o passageiro que comprou passagens antecipadas da AVA podem usra os serviços normalente. Os bilhetes serão aceitos pela companhia.
A AVA só neste ano recebeu 314 multas da Artesp e foi alvo de várias reclamações de passageiros.
As linhas que eram operadas pela empresa são de alta demanda, o que fez outras companhias grandes disputarem a operação, mesmo que emergencial.Além da Cometa, se apresentaram: Breda, expressso Itamarati, Rápido Luxo Campinas e VB Transportes e Turismo.
Os dados da Artesp revelam os motivos de estas empresas demonstrarem tamanho interesse.
Em média, a AVA transportava mensalmente 8.334 passageiros na ida e 8.490 passageiros na volta, na linha Limeira a Americana, em 2010. Este ano, foram transportados 8.807 passageiros na ida e 8.864 na volta por mês.
Na Linha Piracicaba a Campinas foi transportados em média 25.541 passageiros por mês na ida e 25.982 na volta, em 2010. Este ano, a média mensal aumentou, passando para 26.624 passageiros na ida e 27.370 na volta. Os dados incluem os passageiros com paradas em Tupi, Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Veneza.
Entre Americana e Piracicaba foram transportados em média mensalmente 15.730 passageiros na ida e 14.925 na volta em 2010. Em 2011, foram 14.652 na ida e 15.162 na volta por mês. Os dados incluem os passageiros da Rodoviária de Santa Bárbara d’Oeste. Na linha entre Piracicaba e Paulínia a média mensal é de 1.400 passageiros por mês em cada percurso.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. SRS disse:

    Lamentável, mais uma empresa de longa data que após má administração, encontra-se a beira de fechar as portas, pergunto e os funcionários, como ficam nesta situação.

    Algum grande empresário do ramo de transporte poderia absorver todos os ativos da empresa e funcionários, pelo menos para que estes não ficassem abandonados, até quando a AVA irá manter o pagamento se ela não está mais gerando receita de suas linhas para honrar com os compromissos financeiros.

    SRS

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading