MERCEDES BENZ VENDE 87 CHASSIS PARA A PEGASO E JABOUR OPERAREM TRANSOESTE

Publicado em: 22 de dezembro de 2011

CHASSI

Chassis O 500 MA, articulado, da Mercedes Benz. Empresa comercializou 87 unidades para o BRT (corredor de trânsito rápido para ônibus) Transaoeste, do Rio de Janeiro. Quarenta e sete unidades foram compradas pela Viação Jabour e 40 pela Expresso Pegaso. O BRT traz vantagens semelhantes a de outros modaisde transportes, como boa capacidade de atendimento e maior velocidade operacional pelos ônibus não ficarem presos no trânsito só que a custos e tempo de implantação menores. Foto: Mercedes Benz

Mercedes vende 87 ônibus para sistema de BRT do Rio de Janeiro
Veículos foram comprados por duas empresas e fazem parte da modernização dos transportes na cidade

ADAMO BAZANI – CBN

O Rio de Janeiro vai modernizar seu sistema de transporte público com a opção pelo BRT (Bus Rapid Transit), sistema de corredores de ônibus que agregam tecnologia, mais conforto ao passageiro e maior velocidade operacional dos transportes coletivos por permitirem que os ônibus circulem em espaços exclusivos.
Isso também permite que os veículos, que vão trafegar sobre um pavimento melhor sofram menos desgaste e possam assim ser de maior valor agregado e oferecerem mais conforto ao passageiro.
As fabricantes estão atentas ao movimento que ocorre no Rio de Janeiro.
A Mercedes Benz do Brasil anunciou que acaba de vender 87 veículos para duas empresas da cidade: 47 para a Auto Viação Jabour e 40 para a Expresso Pégaso.
As duas empresas vão atuar no BRT Transoeste, o primeiro BRT já a ser inaugurado até metade de 2012.
Os veículos são do modelo O 500 MA, articulados.
Os ônibus seguem já as determinações de emissão de controle de emissão de poluição previstas no Proconve P 7, cujas normas são baseadas na Euro V.
A Mercedes Benz emitiu um comunicado sobre a venda com a declaração de um dos diretores da fabricante:
Segundo Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a Empresa está orgulhosa de poder entregar os primeiros veículos que irão operar no BRT do Rio de Janeiro. “Isso reforça a confiança e a liderança da nossa marca na região e no mercado brasileiro como um todo. Os ônibus articulados escolhidos, modelo O 500, são os lideres absolutos de vendas no País desde seu lançamento, em 2006, com mais de 1.000 unidades vendidas e mais de 70% de participação em seu segmento”.
Os sistemas de BRT trazem vantagens muito semelhantes e de outros modais, mas com o diferencial de serem de fácil e rápida implantação.
“A maioria das cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 já optou pelo sistema BRT. Elas se apoiam em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo até 2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros”, diz Gustavo Nogueira, especialista em Sistemas BRT da área de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Esses benefícios também são válidos para quaisquer outras cidades que queiram prestar um serviço de transporte coletivo de maior qualidade para a população”.
A Mercedes-Benz tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os de São Paulo e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas desses países figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.
A Mercedes Benz diz estar apta a participar desta nova fase do BRT e dos transportes no Brasil e afirma oferecer soluções não só na fabricação dos veículos, como também no treinamento de motoristas e mecânicos e em outras áreas do pós venda.
A fabricante informa que possui equipes especializadas em BRT.
Adamo Bazani, jornalista da Ràdio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta