DIA DE CAOS PARA PASSAGEIROS DE ÔNIBUS EM SOROCABA

CONSÓRCIO SOROCABA

ônibus do Consórcio Sorocaba. Cerca de 70 mnil pessoas foram prejudicadas na cidade do interior paulista por conta de paralisação de motoristas e cobradores de ônibus contra o repasse da Prefeitura à Urbes, para que a autarquia recorresse de processos trabalhistas movidos por ex funcionários da Transporte Coletivo Sorocaba. Paralisação não teve relação com a vitória do consórcio na licitação, mas foram os ônibus do Consórcio Sorocaba que foram impedidos de sair para as ruas. Foto: Tiago Rodrigues - G 1 - Sorocaba.

Greve de ônibus em Sorocaba prejudica 70 mil passageiros
Paralisação foi motivada por repasse da Prefeitura à Urbes para recorrer de ações trabalhistas movidas por ex funcionários da TCS – Transporte Coletivo Sorocaba, descredenciada do sistema

ADAMO BAZANI – CBN

Mais de 70 mil passageiros foram prejudicados na manhã e na tarde desta sexta-feira, dia 16 de dezembro de 2011, por conta de uma greve de motoristas e cobradores de ônibus em Sorocaba, no Interior de São Paulo.
Parte dos motoristas e cobradores paralisaram as atividades contra a votação que ocorreria na Câmara Municipal que autorizaria a Prefeitura a repassar para a Urbes – Trânsito e Transportes, que gerencia o sistema da cidade, cerca de R$ 1 milhão para recorrer de ações trabalhistas movidas contra a TCS – Transporte Coletivo Sorocaba, empresa de Renê Gomes de Sousa, que em 2008 foi descredenciada dos serviços por débitos fiscais, trabalhistas, com fornecedores e consequente queda da qualidade operacional.
O descredenciamento da TCS fez com que a prefeitura contratasse quatro empresas em caráter emergencial e desse início a um tumultuado processo de licitação que declarou como vitorioso o Consórcio Sorocaba, formado pela CS Brasil (que engloba a Júlia Simões) e a Metropolitana, de Recife.
Segundo a Urbes, de 1 mil 200 trabalhadores,m aproximadamente 30% pararam afetando diretamente 70 mil dos 190 mil usuários dos transportes coletivos.
A paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus de Sorocaba pegou passageiros e a própria Urbes de surpresa. Não houve o comunicado prévio, com 72 horas de antecedência, como exige a lei, no caso de serviços considerados essenciais, como de transportes.
A Urbes afirmou que a greve dos motoristas não tem nenhuma relação com o Consórcio Sorocaba, que assumiu recentemente os serviços do lote que era da TCS – Transporte Coletivo Sorocaba.
Um pouco mais de 300 ônibus deixaram de circular. A frota total da cidade é de 384 veículos.
Na parte da tarde, a Câmara de Vereadores de Sorocaba rejeitou a proposta de repasse de um milhão de reais para a Urbes entrar com 77 recursos contra as ações trabalhistas. Quinze destes recursos já tinham sido movidos, com gasto de R$ 87 mil 495,10.
Os recursos seriam necessários para que a Urbes depositasse em juízo o valor antes de ingressar com as contestações aos processos trabalhistas, no Tribunal Regional do Trabalho, em Brasília.
Com a rejeição da Câmara, os motoristas voltaram ao trabalho, mas a situação demorou para se normalizar.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em DIA DE CAOS PARA PASSAGEIROS DE ÔNIBUS EM SOROCABA

  1. A URBES E A PREFEITURA ESTÃO COLHENDO O QUE PLANTARAM, UMA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO COM O TRANSPORTE PÚBLICO QUE TRAZEM PREJUÍZOS NÃO IMPORTA SE SERIA 1 MILHÃO OU 100 MILHÕES. QUEM SEMPRE PAGA A CONTA SOMOS NÓS CONTRIBUINTES E DEPOIS FALAR QUE ESTÃO INDGINADOS COM A PARALIZAÇÃO?VAMOS ACORDAR SOROCABANOS QUE ESTAMOS A MERCE DESSES PÉSSIMOS GOVERNANTES.E OS DONOS DA EXTINTA TCS POR AÍ… VALEU GIANOLLA, VALEU LIPPI…

  2. Estes fatos nos fazem pensar no seguinte:
    1.Por que a dona da empresa não se manifestou ou chamou a polícia sobre o sequestro dos onibus, uma vez que houve um prejuíso com a falta de arrecadação nas catrafas?
    2.Por que a polícia não fez nada para impedir o cerco à Prefeitura?
    3.Por que que os vereadores de Sorocaba apoiam atos ilegais sem constrangimento?
    Estas perguntas pairam no ar e se algues souber responder, que o faça.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: