AV. REBOUÇAS SERÁ INTERDITADA PARA OBRAS DE CORREDOR DE ÔNIBUS

CORREDOR FRANCISACO MORATO CONSOLAÇÃO

Obras no Corredor Francisco Morato /Centrodevem agilizar os transportes públicos, diminuindo o tempo de viagem dos ônibus e proporcionando mais conforto aos passageiros. Mas até a conclusão das intervenções, que visam priorizar os transportes públicos, a principal solução para o trânsito e a poluição, motoristas e passageiros devem ter paciência principalmente em relação às interdições. Foto cedida: Jornal O Taboense

Revitalização do Corredor Francisco Morato prossegue, mas exige paciência
Obra vai melhorar velocidade dos transportes públicos, mas causa interdições. Motoristas e passageiros devem ficar atentos

ADAMO BAZANI – CBN

Prioridade ao transporte público é a única forma vista por profissionais e especialistas para a solução de problemas que cada vez mais se avolumam nas cidades, como o trânsito, a poluição e as consequentes perdas financeiras e de qualidade de vida.
Uma das soluções consideradas de implantação mais rápida e barata é a ampliação dos tão necessários corredores exclusivos de ônibus.
Eles democratizam o espaço urbano, pois cedem lugar a um veículo que leva maioria ocupando pouca área em relação ao carro de passeio. Considerando que cada carro leva em média duas pessoas e tem cerca de 4 metros de comprimento, para transportar 80 pessoas, 40 carros ocupam 160 metros no disputadíssimo espaço urbano. Para levar as mesmas 80 pessoas, um ônibus ocupa 13 metros aproximadamente.
Dar prioridade ao ônibus é sinal de democracia e melhor aproveitamento do espaço urbano.
E os corredores tipo BRT (Bus Rapid Transit), segregados e que agregam tecnologia, e os expressos (mais simples) são a melhor opção para o bom uso nos espaços da cidade.
São Paulo necessita de uma ampliação de fato da rede de corredores de ônibus que deve ser integrada aos modos metroferoviários.
Pouco tem sido feito. O corredor que serve a região da Consolação e da Francisco Morato é uma das exceções e tem recebido obras de revitalização.
Mas nesta fase de requalificação, motoristas e passageiros devem ter paciência e estarem informados sobre as intervenções no trânsito causadas pelas obras.
A CET – Companhia de Engenharia de Tráfego vai interditar nos dois sentidos, parcialmente, a Avenida Rebouças entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Avenida Pedroso de Moraes.
A área será sinalizada com placas e cones. O Motorista deve reduzir a velocidade nas proximidades.
Durante a interdição, os ônibus que trafegam pelo corredor vão dividir faixas de rolamento com os carros na via comum, o que deve complicar o trânsito.
A Prefeitura diz que a obra valerá a pena pelo ganho posterior de velocidade dos transportes público, o que vai garantir menos cansaço e mais qualidade para os passageiros e pode atrair alguns usuários do carro para o sistema de transporte público, como prevê o poder público.
CONFIRA OS HORÁRIOS E DATAS DA INTERDIÇÃO:

Sentido Bairro:
– Das 22h00 de quinta-feira (15/12) às 18h00 de domingo (18/12)

Sentido Centro:
– Das 22h00 de quinta-feira (15/12) às 04h00 de sexta-feira (16/12)
– Das 22h00 de sexta-feira (16/12) às 22h00 de sábado (17/12)
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

10 comentários em AV. REBOUÇAS SERÁ INTERDITADA PARA OBRAS DE CORREDOR DE ÔNIBUS

  1. Tai mais interdições nesse corredor Farancisco Morato,Rebouças, Consolação, mais uma vez quem utiliza ele terá que “ter paciencia” para suportar não só as intermináveis filas de ônibus na esquina com a Av. Faria Lima, a invasão dos carros e taxis e motos. Eu no meu parco conhecimento desde que foi inaugurado previa sérios problemas nesse corredor, pois na época de sua inauguração foi tudo feito as pressas, só pra ter uma idéia havia um grande número de linhas de ônibus que trafegavam sentido bairro centro e vice versa o que decorria em intermináveis filas de ônibus junto á parada Faria Lima nessa época esse corredor foi inaugurado com o nome de “Passa Rapido” e nós apelidamos de “Passa Raiva” por causa do congestinamento e lentidão dos ônibus nele, com a inauguração do terminal Campo Limpo deu uma certa aliviada, mas ainda tinhamos o problema da parada Faria Lima/Rebouças ter apenas uma plataforma, foram feitas modificações hoje há duas paltaformas nos dois sentidos porém na época parecia que a obra não tinha mais fim de tão demorada que foi e ainda tivemos que aturar a cara de pau de inaugurarem o que ja deveria ter sido feito além disso o piso asfalto teve que ser refeito várias vezes e mais recentemente estão colocando piso adequado para suportar o peso e movimento dos ônibus de grande capacidade (articulados, biarticulados e de 15m) e depois disso mais inauguração e o famoso “Fui eu que fiz isso para melhorar” , persiste ainda muitas linhas da região do Butantã e Raposo Tavares ligando o bairro centro, ao meu ver poderia ser diminuido o fluxo de ônibus vindos dos bairros se tivessem mais terminais na região, o terminal prometido para a região do Butantã/Raposo Tavares não está nem planejado, alegam que há falta de espaço, e agora com a inauguração da linha 4 a maioria dos usuários estão preferindo o metrô exatamente por causa da lentidão desse corredor que ao meu ver foi sim uma obra com fins eleitoreiros, e mais uma vez teremos nós usuários do corredor teremos que ter paciencia, espero de fato que essas interdições resultem em beneficios para quem realmente anda de ônibus, pois acho absurdo taxis vazios fazerem fila no corredor e a CET fazer vistas grossas, assim como diminuir a atuação dos empurradores de usuários de ônibus contratados pela SPtrans que atuam nas paradas Eldorado e Faria Lima/Rebouças, se melhorar o fluxo dos ônibus com certeza muita gente vai aderir.

  2. Adamo,
    Um pequena correção, a interdição não será da Av. Brig. Luiz Antonio e sim da Av. Brigadeiro Faria Lima a Av. Pedroso de Moraes
    abraços

  3. Uso a Rebouças desde que nasci, com razoável frequência. Já a percorri a pé inteira algumas vezes. Tenho relação afetiva confessa com a Avenida.
    A despeito dos túneis sob a Faria Lima de projeto discutível e com algumas falhas, o paisagismo, os pontos de ônibus do governo Marta finalmente embelezaram a Rebouças, mas não como necessário e justo.
    Sempre foi dos lugares de Sampa que mais mantêm trânsito infernal, a qualquer hora do dia e em boa parte da noite.
    Considero ABSURDO a administração municipal pensar pequeno e fazer remendos (num sentido amplo) na Rebouças.
    Se é para infernizar novamente seus usuários para melhorar os ônibus, que se fizesse BRT REAL com segregação discreta, elegante e eficaz.
    Apenas lembrando que a Rebouças é poderosa formadora de opinião da cidade.

    Finalmente, incrível como NINGUÉM EXPLICA o que aconteceu com a projetada estação Rebouças da Metrô 4, próxima à RebouçasXBrasilXHenrique Schaumann. Desde a infância me pergunto como pode haver tantos viadutos no Brasil e não ter um único nesta mega-esquina.

  4. Espero que a obra seja bem feita e que realmente haja mais mobilidade para o povo que mora nas regiões atendidas por este corredor.

    abraços
    Marcos Galesi

  5. Por mais que haja aqueles que gostariam de poder impor pela for a o fim dos ambientalistas, eles estão aqui para ficar.

  6. Andrew Dekanpus
    BRTs REAIS e elétricos, ou pelo menos com ônibus híbridos elétricos, com motores diesel com ARLA reduzirão a poluição na Rebouças.

    Então qual seria a queixa ambientalista, neste caso?

  7. eu tenho meu filho e nora ke morao eu espero obra venha venha benefiçiar a populaçao eles mereçem os trem ke tanbem traspote a populaçao com diguinidade ke governo do estado de sao paulo coloke mais treis para os trabalhadores para todos moradores ……………..um abraço ……………….

  8. para meu filho evandro minha nora denise meus netos ke morao em françisco morato eu kero dizer amo voçeis um beijo para todos…………………….

  9. Assine a petição publica http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N27091 para instalação de paradas de ônibus a menos de 300 metros da Estação Faria Lima, você precisa andar mais de dez minutos até a parada mais proxima, que integração é ridícula é esta?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: