ILHA BELA REDUZ TARIFA E MODERNIZA COM LICITAÇÃO. Aprenda EMTU!

Transportes em Ilha Bela

Ônibus da Expresso Fênix. O Grupo vai assumir os transportes em Ilha Bela, no Litoral Norte de São Paulo, em janeiro. Licitação trouxe benefícios para a população, que vai contar com ônibus mais novos, acessíveis para portadores de deficiência, bilhete único e redução de tarifas. Realidade bem diferente da vivida em regiões onde a Constituição ainda não foi seguida os serviços por ônibus operam de forma precária.

Ilha Bela apresenta novo sistema de transportes com redução de tarifa e bilhete único
Melhorias só vão ser possíveis por causa de licitação dos serviços. A partir de janeiro , Expresso Fênix assume as linha municipais

ADAMO BAZANI – CBN

Enquanto em algumas regiões, como a área 5 da EMTU, referente aos serviços intermunicipais no ABC, as licitações dos transportes são impedidas, onde os certames são realizados, a situação para empresas e passageiros registra melhorias.
É o caso de Ilha Bela, no Litoral Norte de São Paulo.
Na segunda-feira, dia 19 de dezembro, no auditório do “Ilha Flat Hotel”, em Perequê, a Prefeitura de Ilha Bela e a Expresso Fênix vão apresentar o novo sistema de transportes da cidade que vai começara operar a partir de janeiro.
Os transportes reformulados foram possíveis depois de um processo de licitação que segue a Constituição de 1988, que determina que serviços como de transportes coletivos sejam regidos por contratos de concessão e não de permissão precária.

REDUÇÃO NA TARIFA:

A primeira vantagem do novo sistema de transportes em Ilha Bela será a redução da passagem. Isso mesmo, enquanto muitas cidades, inclusive as de permissão precária, já se discute aumento das tarifas, em Ilha Bela, haverá uma redução de 12%, passando de R$ 2,50 para R$ 2,20. Será uma das menores tarifas do País.
Ilha Bela ficou por cerca de 20 anos com o mesmo sistema de transportes.
Além disso, haverá um sistema de bilhetagem eletrônica que vai permitir o uso de um “Bilhete Único”, que vai levar em conta o deslocamento do passageiro. Assim, será possível ir de um ponto a outro de Ilha Bela usando mais de uma condução, mas pagando apenasa uma passagem.
O sistema de bilhetagem eletrônica também será modernizado.
Os cartões terão um chip e a foto do passageiro, para diversas modalidades, como comum e escolar. O sistema para leitura é de aproximação, ou seja, o passageiro não precisará introduzir o cartão ou fazer contato com o leitor, que detecta os dados para descontar a tarifa só pelo fato de o passageiro colocar o cartão eletrônico perto do equipamento.
A primeira emissão do cartão, que é recarregável, será de graça para qualquer grupo de passageiros.
Quem optar por não ter o cartão, poderá pagar a tarifa em dinheiro dentro dos ônibus.
A estimativa é de renovação de frota também, reduzindo a idade média dos ônibus em operação.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

3 comentários em ILHA BELA REDUZ TARIFA E MODERNIZA COM LICITAÇÃO. Aprenda EMTU!

  1. Adamo, boa tarde. Por gentileza verifique pois uma liminar suspendeu hoje o contrato entre Ilhabela e Fenix. Julgamento recheado de irregularidades e favorecimento da Fenix além tarifa ofertada.

    • jair rodrigues saalomao junior // 19 de janeiro de 2012 às 17:32 // Responder

      nois de ilhabela que tem o cartao do bilhete unico è sÒ inseri ou tem que colocar o valor da tarifa ha passagem? 2,20

  2. Obrigado pela informação.Vou verificar, mas ainda não há nada oficial neste sentido que eu tenha descoberto.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: