MARCOPOLO COMPRA MAIOR ENCARROÇADORA DE ÔNIBUS DA AUSTRÁLIA

mARCOPOLO AUSTRÁLIA

Ônibus da Volgren Australia Pty. Limited. A brasileira Marcopolo comprou 75% da maior encarroçadora australiana, que detém 75% do mercado local. Com isso, a Marcopolo amplia sua participação no mercado mundial e deve se firmar na Oceania.

Marcopolo compra maior fabricante de ônibus da Austrália
Volgren Australia Pty. Limited é líder no mercado local
com 40% de market share

A Marcopolo, empresa brasileira líder na produção de carrocerias para ônibus, anuncia que assinou, ontem, 12 de dezembro, contrato para a aquisição de 75% de participação na empresa Volgren Australia Pty. Limited, sediada em Melbourne, Austrália. Com o negócio, a companhia dá prosseguimento ao plano de expansão de suas atividades no mercado internacional, com ingresso na Oceania.

A Volgren é a maior encarroçadora de ônibus da Austrália e conta com mais de 560 funcionários. A empresa tem presença em todo o território australiano com mais de 40% de participação de mercado. No ano fiscal de julho/10 a junho/11, registrou vendas de 698 unidades, com receita de A$ 207,1 milhões (dólares australianos), correspondente a cerca de R$ 383 milhões.

O valor a ser desembolsado pela participação de 75% da Volgren consistirá de uma antecipação de A$ 52,5 milhões de dólares australianos (aproximadamente R$ 96 milhões) e ajustes relativos ao desempenho da companhia com base no EBITDA dos próximos três anos. A Marcopolo detém o direito de exercer os demais 25% de participação ao final de três anos.

Segundo José Rubens de la Rosa, CEO da Marcopolo, a Austrália ainda possui um mercado pequeno se comparado com o brasileiro – cerca de 2.000 unidades/ano. A Volgren é especializada na produção de ônibus urbanos e detém tecnologia de carrocerias integralmente de alumínio, que proporciona a redução de peso e é totalmente reciclável.

Apesar de pequeno, o mercado tem crescido à média de 12% ao ano e uma oportunidade a ser estudada no futuro é o desenvolvimento e fornecimento para outros segmentos de mercado, como ônibus rodoviários, fretamento e turismo receptivo, bem como a exportação para os países vizinhos.
Assessoria de Imprensa da Marcopolo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: