VENDAS DE CARROCERIAS DEVEM CAIR EM ATÉ 10% EM 2012
Publicado em: 6 de dezembro de 2011
Setor de carrocerias de ônibus deve ter recuo em 2012
Previsão é do Simefre – sindicato que representa a indústria de materiais ferroviários e rodoviários
ADAMO BAZANI – CBN
O setor de carrocerias de ônibus, que vive uma das melhores épocas, alavancado pela proximidade das eleições municipais, quando normalmente as frotas são renovadas, e pela antecipação de compras pelos empresários que querem evitar os preços mais altos dos ônibus com tecnologia que reduz a poluição, pode ter um recuo nas vendas e produção no ano que vem.
A estimativa foi divulgada nesta terça-feira, dia 06 de DEZEMBRO de 2011, pelo Simefre – Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários.
A queda, de acordo com projeções da entidade, deve ficar entre 7% e 10% em 2012 em comparação com este ano.
No mercado interno, as vendas devem cair entre 6% e 8% e as exportações entre 8% e 10%, caso o dólar oscile entre R$ 1,70 e R$ 1,75.
De acordo com o Simefre, em 2011 devem ser produzidas entre 35 mil e 35,6 mil carrocerias, número 8,3% maior que no ano passado. O mercado interno é a grande força da indústria hoje, que já exportou mais. Destas 35 mil carrocerias, 31 mil serão vendidas no Brasil.
A alta do real frente ao dólar e as instabilidades financeiras internacionais explicam as exportações tímidas.
Se o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovar o Finame Verde, linha de crédito para ônibus que seguem os padrões mais rígidos de redução de emissão de poluentes do Proconve P 7, normas baseadas na Euro V, o recuo deve ficar neste patamar. Se o Finame Verde não fora aprovado, a queda na venda de carrocerias de ônibus pode ser maior.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transpores.
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Vamos ser onestos mesmo caindo a venda em 10% não vejo motivo para tristeza, porque ainda assim ainda vão fabricar muita carroceria, agora depois da copa de 2014, onde até lá acredito que havera muita procura por renovação de frotas, ai sim vai ser preocupante, acredito que a queda deva ser de uns 20 a 25 %, pois as empresas vão entrar na fase de recuperar o dinheiro investido.
talvez em 2013,q as empresas de onibus comprem os”Euro 5″.não acredito em Renovação de frota nesse ano de 2012 aqui em Recife.e nem nas montadoras.pois as mesmas estão abarrotadas de pedidos,justamente para fugir dos”Euro 5″.só em Maio e olhe lá,é q veremos os primeiros onibus,já com a nova legislação!